Morar em Dubai tem atraído brasileiros que buscam oportunidades de crescer profissionalmente no exterior. Um dos motivos que explicam é o fato desse destino já ter sido o 3ª mais seguro do mundo para mulheres que viajam sozinhas.
E mais, Dubai oferece um mercado de trabalho dinâmico, com salários médios mais altos do que os praticados no Brasil. Com isso, o intercambista consegue melhorar o planejamento financeiro, guardar dinheiro e ainda aumentar as oportunidades profissionais e pessoais.
Além da remuneração atrativa, Dubai tem infraestrutura moderna, diversidade cultural e estilo de vida mais seguro e organizado.
Mas a decisão de morar fora deve ir além dos números e envolver o alinhamento com seus objetivos profissionais e pessoais. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Continue a leitura sobre morar em Dubai e fique por dentro!
- O que um brasileiro precisa para morar em Dubai?
- É difícil morar em Dubai?
O que um brasileiro precisa para morar em Dubai?

Para morar em Dubai legalmente, é necessário ter um visto válido, que pode ser de trabalho, estudo ou dependente. Cada tipo de visto possui requisitos específicos, e entender essas exigências é o primeiro passo para planejar sua mudança com segurança.
Visto de estudante
O visto de estudante é indicado para quem deseja fazer um curso ou graduação nos Emirados Árabes Unidos. Ele tem validade de até 1 ano, com possibilidade de renovação.
Este tipo de visto permite solicitar autorização para trabalhar legalmente, desde que o curso tenha mais de 3 meses de duração.
Visto de trabalho
Já o visto de trabalho é necessário para quem já tem uma proposta de emprego formal em Dubai. Isso porque, o processo de emissão é facilitado quando a contratação já foi acordada antes da chegada.
O empregador é responsável por fornecer a “offer letter”, registrada no Ministério do Trabalho dos Emirados. O visto de trabalho em Dubai também pode representar uma etapa estratégica na carreira internacional.
Isto é, após acumular experiência no destino, alguns profissionais aproveitam a posição geográfica e as conexões estabelecidas para migrar futuramente para países com programas de residência permanente.
Documentos e exigências legais
Quais são os documentos e as exigências legais para morar em Dubai?
Ter um sponsor (patrocinador legal)
Toda pessoa que pretende morar ou trabalhar em Dubai precisa de um responsável legal, que pode ser a empresa contratante ou a instituição de ensino.
Contrato registrado e detalhado
A offer letter deve conter todas as condições de trabalho, como salário, horário, benefícios e duração do contrato. É necessário revisar tudo com atenção, pois não é possível alterar o contrato depois da assinatura.
Exames médicos obrigatórios
Todos os estrangeiros que chegam em Dubai para trabalhar precisam passar por exames médicos em clínicas autorizadas.
Afinal, a presença de doenças como HIV, hepatite, tuberculose, sífilis ou hanseníase pode levar à recusa do visto e à deportação imediata.
É difícil morar em Dubai?
Não é difícil morar em Dubai, especialmente para quem vem com propósito educacional. Isso porque, essa metrópole tem adotado medidas para atrair estudantes estrangeiros com foco em formação de qualidade, flexibilidade financeira e oportunidades de trabalho. Confira!
Entrada facilitada no ensino superior
Estudantes brasileiros conseguem iniciar cursos universitários em Dubai com apenas cerca de 30% do valor. O restante pode ser parcelado após a chegada. Além disso, os cursos têm carga horária ajustável:
- programas de 1 ano (como o Foundation, que consiste em uma preparação para a vida universitária) são mais intensivos;
- cursos de 2 anos (como Higher National Diploma – HNDs em áreas como Business, Cybersecurity e AI) têm carga menor, permitindo mais tempo para trabalhar.
Empregabilidade durante os estudos
O visto de estudante em Dubai possibilita que você trabalhe formalmente após a emissão do Emirates ID, entre 6 e 8 semanas depois da chegada. Esse documento é obrigatório para todos que moram nos Emirados Árabes Unidos.
E ainda, universidades como Global Business Studies – GBS oferecem sessões de empregabilidade, ajudam com currículos, entrevistas e atraem empresas interessadas em contratar estudantes internacionais.
Quer dizer, a GBS faz parte do grupo Global Education (Gedu), presente em países como Reino Unido, Espanha, França, Estados Unidos, Alemanha, Austrália, entre outros. Isso amplia o valor do diploma e facilita a mobilidade profissional internacional, que conecta estudantes a oportunidades em diferentes partes do mundo.
Rendimento relativamente alto
Até porque, a estimativa é que você ganha entre 1 mil USD a 3 mil USD por mês. E sabe o que é melhor? Com a evolução do idioma e a adaptação ao ambiente de trabalho, aumentam as chances de você conseguir vagas melhores, com remuneração mais alta.
Ou seja, com dedicação aos estudos, ao idioma e à rede de contatos, é possível bancar o custo de vida em Dubai e ainda economizar.
Inglês flexível
Você não precisa ser fluente no idioma desde o início, mas a ideia é chegar com pelo menos um nível intermediário e evoluir rapidamente durante a experiência. Inclusive, a English Path Dubai, oferece programas voltados para estudantes estrangeiros.
Essa é uma escola de inglês localizada no campus universitário da GBS. Então, por exemplo, o seu inglês é muito básico? Nesse caso, antes de entrar em uma universidade, é possível estudar na English Path Dubai e aprimorar.
Faça intercâmbio em Dubai com a IE
Com qualidade de vida elevada, oportunidades profissionais, incentivo à formação acadêmica e estrutura moderna, morar em Dubai pode ser uma decisão estratégica para crescer profissionalmente. Então, se você quer estudar, trabalhar e viver em Dubai com suporte especializado, conte com a IE Intercâmbio. Nossa equipe está pronta para te ajudar a escolher o melhor curso, entender os vistos e organizar sua mudança com segurança. Fale com um consultor IE e descubra como começar a sua jornada para Dubai!




