Como funciona o intercâmbio e quais os tipos de programa disponíveis

Como funciona o intercâmbio e quais os tipos de programa disponíveis

Vontade e motivos não faltam para quem deseja fazer um intercâmbio, porém a dúvida que surge para muitos é sobre como funciona o intercâmbio, desde escolha de destino e programa a documentações necessárias nesse processo.

Nesse sentido, esse processo varia bastante de acordo com o perfil do intercambista, com os objetivos e as preferências dele em relação a viagem. Por isso, aqui você vai entender um pouco sobre como funciona o intercâmbio e quais os tipos de programa você encontra na IE.

Em outras palavras, entender como funciona o intercâmbio não é difícil, mas atente-se antes a questões de planejamento de tempo e dinheiro. Dependendo do tipo de intercâmbio que você optar por você, será necessário um maior investimento, por exemplo.

Por isso, durante esse processo é extremamente importante que você tenha contato direto com profissionais que estão aptos a te auxiliar. Especialistas que serão facilitadores nesse processo de escolha e também de dúvidas sobre como fazer um intercâmbio.

Além disso, se você é jovem, adolescente ou mesmo adulto, não se preocupe, a IE oferece opções de programa que são bastante democráticos e por isso englobam todo tipo de público. Você não tem porquê ficar de fora dessa experiência.

Para te ajudar, hoje nós vamos falar um pouquinho sobre os tipos de intercâmbio e sobre as diversas possibilidades que você pode se deparar ao optar por morar um tempo fora

 

Descubra quais as opções de intercâmbio e de destino que esperam por você:

 

Curso de Idioma

Como o próprio nome já diz, nessa modalidade de intercâmbio você vai cursar um idioma no exterior. Esse programa contempla estudantes desde o nível básico, intermediário, avançado ao fluente. 

Dessa forma, ao chegar na instituição de ensino o aluno é submetido a um teste de nivelamento e só a partir daí é encaminhado para uma turma com o mesmo nível dele.

A escolha do destino dependerá da escolha do idioma que pretende aprimorar. Aqui você pode optar por destinos como:

  • Canadá
  • Austrália
  • Reino Unido
  • Malta
  • Estados Unidos
  • Emirados Árabes
  • Nova Zelândia
  • Espanha

 

Além disso, as casa de família funcionam para estadias de um a três meses, o que em alguns países se restringe a um. As família que hospedam esses intercambistas recebem um auxílio e em troca oferecem um cômodo em boas condições.

 

Estudar e Trabalhar

Muitos desejam viver a experiência de trabalho no exterior e por isso acabam por optar pelo intercâmbio de estudo e trabalho, inclusive pelo fato de ter a possibilidade de reembolsar pelo menos uma parte de seu investimento com o intercâmbio.

É uma ótima oportunidade para quem já tem conhecimento maior da língua e por isso pode acabar se tornando fluente na mesma. Esse tipo de programa é realizado em países onde o governo concede a permissão temporária de trabalho para quem está estudando no país.

Alguns desses países são:

  • Austrália
  • Canadá
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Malta

 

Férias Teen

O intercâmbio de jovens e adolescente que possuem entre 14 e 17 anos. O programa de Férias Teen embarca nos meses de janeiro ou julho alunos, para o exterior, que desejam unir estudo e diversão.

Contato com outras culturas, passeios, jogos, contato com outros jovens fazem desse intercâmbio o queridinho dos jovens e o melhor é que ele é realizado no período de férias desses alunos para não comprometer suas atividades no Brasil.

Destinos como Canadá, Estados Unidos e Reino Unido recebem esses jovens através do Discover Vancouver, Phenomenal Soccer Camp e Explore UK, respectivamente. 

 

High School

O programa de ensino médio no exterior pode ter a duração do semestre acadêmico (5 meses) ou de ano acadêmico (10 meses) e você encontra destinos como Austrália, Nova Zelândia e Europa nessa lista.

É necessário ter entre 15 e 18 anos (não podendo completar 19 anos durante o intercâmbio), ter conhecimento do idioma em nível intermediário e boas notas na sua escola no Brasil. 

 

Universidade

Se você opta por uma modalidade de programa de Universidade, você tem opções como Graduação, Pós-graduação, MBA, Cursos de Extensão que envolvem diversas áreas, tais como Administração, Marketing, Engenharia, Contabilidade, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, entre outros.

Além das possibilidades de aprendizado, você se depara com desenvolvimento profissional e possibilidades de alavancar sua carreira. Motivos esses que despertam o interesse dos jovens que buscam por esse tipo de intercâmbio.

Saiba quais países estão esperando por você:

  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Reino Unido
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Holanda
  • Austrália

 

É necessário que você tenha um nível avançado do idioma. 

 

Em síntese, essas são algumas das opções de intercâmbio disponíveis para você na IE. Assim, fica mais fácil de compreender como fazer o intercâmbio e o que você precisa planejar antes de começar esse processo de fato. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *