Escrito por: Marcelo Melo

Intercâmbio na Coreia do Sul: Estude Coreano na terra do K-pop

A Coreia do Sul vem conquistando espaço no cenário da educação internacional. A cada dia, mais e mais estudantes querem …

Início » Blog IE Intercâmbio » Intercâmbio na Coreia do Sul: Estude Coreano na terra do K-pop

A Coreia do Sul vem conquistando espaço no cenário da educação internacional. A cada dia, mais e mais estudantes querem fazer um intercâmbio na Coreia do Sul. Você é um deles?

No artigo a seguir, vamos mostrar características marcantes da história e cultura, além de informações super importantes para você planejar o seu intercâmbio na Coreia do Sul. Está animado?

O intercâmbio na Coreia do Sul é a oportunidade perfeita de combinar o aprendizado do idioma com viagem. Desse modo, você explora a rica cultura coreana enquanto vive uma rica experiência internacional, tão valorizada nos dias de hoje! Partiu?

Conhecendo a Coreia do Sul

A Coreia do Sul é um país da Ásia Oriental, localizado na parte sul da Península da Coreia. Sua única fronteira terrestre é a Coreia do Norte.

A Coreia do Sul é um dos maiores símbolos de resiliência dos tempos modernos. O evento histórico mais marcante foi a Guerra da Coreia (1948) que traçou destinos bem diferentes para o país. De um lado, a Coreia do Norte fechou-se no regime comunista e totalitarista. E de outro lado, o estabelecimento da República da Coreia, notadamente capitalista.

Desde então, a Coreia do Sul alcançou um rápido crescimento econômico e investiu no desenvolvimento tecnológico, sendo a sede de empresas como Samsung e Hyundai.

Fazer um intercâmbio na Coreia do Sul é a oportunidade de explorar este país desenvolvido, conectado, e com uma qualidade de vida bastante elevada. A economia é a quarta maior da Ásia e a décima maior do mundo.

Quer saber mais sobre este país asiático super moderno? Fica com a gente.


Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

Fatos sobre a Coreia do Sul:

  • Capital: Seoul
  • População: 51.7 milhões de habitantes (2021)
  • Idioma: Coreano. Embora o inglês seja amplamente ensinado desde a educação infantil.
  • Religião: Protestante (19.7%), Budista (15.5%), Católico (7.9%), nenhum (56.9%) (2015)
  • Expectativa de vida: 77 anos (homens), 84 years (mulheres)
  • Moeda: Won
  • PIB: US$ 1,586,786 (2020)
  • Bandeira:

aprender coreano

Cultura da Coreia do Sul: Curiosidades e tradições

A cultura sul-coreana é muito rica. Podemos afirmar, inclusive, que você já conhecia alguns itens abaixo, sem saber que eram tipicamente coreano.

  • O cinema sul-coreano tem sido aclamado pela crítica internacional. Em 2020, o filme Parasita ganhou o grande Oscar de melhor filme, sendo o primeiro filme de língua estrangeira a receber o título na história do prêmio.
  • Taekwondo é uma arte marcial amplamente disseminada no mundo de origem coreana. A luta é marcada por golpes rápidos e grande destreza nos pés e mãos como forma de autodefesa.
  • A culinária da Coreia do Sul é muito rica. O prato típico mais famoso é o Kimchi, uma mistura de acelga, pasta de pimenta, gengibre, alho e outros condimentos. É muito comum os restaurantes servirem diversos acompanhamentos, todos servidos em pequenas tigelas.

cultura coreana

  • Outro prato que promete fazer muito sucesso entre os brasileiros é o churrasco coreano (korean BBQ). A carne é entregue crua e em cortes finos e pequenos. Uma chapa quente é posta do meio da mesa e você mesmo prepara a sua carne, escolhendo o ponto da carne preferido. Demais, não?
  • O país é referência em sustentabilidade. A Ilha Jeju, funciona 100% a base de energia limpa. Além dela, a cidade de Songdo foi recentemente projetada para ser a mais sustentável do mundo. Songdo emite um terço de CO2 quando comparada a qualquer outra cidade de mesmo tamanho.
  • Os sul-coreanos amam fazer compras. O país tem os maiores shoppings do mundo e as lojas ficam abertas até às 4h da manhã. E os restaurantes, bares e cafés também fecham mais tarde, por volta das 23h.
  • O país possui a internet mais rápida do mundo, 10 vezes superior à internet dos Estados Unidos.

Ficou curioso para conhecer? Navegue pelo mapa:

Outro aspecto da cultura coreana muito relevante entre os jovens é o K-pop. Confira a seguir:

O fenômeno K-pop

kpop

K-pop é a abreviação para Korean Pop. O estilo musical nasceu ainda nos anos 90. No entanto, foi só com Oppa Gangnam Style, lançado pelo artista PSY em 2012, que o mundo teve a verdadeira amostra do poder do k-pop.

Desde então, muita coisa mudou. O investimento na indústria musical e o descobrimento de novos artistas impulsionado pelos show de talentos, representam um mercado competitivo que lança mais de 100 novos artistas por ano.

Atualmente, a onda K-pop injeta US $70 bilhões ao ano na economia coreana, de acordo com a BBC News. É poder que fala?

Visando o mercado internacional, muitas bandas K-pop lançaram versões das suas músicas em inglês, ou uma mistura do coreano com o inglês.

Fãs do mundo inteiro querem saber o que seus ídolos comem, vestem, quem namoram, seus hobbies, etc. Conheça mais sobre os atuais queridinhos do pop.

Confira 6 músicas K-pop super populares no YouTube:

  1. Dynamite – BTS
  2. Ddu-du Ddu-du – Blackpink.
  3. Love Shot – EXO
  4. How You Like that – Blackpink
  5. Mr. Simple – Super Junior
  6. More & More – Twice

 

Estude coreano na Coreia do Sul

A cultura coreana é realmente encantadora. Com tantos atributos, fica fácil entender porque tantas pessoas se interessam em aprender coreano. E por falar nisso, educação é assunto sério no país, que é referência em educação de qualidade.

Do mesmo modo, a IE Intercâmbio tem parceria com prestigiadas instituições de ensino, que oferecem aulas de coreano para todos os níveis – do básico ao avançado.

Os professores altamente qualificados e experientes estão lá para garantir aprendizado rápido e intenso, enquanto nossa equipe amigável e acessível está sempre disponível para oferecer suporte dentro e fora da escola.

Confira as opções de curso:

  • Coreano geral (todos os níveis)
  • Intensivo, semi-intensivo ou de final de semana
  • University Pathway
  • Junior Program
  • Preparatório para exame de proficiência (Topik)
  • Aulas privadas (1:1 Lessons)
  • Programas corporativos

O país é super moderno e as instalações da escola não poderiam ser diferentes. Você pode aprender coreano em duas cidades: Seoul e Busan.

Ambas localizações são centrais, perto de centros comerciais, restaurantes e do transporte público. Que por falar nisso, são excepcionais!

Inclusive, brasileiros que desejam fazer um intercâmbio na Coreia do Sul com até 3 meses de duração, não precisam de emissão de visto. Uma facilidade, não é mesmo?

A maior parte dos estudantes que escolhem esse destino tem o foco em aprender coreano. Logo, dependendo da sua relação e habilidade com o idioma, você acaba tendo que ficar por um período maior, vai depender de quais são seus objetivos também.

Assim, o curso abrange áreas como: fala, escrita, gramática e audição. As aulas são focadas nessas quatro habilidades e o foco não deixa de ser na prática diária do idioma.

Além disso, o fato de você estudar em um país que tem o idioma como língua oficial, é muito mais fácil no sentido de aprendizado.

 

Educação combinada com diversão!

aulas de coreano

A escola combina atividades dentro e fora da sala de aula. As excursões em grupo são uma ótima oportunidade de fazer amizades e aprender mais sobre a cultura coreana.

As atividades extraclasse podem ser simples e gratuitas, como um workshop de como preparar um Hoddeok (prato típico local), até excursão para assistir um show de K-pop.

Todos são opcionais, mas a diversão é garantida 🙂

Pacotes completos para sua comodidade!

O intercâmbio na Coreia do Sul é super flexível, podendo se acomodar perfeitamente a sua necessidade. Você só tem as férias do trabalho ou da escola? Não tem problema! Tirou um ano sabático? Ficaremos felizes em fazer parte dele.

Nossos pacotes de intercâmbio são completos e incluem:

  • Aulas de coreano
  • Acomodação
  • Passagem aérea
  • Seguro saúde
  • Cartão multimoeda
  • Orientação pré-embarque
  • Suporte personalizado
  • Entre outros, fale com um consultor!

 

E por falar em acomodação: você pode escolher pelas opções: acomodação estudantil em quarto compartilhado, casa de família ou, até mesmo, um mini studio, para quem quer mais privacidade.

Todos esses serviços são providenciados ainda no Brasil. Então, não esquente a cabeça e deixe a IE cuidar do seu intercâmbio!

Intercâmbio na Coreia do Sul é com a IE

estudar na coreia do sul

Em resumo, a Coreia do Sul possui um desenvolvimento econômico sustentável e é um país tecnologicamente muito avançado. Tudo isso sem perder suas tradições. É por essas razões que o país é o destino certo de muitos estudantes.

Enfim, é um processo intensivo de ensino, focado no desenvolvimento do idioma. Por isso, encare essa experiência como uma mudança, mesmo que temporária, de vida. Sair da zona de conforto é uma experiência marcante e inesquecível.

Definitivamente, você deve ter se interessado em estudar na Coreia do Sul ou mesmo ficado curioso para saber como é viver essa experiência nesse destino.

Mais do que uma viagem para aprender coreano, você faz novas amizades, expande sua visão de mundo e desenvolve-se pessoalmente.

Por isso, se você deseja saber mais sobre esse destino, conte com nossos especialistas em intercâmbio na Coreia do Sul para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato!


fale com o especialista

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário