Escrito por: Marcelo Melo

Horário na Inglaterra: Conheça o fuso horário da Inglaterra!

Descubra neste artigo como funciona o fuso horário na Inglaterra! Conheça a diferença entre a hora na Inglaterra e no Brasil, e mais informações!

Início » Blog IE Intercâmbio » Horário na Inglaterra: Conheça o fuso horário da Inglaterra!

Conhecer o fuso horário na Inglaterra é um dos primeiros passos para começar a planejar a sua viagem para as terras britânicas, seja para turismo ou intercâmbio na Inglaterra.

Além disso, o horário na Inglaterra não é tão diferente assim do que estamos habituados, o que torna bem mais fácil a adaptação.

E por isso, criamos este artigo para você ficar por dentro do horário na Inglaterra, conhecer a diferença do fuso horário com o Brasil e mais algumas informações. Vamos lá?

Afinal, qual é o fuso horário na Inglaterra?

Primeiramente, a hora na Inglaterra tem apenas um fuso, e relacionado ao horário de Brasília, fica apenas 3 horas à frente.

Isso quer dizer que, enquanto no Brasil são 14h, em Londres, a capital da Inglaterra, já são 17h, que é a cidade que usamos como referência para a hora na Inglaterra.  

Além disso, um ponto interessante são as estações do ano na Inglaterra, que são opostas às do Brasil, ficando da seguinte maneira:

  • Dezembro até março: Inverno (Inglaterra), Verão (Brasil);
  • Março até junho: Primavera (Inglaterra), Outono (Brasil);
  • Junho até setembro: Verão (Inglaterra), Inverno (Brasil);
  • Setembro até dezembro: Outono (Inglaterra), Primavera (Brasil).

Horário de verão britânico

Em primeiro lugar, o horário de verão da Inglaterra entra em vigor do último domingo de março, e vai até o último domingo de outubro, com dias mais longos e claros!

E durante o horário de verão na Inglaterra é adicionado uma hora ao cálculo, e a partir daí a diferença em relação com Brasília fica em 4h, invés de 3h.

Dessa forma, o sol nasce na Inglaterra por volta de 5 horas da manhã, e se põe em torno das 20 horas da noite durante o verão.

Entenda o fuso horário de Londres a partir de Greenwich

O distrito de Greenwich é um bairro da cidade de Londres na Inglaterra, que é onde o Meridiano de Greenwich está localizado.

E chamado por muitos de meridiano inicial, a linha de Greenwich é usada como referência para dividir a terra entre os hemisférios ocidental e oriental, uma vez que a marca da posição de longitude é 0°.

E para você entender como funciona o horário na Inglaterra, e do mundo inteiro a partir de Greenwich, confira:

  • Partindo da linha, cada fuso horário é correspondido por uma faixa de 15° de longitude, a partir do parâmetro da hora de Greenwich que é apresentado pelas letras “GTM”;
  • Os países localizados à direita de Greenwich possuem 3 horas a menos, e os situados à esquerda, 3 horas a mais, como o horário em Londres.
  • Obedecendo ao movimento da terra em relação ao sol, a terra gira do leste para o oeste, e é por isso que países que ficam na mesma latitude, possuem o mesmo horário;
  • O meridiano possui também, um anti-meridiano, que é uma linha imaginária oposta, ficando em 180°;
  • Chamada de linha internacional de mudança de data, ela atravessa o Oceano Pacifico;
  • Caso cruze de leste a oeste, é necessário atrasar um dia no calendário, ao contrário, deve aumentar um dia.

Conheça o horário na Inglaterra de pertinho com a IE

Entender como funciona o horário em Londres, na Inglaterra, não é tão difícil ou diferente assim, não é?

Então, agora que você já sabe como é o horário na Inglaterra, que tal planejar o seu intercâmbio na Inglaterra? Fale com um de nossos especialistas para conhecer nossos programas e voe rumo aos seus grandes sonhos! 

Fale com nossos especialistas via Whatsapp