Escrito por: Marcelo Melo

Curiosidades sobre Portugal: 11 coisas que você precisa saber

Portugal é um país pequeno. Mas as curiosidades sobre Portugal podem surpreender! Conheça neste artigo tudo sobre as curiosidades sobre Portugal!

Início » Blog IE Intercâmbio » Curiosidades sobre Portugal: 11 coisas que você precisa saber

Portugal é um país cheio de pontos turísticos, castelos e repleto de belezas naturais. Muitas das curiosidades sobre Portugal ainda são desconhecidas.

E por ter uma cultura completamente diferente da cultura brasileira, algumas curiosidades sobre Portugal podem surpreender.

Pensando nisso, separamos para você uma lista com 11 curiosidades sobre Portugal que você precisa saber antes de conhecer o país. Vamos lá?

Conhecendo Portugal

O país, que fica situado no oeste da Europa, é banhado pelo oceano Atlântico. Ele faz fronteira apenas com a Espanha. A sua capital é Lisboa, cidade que reúne quase um terço de toda a sua população.

Localizado na península Ibérica, o país conta com mais de 10 milhões de habitantes. E sendo uma das nações mais antigas da Europa, Portugal tornou-se um reinado em 1143.

Estando na Europa Ocidental, a sua extensão territorial é de 92.226 km². Com um clima mediterrâneo, o país apresenta 18 distritos e duas regiões autônomas.

Por possuir um IDH de 0,864 e uma boa qualidade de vida, o salário mínimo de Portugal condiz com o custo de vida no país. 

Curiosidades sobre Portugal

Portugal é rico em cultura e encanta em vários aspectos. Desde seus melhores pontos turísticos até mesmo a culinária.

Sendo assim, conheça algumas das principais curiosidades sobre Portugal:

  1. É um dos países mais antigos da Europa: Portugal teve suas fronteiras definidas por volta de 1139, o que o torna a mais antiga nação-estado dentre os países da União Europeia
  1. Possui a livraria mais antiga do mundo: a Livraria Bertrand do Chiado, localizada em Lisboa, Portugal é a livraria mais antiga do mundo, e está em atividade desde 1732. 
  1. Aborto legal: Desde 2007 o aborto é legalizado em Portugal. A interrupção da gravidez é feita no hospital público (Sistema Nacional de Saúde), totalmente de graça.
  1. O paraíso do Surf: Portugal possui uma costa de mais de 800 km e é conhecido por ter 364 dias propícios para praticar o surf e também possui a onda mais alta já surfada.
  1. Castelos Medievais: é muito comum encontrar castelos da Idade Média andando pelo país.
  1. Cortiças: As lojas mais turísticas de Portugal são cheias de acessórios, jogos americanos, porta copos, enfeites, sapatos e utensílios decorativos feitos com cortiça. Ele é o maior exportador de cortiça do mundo.
  1. A ponte mais comprida da Europa: A ponte Vasco da Gama, que fica em Lisboa, Portugal possui 17 km de extensão, o que a torna a mais comprida da Europa.
  1. Segurança em Portugal: o país é considerado o 4º país mais seguro do mundo e o 2º mais pacífico dentre os países da União Europeia
  1. O fado: esse é um ritmo musical originário de Portugal, sendo um dos marcos culturais do país
  1. O chá da tarde: ainda que conhecido por ser um hábito da Inglaterra, quem o introduziu na corte inglesa foi a rainha portuguesa Catarina de Bragança, casada com o Rei Dom Carlos II, ainda no século XVII.
  2. Existe uma lista de nomes permitidos no país ao registrar um bebê, não se pode colocar qualquer nome, ou “inventar” um nome como no Brasil. 

E aí, você sabia dessas curiosidades sobre Portugal?  E que tal conhecer essas curiosidades de perto? Não perca tempo e planeje com a gente hoje mesmo sua viagem para esse país extremamente cultural e histórico!