Visto para Portugal: Estudos, Trabalho, Renda fixa e Muito Mais!

Compartilhe:

Portugal, sem dúvida, é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que querem morar no exterior e, para esse objetivo, normalmente é necessário o visto para Portugal.

Entretanto, você sabia que, para viagens mais curtas, o visto para Portugal não é necessário?

Pensando nessa questão, preparamos este artigo para deixar você por dentro de tudo sobre o visto para Portugal. Vem entender tudo!

Brasileiros precisam tirar visto para Portugal?

Em primeiro lugar, podemos dizer que a resposta para essa pergunta é: depende!

Como vimos mais acima, para viagens mais curtas, Portugal não exige visto. Desse modo, se você pretende ficar no país por um período de até 90 dias, o visto não será necessário.

Sendo assim, você pode turistar pelo país por aproximadamente 3 meses sem problema algum.

Agora, se você pretende ficar em Portugal por um período maior que 90 dias, vai ser preciso dar entrada no processo do visto.

Nesse sentido, seja lá qual for o motivo da sua viagem (estudar em Portugal, trabalhar ou curtir sua aposentadoria), Portugal vai exigir um visto para a sua permanência no país.

Entretanto, é importante lembrar que, para cada objetivo, existe um visto diferente. Quem irá fazer faculdade em Portugal não terá o mesmo visto de quem está indo apenas para trabalhar.

Para que você entenda melhor, vamos explicar mais abaixo como funciona cada tipo de visto para Portugal.

Quais são os principais tipos de visto para Portugal?

Morar em Portugal, assim como se mudar para qualquer outro lugar, requer bastante planejamento.

Sendo assim, para te ajudar nessa organização, vamos listar aqui abaixo os principais vistos e explicar cada um deles.

  1. Visto de estudante;
  2. Visto para trabalho;
  3. Visto de investidor;
  4. Visto para empresários;
  5. Visto para quem tem renda fixa

Visto de estudante

O visto de estudante, também chamado de visto D4, é o visto para quem irá estudar em Portugal, seja para uma graduação, pós graduação, mestrado ou doutorado.

Esse visto se aplica a quem irá estudar no país por mais de 1 ano.

A parte boa é que se você quiser trabalhar durante o visto D4 é possível. Basta solicitar uma autorização no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

Agora, se você pretende fazer um intercâmbio para estudar em Portugal em um curso com um período menor que esse, irá precisar do visto temporário de estudos.

Visto para trabalho

O visto de trabalho irá te permitir trabalhar em Portugal de forma legalizada.

Dessa forma, para que seu visto de trabalho seja aprovado, é necessário comprovar através de documentos que você realmente conseguiu uma vaga em uma empresa portuguesa.

É válido lembrar que, para trabalhar em Portugal, você pode procurar por vagas mesmo estando no Brasil.

Visto do investidor

O visto do investidor, também chamado de visto Gold ou Golden, vai te permitir morar em Portugal desde que você faça investimentos no país.

E que tipos de investimentos são esses?

  • Compra de imóveis;
  • Transferência de capital;
  • Empreendimento gerando 5 vagas de trabalho;
  • Investimento em fundos e capitais no país.

Visto para empresários

Se você tem a intenção de abrir um negócio em Portugal, então o visto para empresários, chamado de visto D2, é para você.

Para isso, é necessário comprovar que você tem capital financeiro suficiente e que sua empresa será relevante para o país.

Além disso, se você já tem uma empresa no Brasil, é possível estendê-la para Portugal aplicando o visto D2.

Visto para quem tem renda fixa

Se você tem uma renda fixa no Brasil, seja através de investimentos, aluguel de imóveis ou até mesmo é aposentado, você pode aplicar para o visto D7.

Aqui, é necessário apenas comprovar que você realmente tem uma renda fixa e tem condições suficientes para se sustentar em Portugal. Legal, não é?

A IE te ajuda a morar em Portugal!

Portugal, sem dúvida, é um destino incrível, cheio de beleza, qualidade de vida e segurança. Não é à toa que cada vez mais brasileiros querem morar em Portugal.

Dessa forma, seja lá em qual modalidade seu visto para Portugal se encaixa, a IE te ajuda com todo o processo. Entre em contato para saber mais e garanta o melhor planejamento para sua viagem!

Receba nossas novidades