Escrito por: Marcelo Melo

Horário na Austrália: Conheça o fuso horário australiano!

Conheça o horário na Austrália, um dos destinos preferidos dos viajantes! Entenda como funciona a diferença do fuso horário na Austrália e Brasil!

Início » Blog IE Intercâmbio » Horário na Austrália: Conheça o fuso horário australiano!

A Austrália é um dos destinos preferidos quando o assunto é intercâmbio, e uma das grandes curiosidades dos viajantes é saber a diferença do fuso horário na Austrália. 

Isso porque, a Austrália fica localizada em uma região do Meridiano de Greenwich, diferente do Brasil, por isso, o horário na Austrália alcança uma diferença comparada ao fuso horário brasileiro. 

Por isso, criamos este artigo para você ficar por dentro do horário na Austrália e sua diferença com o Brasil. Vamos lá?

Como é o horário na Austrália?

Primeiramente, o horário na Austrália pode variar em 13 horas comparado com o horário de Brasília, que é a referência para o Brasil.

Portanto, assim como o Brasil utiliza 4 horários diferentes, que são o de Fernando de Noronha, Brasília, Acre, e Amazônia, o fuso horário na Austrália também é dividido em 3 principais áreas:

  • Horário padrão da Austrália Ocidental;
  • Horário central Australiano;
  • Horário padrão da Austrália Oriental.

Dessa forma, de acordo com o horário na Austrália Ocidental a diferença em relação ao Brasil é de mais de 11 horas.

E com o horário central australiano, a diferença passa a ser de aproximadamente 12h e 30min, e o horário padrão da Austrália oriental pode chegar a 13 horas! 

Por exemplo, o horário em Brisbane, que é uma das principais cidades para intercâmbio com opção de trabalho e estudo, é de mais de 13 horas em relação a Brasília.

O que causa a diferença de horário entre Brasil e Austrália? 

Como falamos anteriormente, pelo fato da Austrália estar no Meridiano de Greenwich, ocorre a diferença de horário com outros países, como o Brasil. 

Sendo assim, Greenwich é uma cidade inglesa que foi considerada como hora zero, referência para o mundo, recebendo o nome de Meridiano de Greenwich 

Dessa maneira, é como se houvesse uma linha vertical imaginária, fazendo com que os países do lado direito quanto mais longe da linha, mais horas são somadas.

Da mesma forma, os países à esquerda do meridiano, subtraem-se as horas.

Viva a experiência de um intercâmbio na Austrália com a IE!

E para você entender melhor a diferença do fuso horário na Austrália e Brasil, veja alguns exemplos de diferença da hora na Austrália em quatro cidades australianas famosas quando comparadas com o horário de Brasília:

  • Sydney: +13 horas (GMT 10:00);
  • Perth: +11 horas (GMT 08:00);
  • Melbourne: +13 horas (GMT 10:00);
  • Adelaide: +12 horas e meia (GMT 09:30)

Portanto, a sigla GMT significa Greenwich Mean Time, ou Tempo Médio de Greenwich.

6 motivos para estudar na Austrália

Considerado um lugar incrível por todos que já fizeram intercâmbio na Austrália, existem também muitas opções de esportes e instituições de ensino reconhecidas pelo mundo.

Além disso, a Austrália é capaz de atender todos os gostos com diversos lugares, como a cidade de Melbourne que já foi eleita várias vezes como uma das melhores cidades para viver.

Mas existem outros motivos para fazer intercâmbio na Austrália, e eles são:

  1. A adaptação é fácil;
  2. É possível trabalhar e estudar;
  3. Diversidade cultural enorme;
  4. Diversidade gastronômica;
  5. Qualidade de vida;
  6. Muitos lugares incríveis para visitar.

Saiba mais sobre o horário na Austrália com a IE

A hora na Austrália é um mero detalhe quando o assunto é intercâmbio nas cidades australianas, afinal, apesar da diferença de horário, a adaptação normalmente ocorre em alguns dias. 

E agora que você já conhece mais sobre o horário na Austrália, entre em contato e conheça mais sobre nossos programas de intercâmbio e voe rumo aos seus sonhos!