Escrito por: Marcelo Melo

Saiba qual é a validade IELTS para estudar no exterior.

Para você estudar fora do país é necessário comprovar a proficiência no idioma inglês. Os testes mais comuns para tal, …

Início » Blog IE Intercâmbio » Saiba qual é a validade IELTS para estudar no exterior.

Para você estudar fora do país é necessário comprovar a proficiência no idioma inglês. Os testes mais comuns para tal, são o TOEFL, o IELTS e as provas aplicadas pela Cambridge University. Confira a validade IELTS, TOEFL e Cambridge para cada exame.

Estes testes têm, basicamente, o mesmo formato e buscam avaliar a compreensão e a utilização do inglês pelo candidato. Oficialmente, as provas de Cambridge não têm prazo de validade determinado, com prazo igual, a validade IELTS e TOEFL é igual.

Geralmente, a validade IELTS (International English Language Testing System) é similar aos demais exames, ou seja, dois anos. E o exame é aceito em mais de 10.000 instituições, em 140 países.

Entretanto, no caso das provas da Cambridge University, que, teoricamente, não têm prazo de validade determinado, é importante ressaltar que algumas instituições podem não aceitar exames muito antigos. 

Nesse sentido, o mais adequado é sempre apresentar o mais recente, ou seja, com pelo menos dois anos desde a aplicação. Então, vamos te explicar o que é IELTS e a importância de se fazer o exame International English Language Testing System!


Por que fazer o IELTS?

Acima de tudo, para estudar numa universidade em um país onde o idioma oficial é o inglês, seja para uma Graduação, Especialização, Mestrado ou Doutorado.

Durante as aulas, você vai precisar interagir constante e intensamente com professores, alunos e demais membros da comunidade local. Entendendo e se fazendo entender de forma clara e adequada.

Além disso, todas as aulas são no idioma do destino, neste caso, o inglês. Assim como, todas as leituras de textos e apresentações de trabalhos escritos ou orais, também serão em inglês. Por isso, o estudante deve dominar o idioma.

E, como uma escola nos EUA pode saber se um candidato a uma vaga em algum curso conseguirá, efetivamente, acompanhar os estudos e concluir o curso? Se você respondeu que é através de uma prova, acertou!

Nesse sentido, o exame IELTS avalia as habilidades do estudante em escrever, ler, falar e compreender a língua inglesa, sua gramática e sua forma de utilização formal e informal.

Além disso, também devem apresentar o exame IELTS válido, aquelas pessoas que desejam ingressar numa vaga de empresa no exterior (de acordo com o regulamento da própria empresa) e as pessoas que vão migrar para outro país anglófono.

Assim, o exame pode ser de duas modalidades: 

  • Academic – para quem deseja estudar no exterior 
  • General Training – para quem quer estagiar ou trabalhar fora do país

Logo, vamos entender mais sobre o que é IELTS (International English Language Testing System) e como é na prática!

Conteúdo, duração, objetivo e validade IELTS

  • Objetivo: comprovar a proficiência no idioma inglês
  • Conteúdo dividido em 4 partes: listening, writing, speaking, reading
  • Duração: até 3 horas
  • Valor: pode variar entre R$800,00 e R$1.100,00, dependendo do lugar
  • Validade: 2 anos

Sem dúvida, é um exame bem completo e busca avaliar todas as áreas de aprendizagem do candidato. Sendo assim, é muito cansativo e, a melhor forma de se preparar é através de um curso preparatório no exterior.

Nós temos muitas opções de intercâmbios com cursos preparatórios no exterior que a IE Intercâmbio oferece para te ajudar a bombar no inglês e passar na universidade ou na vaga de emprego dos seus sonhos. 

Confira com nossos consultores e, não esqueça, fique de olho na validade IELTS para não perder tempo, nem dinheiro!!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário