O que é jet lag: conheça os sintomas, dicas para se recuperar e muito mais

Compartilhe:

Saber o que é jet lag pode ser uma curiosidade, mas para muitos, ele se trata de um fenômeno especialmente para quem percorre longas distâncias de avião.

E se você é um viajante ou se você está se preparando para um intercâmbio no exterior, por exemplo, pode ser importante entender sobre o que é jet lag.

Mas não se preocupe, essa sensação é bem comum, sendo assim, continue com a leitura para descobrir mais sobre o que é jet lag, os sintomas do jet lag e como é possível superá-lo

O que é jet lag?

Jet lag é uma sensação temporária que afeta pessoas que viajam rapidamente através de vários fusos horários.

Sendo assim, alunos de intercâmbio podem sentir esse impacto de fuso horário, primeiramente porque o intercambista vai para um país com um fuso horário bem diferente

Em segundo lugar,  porque durante o intercâmbio o aluno tem oportunidades de conhecer vários países, passando por fusos horários diferentes.

Essa condição temporária causa descompasso entre o relógio interno do corpo, conhecido como ritmo circadiano, e o novo horário local. 

Esse desalinhamento pode resultar nos famosos sintomas do jet lag, como:

  • Cansaço excessivo;
  • Problemas de sono;
  • Dificuldade de concentração;
  • Ligeiras perdas de memória;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Diminuição do estado de alerta;
  • Dor no corpo;
  • Variação de humor.

O ritmo circadiano é um ciclo biológico de aproximadamente 24 horas que regula várias funções do corpo, incluindo o sono, a temperatura corporal e a produção de hormônios. 

Quando ocorre uma viagem para um fuso horário diferente, o corpo ainda opera no horário “antigo”, enquanto o ambiente externo segue um horário “novo”. 

Isso pode perturbar o ciclo de sono-vigília e outros ritmos biológicos, levando à dificuldade de entender como recuperar o jet lag.

Quanto tempo demora para o jet lag passar?

O tempo necessário para a recuperação do jet lag pode variar significativamente de pessoa para pessoa.

Sendo assim, depende de vários fatores, como a quantidade de fusos horários cruzados, a direção da viagem (leste ou oeste), a idade do viajante e a saúde geral. 

Em geral, o corpo pode ajustar-se aproximadamente a um fuso horário por dia. Portanto, se você atravessar cinco fusos horários, pode levar cerca de cinco dias para se recuperar completamente.

Viajar para o leste geralmente causa mais dificuldades do que viajar para o oeste porque requer que você “adiante” seu relógio interno, o que é mais desafiador do que “atrasá-lo”. 

Além disso, pessoas mais jovens tendem a se ajustar mais rapidamente do que as mais velhas.

Mas isso não significa que pessoas mais velhas não possam viajar ou fazer um intercâmbio, inclusive existem programas de intercâmbio para adultos.

Como se recuperar do jet lag?

Agora que você já sabe o que é jet lag e seus sintomas, saiba que algumas estratégias podem ser adotadas, como:

  • Ajustar aos poucos o horário de sono antes da viagem;
  • Manter-se hidratado;
  • Evitar o consumo excessivo de cafeína e álcool;
  • Tentar se expor à luz natural no destino para ajudar a redefinir o relógio interno. 

É importante notar que o jet lag é uma resposta natural do corpo à mudança rápida de ambiente e geralmente se resolve dentro de alguns dias, à medida que o corpo se adapta ao novo horário.

7

Planeje sua viagem com a IE

Com algumas mudanças de hábitos, é possível reduzir os efeitos e aproveitar sua viagem.

E mesmo sabendo o que é jet lag e seus sintomas, é preciso entender que ele faz parte da rotina de viajantes que decidem conhecer longas distâncias. Ficou com dúvidas? Fale com um de nossos especialistas!

Receba nossas novidades