Escrito por: Marcelo Melo

Espaço Schengen: viaje sem visto por 26 países da Europa!

Uma das maiores vantagens de viajar a Europa é, sem dúvidas, a proximidade entre os países. Sendo possível visitar vários …

Início » Blog IE Intercâmbio » Espaço Schengen: viaje sem visto por 26 países da Europa!

Uma das maiores vantagens de viajar a Europa é, sem dúvidas, a proximidade entre os países. Sendo possível visitar vários países em uma única viagem. Outra grande vantagem que os turistas brasileiros encontram é não precisar aplicar para um visto de entrada, graças ao Espaço Schengen.

Mas, o que é, de fato, essa possibilidade única? O Espaço Schengen é um tratado assinado em 1985 na Europa que regula a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais entre seus 26 países membros.

Como você verá a seguir, o Brasil não é parte do Espaço Schengen. Afinal, como os brasileiros podem tirar benefício desse tratado?

 

Características do Espaço Schengen

Por conta do Tratado de Schengen, todos os cidadãos desses 26 países podem circular livremente entre todos eles, os passaportes não são verificados nas fronteiras.

Porém, não apenas os cidadãos podem se beneficiar disso, os turistas brasileiros também podem ter a chance de circularem pelo Espaço Schengen. Em outras palavras, o seu passaporte só é verificado quando você chega no seu primeiro destino.

E além disso, de acordo com o Parlamento Europeu, as vantagens ultrapassam a liberdade de circulação. Confira alguns pontos em comum:

  • Todos os países têm regras em comum quanto ao controle das fronteiras aéreas, marítimas e terrestres, além de controlarem juntos as fronteiras externas;
  • Os 26 países utilizam o Sistema de Informação Schengen (SIS), um sistema de inteligência que multiplica a segurança entre todas as nações envolvidas.


Países que fazem parte do Espaço Schengen

Confira a lista de todos os 26 países que fazem parte do tratado:

  1. Alemanha;
  2. Áustria;
  3. Bélgica;
  4. Dinamarca;
  5. Eslováquia;
  6. Eslovênia;
  7. Espanha;
  8. Estônia;
  9. Finlândia;
  10. França;
  11. Grécia;
  12. Hungria;
  13. Islândia;
  14. Itália;
  15. Letônia;
  16. Liechtenstein;
  17. Lituânia;
  18. Luxemburgo;
  19. Malta;
  20. Noruega;
  21. Países Baixos;
  22. Polônia;
  23. Portugal;
  24. República Checa;
  25. Suécia;
  26. Suíça.

Regras para entrar no Espaço Schengen

Os brasileiros podem circular livremente pelos 26 países do tratado por 90 dias a cada 180 dias. Prepare o mochilão;
É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de 3 meses após a data do seu retorno;
Um seguro-viagem é obrigatório;
Em breve, também será necessário contar com um ETIAS aprovado para entrar nos países-membros do Espaço Schengen com finalidade de turismo, negócios ou trânsito.

Viaje pela Europa com a IE!

Estudar no exterior é único, e ter a possibilidade de conhecer diversos países vizinhos é uma oportunidade maravilhosa. Quer ter a possibilidade de transitar pelos países maravilhosos do Espaço Schengen em um mochilão ou intercâmbio na Europa? Entre em contato e aproveite as nossas oportunidades!


fale com o especialista

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário