Escrito por: Marcelo Melo

Cidades australianas: saiba quais são as TOP 8 para intercâmbio

Conheça as cidades australianas perfeitas para o seu intercâmbio na Austrália. Selecionamos 8 dentre as 20 maiores cidades da Austrália.

Início » Blog IE Intercâmbio » Cidades australianas: saiba quais são as TOP 8 para intercâmbio

Antes de tudo, saiba que a terra dos cangurus é um destino muito desejado pelos brasileiros na atualidade. Por isso, hoje vamos apresentar para você as 20 maiores cidades australianas.

Dentre elas, sem dúvida, vamos selecionar as 8 melhores cidades australianas para o seu intercâmbio na Austrália.

Afinal, algumas cidades australianas estão na lista das 10 melhores do mundo em termos de qualidade de vida.

Também vamos contar para você sobre a população da Austrália e outras informações importantes do maior país da Oceania.

Cidades australianas: conheça mais sobre a população da Austrália

Estudar na Austrália é uma realidade cada vez mais recorrente, não só na vida dos brasileiros, mas de estudantes do mundo todo.

Então, as cidades australianas são as primeiras opções para estudantes estrangeiros por vários motivos, e os principais são: segurança, educação, respeito à diversidade cultural e preservação do meio ambiente.

Você já deve ter visto por aí, mas a imensidão de belezas naturais presentes nas cidades australianas encanta a todos. Não tem nem comentários.

E não para por aí, as cidades australianas também oferecem ensino de primeiro mundo e muitas oportunidades de trabalho!

Outra motivação para fazer seu intercâmbio na Austrália é o perfil da população da Austrália, que é muito consciente com relação à necessidade de preservação da natureza e, principalmente, muito aberta e receptiva com relação à diversidade cultural.

Só para você ter uma ideia da pluralidade cultural e religiosa, atualmente, a população da Austrália conta com 26,2 milhões de habitantes.

Destes, cerca de 67% pertence ao Cristianismo, 24% não tem religião, 2,7% são budistas,  2,4% são islâmicos, 1,4% hindus e 2% seguem outras religiões.


Veja agora quais são as 20 principais cidades australianas e sua população

  1. Sidney – 5,7 milhões de habitantes
  2. Melbourne – 4,5 milhões de habitantes
  3. Brisbane – 2,3 milhões de habitantes
  4. Perth – 2 milhões de habitantes
  5. Adelaide – 1,3 milhões de habitantes
  6. Gold Coast – 600 mil habitantes
  7. Tweed Heads – 590 mil habitantes
  8. New Castle – 580 mil habitantes
  9. Canberra (a capital da Austrália) – 490 mil habitantes
  10. Queanbeyan – 440 mil habitantes
  11. Wollongong – 320 mil habitantes
  12. Sunshine Coast – 270 mil habitantes
  13. Hobart – 220 mil habitantes
  14. Geelong – 210 mil habitantes
  15. Townsville – 190 mil habitantes
  16. Cairns – 170 mil habitantes
  17. Toowoomba – 145 mil habitantes
  18. Darwin – 131 mil habitantes
  19. Wodonga – 120 mil habitantes
  20. Albury – 119 mil habitantes

Como você pode ver, a lista das 20 maiores cidades australianas é composta de cidades com diversos tamanhos, além de Canberra que, apesar de não ser uma das maiores cidades, é a capital da Austrália.

E aí, ficou com vontade de conhecer o maior país da Oceania e quem sabe, fazer um intercâmbio na Austrália? Confira abaixo as opções e escolha o seu destino.


Quais as melhores cidades australianas para fazer intercâmbio?

Veja no mapa abaixo, a localização das 8 cidades que separamos para você ter uma vivência internacional incrível na Austrália, seja turismo, para estudar ou e até trabalhar!

Logo, as 8 cidades australianas para você avaliar e escolher onde fazer o seu intercâmbio na Austrália são:

  • Sidney
  • Melbourne
  • Perth
  • Brisbane
  • Gold Coast
  • Canberra
  • Adelaide
  • Darwin


Sidney é a maior das cidades australianas e uma das mais famosas

Pela sua beleza e grandiosidades, muita gente acha que Sydney é a capital da Austrália.

Na verdade, essa linda cidade ficou conhecida mundialmente por sediar os Jogos Olímpicos de Verão e conta com os principais pontos turísticos da Austrália.

Além disso, a capital de Nova Gales do Sul é simplesmente encantadora por sua geografia recortada sobre o mar. Essa é uma das cidades australianas onde a natureza impera. 

Atualmente, são diversos portos naturais, vegetação, parques e praias paradisíacas. Não é à toa que Sidney é referência em preservação ambiental.

E não para por aí, a cidade também conta com construções históricas que são ícones da arquitetura mundial, como a famosa Sydney Opera House e a Harbour Bridge. 

A cidade australiana, que é o principal centro econômico do país, não deixa a desejar em nenhum aspecto, né? É um lugar realmente completo! É perfeito para o seu intercâmbio na Austrália.


Melbourne está no topo do ranking das melhores cidades do mundo

Além disso, a segunda maior cidade da Austrália tem a preservação e limpeza dos seus espaços públicos invejáveis. Todos os parques, praças e praias são extremamente limpos. 

Se você curte um churrasquinho, vai adorar viver lá. Isso porque os espaços públicos, além de limpos e preservados, contam com churrasqueiras gratuitas. 

Aí, é só reunir os amigos ou a família e levar as carnes. Gostou, né? 

O que também chama bastante a atenção nessa cidade é a diversidade de arte e cultura. 

Melbourne oferece muitas opções de espetáculos, gastronomia, arquitetura belíssima, museus e galerias. Outro detalhe interessante é a mistura de características europeias com australianas.

A cidade também é sede de importantes eventos esportivos, como o Tennis Championship e o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1.

Se você curte agito e vida social ativa em uma das maiores cidades do país, Melbourne é o lugar ideal!


Perth é referência mundial em ensino

Uma das melhores opções de cidades australianas para estudar durante o seu intercâmbio na Austrália é Perth. 

Ela é reconhecida mundialmente como referência em ensino e conta com diferentes escolas e cinco universidades de grande prestígio:

  • Universidade de Notre Dame
  • Universidade Curtin
  • Universidade da Austrália Ocidental
  • Universidade de Murdoch
  • Universidade Edith Cowan

Além disso, os jovens costumam se encantar com as paisagens maravilhosas de deserto e praias incríveis. 

Outra coisa que agrada muito aos estudantes que vivem nessa cidade é o custo de vida. Que é considerado baixo em relação aos grandes centros australianos.


Brisbane é outra grande cidade cidade australiana perfeita para intercâmbio

Brisbane é uma das maiores cidades e pólos econômicos e culturais do país, sem dúvida alguma, uma cidade que oferece muitas possibilidades de aprendizagem, diversão e emprego.

Nesse sentido, atrai bastantes jovens interessados em se desenvolver profissionalmente. Na área de serviços, turismo e hotelaria, é possível encontrar diversas oportunidades, por exemplo.

Apesar de ser relativamente grande, também é bastante tranquila, mas não abre mão de excelentes passeios e muita diversão. 

Dizem que não existe tédio em Brisbane se você gostar de conhecer mais dos pontos turísticos de uma viagem como essa. 

Outra motivação para os estudantes é a infraestrutura da cidade, que possui um transporte público eficiente, segurança e ensino de qualidade, do mesmo modo faz deste destino um dos mais queridos. 

Brisbane tem um verão de chamar atenção, com temperaturas quentes, praias espetaculares e uma galera que adora curtir a natureza, uma das principais características da população da Austrália.

Por fim, o custo de vida em Brisbane é mediano, e não tão elevado se comparado à Sydney. 


Gold Coast é o paraíso dourado

Antes de mais nada, Gold Coast é um dos destinos mais desejados dentre as cidades australianas.  Isto porque é realmente um paraíso de sol, praia, surfe, gente bonita e muita curtição!

Atrai milhares de visitantes e estudantes todos os anos, que vêm em busca das muitas praias turísticas, parques temáticos e diversas atividades ao ar livre.

Gold Coast é igualmente  um cenário que serve de ponto de encontro dos australianos. Próxima a Brisbane, a cidade não tem muitos habitantes e é muito tranquila, mantém um clima de balneário de férias durante o ano todo.

Como as outras cidades australianas, não deixa a desejar em qualidade de vida, entretanto, por ser bem turística, o custo de vida é mediano para alto. 

Além disso, os verões são bem quentes e, durante o inverno, não faz tanto frio assim, se esse for um possível problema para você. Confira abaixo, como está o clima em Gold Coast agora:


Canberra é a capital da Austrália desde 1913

Como já citado acima, Sidney não é a capital da Austrália!

Além dos diversos edifícios públicos, a capital administrativa do país também hospeda instituições militares importantes.

A Força de Defesa do país, o Royal Military College Duntroon e a Australian Defense Force Academy estão sediadas na cidade, bem como todas as embaixadas estrangeiras na Austrália.

Como é comum nas capitais dos países, o maior empregador é o serviço público, seguido das áreas de saúde, serviços profissionais autônomos, educação e formação, varejo, hospedagem, alimentação e construção. 

Nesse sentido, o nível de desemprego na cidade é baixíssimo e a renda per capta é a maior do país, o que contribui para o alto padrão de qualidade de vida na capital da Austrália.

Atualmente, a cidade dispõe de uma infraestrutura de serviços públicos de altíssima qualidade, com saúde, educação e saneamento. Assim, configura uma das opções para intercâmbio na Austrália mais procuradas.

E para quem gosta de esportes, os times da cidade têm grande representatividade nas ligas nacionais de rugby, basquete, hóquei, críquete e baseball. 

Possui diversas arenas esportivas, além do estádio de Canberra. Então, dá para praticar ou, simplesmente, assistir as animadas partidas.


Adelaide é famosa pelos vinhos

Assim como foi formada quase toda a população da Austrália, Adelaide foi inicialmente colonizada pelos britânicos. 

Porém, com o passar do tempo, atraiu imigrantes de diversas partes, sobretudo alemães, que trouxeram mudas de videiras e iniciaram as primeiras produções de vinho.

Hoje em dia, o vinho australiano é reconhecido mundialmente pela sua alta qualidade e preço competitivo. Inclusive, há diversas vinícolas, adegas e bares de vinho para serem visitados em Adelaide, como por exemplo:

  • Fox Creek Wines
  • Mollydooker Wines – McLaren Vale
  • Hugh Hamilton Wines
  • Wirra Wirra Vineyards
  • Samuel’s Gorge
  • Chapel Hill Winery

Outra característica da cidade é o alto investimento do governo para posicionar Adelaide como uma cidade modelo para a educação no país. 

Neste sentido, vem atraindo muitos estudantes de todas as partes do país e do mundo, que vem em busca de instituições de qualidade.

Por exemplo, o St Peter’s College e a Universidade de Adelaide foram frequentados por três australianos laureados com o Nobel:  o físico William Lawrence Bragg e os patologistas Howard Florey e Robin Warren.

E quem não gostaria de estudar na mesma escola que um ganhador do prêmio Nobel, não é mesmo?!


Darwin é uma cidade no tradicional estilo downunder!

Uma cidade rústica! Se você gosta de uma natureza mais raiz e prefere fugir do estilo cosmopolita das maiores cidades e centros urbanos da Austrália, Darwin é o lugar ideal.

Mesmo ficando no litoral, a cidade está localizada no famoso Outback, região desértica do interior australiano. Então, a natureza deste lugar é mais seca e selvagem. 

Se você procura viver em um lugar mais tranquilo e isolado, vai se encantar com a calmaria de Darwin. Mas não é por isso que não tem badalação. Tem pouca, mas tem!

E você ainda vai conhecer de perto o estilo de vida em uma das cidades australianas mais características da cultura do país.

Enfim, viu só quantas cidades australianas incríveis existem para você conhecer?! Fica até difícil escolher onde fazer o seu intercâmbio na Austrália!

Então, para deixar a sua decisão ainda mais assertiva, vamos mostrar 3 cartões-postais da Austrália que você definitivamente deve conhecer durante o seu programa de estudos no país.


Os 3 principais pontos turísticos naturais da Austrália

  • Uluru Rock
  • Grande Barreira de Corais
  • Doze Apóstolos


Uluru Rock

A Uluru Rock, que fica dentro do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, na região árida e isolada do Território do Norte. Também é uma das mais místicas da Austrália!

A grande pedra é composta de um bloco único de arenito com 348 metros de altitude, no meio do deserto australiano e fica com uma cor avermelhada conforme a incidência do sol.


Grande Barreira de Corais

Outro Patrimônio Natural da Humanidade, a Grande Barreira de Corais é  uma imensa faixa de corais com mais de 2.200 km de comprimento e mais de 30.000 anos. 

É formada por quase 3000 recifes, mais de 800 ilhas e 300 atóis de coral e fica numa área mais quente, com predominância de dias ensolarados em todo o ano. 

Possui uma diversidade imensa e é um destino perfeito para mergulho de lazer. 


Doze Apóstolos

As imensas formações de arenito surgem do meio do oceano, como se fossem gigantes de pedra, protegendo o litoral. 

Sem dúvida, uma paisagem de tirar o fôlego e deixar qualquer um anestesiado pela sua beleza! 

O conjunto de colunas de pedra com até 45 metros de altura é chamado de Doze Apóstolos e fica dentro de um Parque Nacional.

Fica  a cerca de 220 quilômetros da cidade de Melbourne, onde deve ser o ponto de partida para esta viagem super maneira! 

Enfim, se você já desvendou as melhores cidades para estudar na Austrália e conhece os 3 principais atrativos naturais do país, que tal descobrir quais as opções para fazer um intercâmbio por lá?

Vem com a gente que vamos mostrar para vocês quais são as opções de programas de intercâmbio na Austrália que você pode escolher, de acordo com os seus objetivos e preferências.


Planeje o seu intercâmbio na Austrália com a IE Intercâmbio

Veja as modalidades de intercâmbio disponíveis e escolha a mais adequada ao seu perfil.

  • Curso de idiomas
  • High School
  • Estudo e trabalho

O programa com curso de idiomas está disponível para estudantes com pelo menos 16 anos de idade, em qualquer nível do idioma e com passaporte válido durante todo o período do curso.

Os cursos podem ser a partir de 2 semanas e com duração mínima de aulas de 10 horas semanais. Geralmente, a acomodação é feita em casas de família (obrigatório para menores de 18 anos) ou residências estudantis.

Outra opção é fazer o ensino médio na Austrália, ou seja, o High School. Neste programa o aluno escolhe uma região do país e opta por 3 escolas públicas de maior interesse e de acordo com as suas preferências. 

Nessa opção, o aluno fica hospedado com uma família que recebe uma ajuda de custo e as aulas são em uma escola pública, o que promove ainda mais a interação cultural e o aprendizado da língua.

Por fim, o programa de estudo e trabalho é um dos mais procurados por estudantes brasileiros para estudar e morar na Austrália. 


Veja os detalhes do programa para estudar e trabalhar nas cidades australianas:

  • Duração mínima do curso: 14 semanas​
  • Carga horária mínima de aulas: 20 horas por semana​
  • Tempo do trabalho: durante o período de estudo​
  • Horas de trabalho permitidas durante os estudos: 20 horas semanais
  • Horas de trabalho permitidas durante as férias: 40 horas por semana​
  • Remuneração média salarial: AUD 16.88​ por hora
  • Visto: Solicitado no Brasil, antes da viagem e já vem com a permissão de trabalho
  • Documentação: passaporte válido, Seguro Saúde OSHC e comprovação financeira

E a melhor época do ano para este programa é durante a alta temporada (dezembro a fevereiro), quando existem mais oportunidades de emprego temporário disponíveis para os estudantes estrangeiros.

Mas se você ainda está em dúvida entre qual escolher entre as cidades australianas e a modalidade do programa de intercâmbio, pode ficar tranquilo!

Nosso especialista em programas para estudar no exterior vai te mostrar todas as melhores opções dentro das cidades australianas para você aproveitar ao máximo esta oportunidade única de viver fora do Brasil.

Converse agora mesmo com um de nossos especialistas pelo Whatsapp e descubra quanta coisa maravilhosa as cidades australianas podem te oferecer! 

Referências

https://www.australia.gov.au/international-travel

https://www.cityofsydney.nsw.gov.au/