Escrito por: Marcelo Melo

Morar em Dubai – 5 coisas que você precisa saber sobre o destino

Se você tem interesse em fazer intercâmbio nos Emirados Árabes, precisa ficar aqui com a gente. Hoje, o assunto é …

Início » Blog IE Intercâmbio » Morar em Dubai – 5 coisas que você precisa saber sobre o destino

Se você tem interesse em fazer intercâmbio nos Emirados Árabes, precisa ficar aqui com a gente. Hoje, o assunto é sobre morar em Dubai, uma das principais cidades do país. São diversos os emirados que fazem parte da nação, mas você vai se encantar com a cidade.

Uma das oportunidades para você morar em Dubai é viver a experiência de estudar e trabalhar na cidade. Claro que, se você optar por somente estudar, também é possível. Mas, isso vai depender de alguns fatores e requisitos.

Nesse sentido, para trabalhar nos Emirados, você precisa estar matriculado em um curso com duração superior a três meses. O mercado de trabalho por lá é bem vasto e, por isso, as opções cobrem muitas necessidades diferentes.

Além disso, comparado com o salário do Brasil, o salário em Dubai é bem mais elevado. Por isso, morar em Dubai é uma consequência que pode ser bastante benéfica para a sua carreira, tanto no sentido educacional quanto no profissional.

Óbvio que não é só a questão econômica que influencia (apesar de ser um grande fator), os seus interesses precisam ser levados em consideração. Em outras palavras, antes de optar por um determinado destino, identifique quais os seus objetivos e preferências.

Assim, fica mais fácil escolher um programa, um destino e uma duração de intercâmbio. No geral, as experiências de vida em Dubai dos intercambistas são muito boas. No entanto, a decisão de um programa que cubra suas exigências impacta nessa decisão.

Logo, agora que você já sabe das opções que Dubai te oferecem, a gente precisa compartilhar algumas coisas que você precisa saber sobre o destino. Mas, antes disso, que tal conferir uma lista de lugares para conhecer por lá?

  • Mercado de Ouro
  • Safari e jantar no deserto
  • Burj Khalifa
  • Dubai Mall
  • Mercado de especiarias


Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

5 coisas que você precisa saber sobre morar em Dubai

Custo de itens essenciais

O custo de vida é um fator de extrema importância para quem vai viajar para o exterior. Por isso, separamos os valores de alguns itens para você ter uma base de como funciona o consumo de alguns produtos.

Segue abaixo alguns itens e seus respectivos valores, mas fique atento, eles podem, naturalmente, mudar de acordo com a temporada:

  • 1 litro de leite – AED 6,00
  • ½ kg de peito de frango – AED 17,00
  • 500g de queijo – AED 26,00
  • 1 kg de batata – AED 4,33
  • Transporte público (mensal) – AED 295,00
  • Almoço básico com bebida no centro da cidade – AED 49,90
  • 12 ovos – AED 14,00
  • Ingressos para cinema – AED 40,00
  • Combo no Mc Donalds – AED 20,00
  • Aluguel de quarto para uma pessoa (com divisão de áreas comuns) – AED 4.000,00 a AED 5.000,00
  • Aluguel de quarto para duas pessoas (com divisão de áreas comuns) – AED 2.000,00 a AED 2.500,00 por pessoa

Hábitos de vestimentas

Por questões religiosas, os hábitos de vestimenta assumem um papel muito importante na sociedade. Normalmente, o tórax e os ombros precisam estar cobertos e as saias e shorts precisam estar à altura do joelho, no mínimo. As mulheres usam uma vestimenta tradicional, chamada abaya.

Apesar dos homens não possuírem muitas restrições, em alguns lugares não é permitido usar chinelo e bermudas. Porém, Dubai é uma cidade mais diversificada, então é comum ver algumas pessoas mais ousadas, digamos assim.

Ramadã

Essa é, na verdade, uma época do ano em que os mulçumanos fazem a prática do jejum religioso. Acontece no nono mês do calendário islâmico, é um dia de reflexão espitirual, rezas, boas ações e caridade. O jejum, nesta data, acontece no momento entre o nascer e o pôr do sol.

Nesse sentido, esse tipo de jejum envolve diversas questões, desde a ausência de bebida, comida ou mesmo relações sexuais. Existe um respeito gigantesco em relação a data e isso é muito levado em consideração.

Ambiente multicultural

A população de Dubai é formada, em boa parte, por estrangeiros. Arriscariamos dizer que 80% da população que reside lá não é nativo. Isso acontece porque a nação recebe muitas pessoas anualmente. E, além disso, são pessoas de todos os lugares do mundo.

Um fato que inclusive embasa bastante essa questão, é o fato do idioma oficial ser o árabe, mas o que é falado em constância é o inglês. Os comerciantes, os baristas, feirantes, taxistas, enfim, a maioria das pessoas se comunicam com o idioma que não é o oficial.

Tem coisas, inclusive, que somente são vistas em inglês. Por isso, não tenha receio de não saber falar o idioma local, caso você tenha habilidades com o inglês, é possível sobreviver.

Qualidade de vida e segurança

Morar em Dubai é viver, na maioria das vezes, em uma eterna sensação de segurança. Dubai é uma cidade muito segura e apesar das pessoas tomarem seus devidos cuidados, é quase raro ver alguma situação perigosa ou criminosa por perto.

O cuidado é tomado por precaução, mas quem vive em algumas cidades específicas do Brasil e vai morar nesse destino, pode até se assustar. Porém, lembre-se, não estamos lhe dizendo que nada acontece, mas sim que não é comum.

Logo, é claro que isso impacta também na qualidade de vida, já que o ponto em questão é resultado de fatores como segurança, infraestrutura, diversidade e afins. Alguns em mais evidência do que outros, mas são pontos de extrema importância no momento de decisão, né?

Por fim, algumas características sobre morar em Dubai foram reveladas. Agora é o seu momento de decidir qual o destino e programa ideal para o seu intercâmbio no exterior. Ou seja, é chegada a hora de bater um papo com um de nossos consultores e tirar todas as dúvidas pertinentes à sua viagem.

Assim, comece a planejar o seu programa, de estudo e/ou trabalho para construir sua independência, tanto no exterior quanto no Brasil. Viaje com a IE e explore as melhores opções para uma experiência incrível, no âmbito pessoal e profissional.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário