Saber onde fica a Irlanda pode ser o empurrãozinho que faltava para você começar a planejar seu sonho de estudar ou trabalhar fora. Primeiro porque, muita gente não sabe, mas a Irlanda está na Europa Ocidental, pertinho de países como Inglaterra, Bélgica e Malta.
Ou seja, além de fazer um intercâmbio, você pode aproveitar para conhecer outros destinos com facilidade. E ainda, a Irlanda é aberta para quem quer estudar e trabalhar ao mesmo tempo.
Então, dá para melhorar o inglês, ganhar experiência profissional e fazer renda em euro durante a estadia. Tudo isso em um país acolhedor, seguro e cheio de vida. E para você saber mais, criamos este artigo com informações sobre o país. Continue a leitura!
- Afinal, onde fica a Irlanda?
- Qual a capital da Irlanda?
- Como é o clima da Irlanda?
- Precisa de visto para ir para a Irlanda?
- 7 Motivos para fazer um intercâmbio na Irlanda
Afinal, onde fica a Irlanda?
A Irlanda fica ao noroeste da Europa Ocidental, fazendo parte da União Europeia. Por isso, ela é uma ótima base para quem quer explorar outros países durante o intercâmbio.
Ela está localizada a oeste do Reino Unido, bem ali do ladinho da Grã-Bretanha – só separados pelo Mar da Irlanda. O país tem 26 condados, e o mais conhecido (e mais movimentado) é Dublin, capital e principal centro econômico e cultural do país. Inclusive, você pode sair de Dublin e chegar em Edimburgo (capital da Escócia) ou em Londres (capital da Inglaterra) em cerca de uma hora e meia de voo. Prático, não acha?
Veja a seguir onde fica a Irlanda no mapa:
Qual a capital da Irlanda?
Dublin é a capital e também a maior cidade da República da Irlanda. Ela fica na província de Leinster, no litoral leste do país, onde conta com ambientes culturais, tecnológicos e universitários que atraem intercambistas. Por isso, Dublin é considerado o coração do intercâmbio na Irlanda.
Além disso, algo que chama atenção em Dublin logo de cara é a divisão da cidade. Ao contrário do que estamos acostumados, os endereços em Dublin têm números de regiões, indo de “Dublin 1” até “Dublin 22”.
- Os números pares representam o sul da cidade, a área mais nobre de Dublin, com bastante movimento e boas oportunidades;
- Já os números ímpares indicam o norte da cidade.
E tem mais: se você conferir o mapa, vai ver que a Irlanda é completamente rodeada pelo Oceano Atlântico, com pequenas ilhas ao redor. Um prato cheio para quem curte natureza e aventura.

Como é o clima da Irlanda?
O clima na Irlanda é temperado oceânico: chove com frequência, os verões são frescos e os invernos, frios – mas sem extremos.
Inverno
O inverno acontece de dezembro a fevereiro, com temperaturas entre -2 °C e -7 °C. Parece pesado? Até pode assustar no começo, mas é um dos invernos mais amenos da Europa. E o lado bom é que essa época costuma ser mais calma, com menos turistas nas ruas.
Verão
O verão é de junho a agosto, só que não espere calor de 35 graus. Lá, o clima é bem mais tranquilo, com máximas de até 20 °C.
Agora, quer saber uma curiosidade? No verão, fica claro até quase 23h! Isso significa que você pode estudar ou trabalhar durante o dia e ainda aproveitar uma caminhada, um pub ou um passeio com os amigos depois.
Precisa de visto para ir para a Irlanda?
Depende do seu objetivo com a viagem. Se a ideia é passar até 90 dias na Irlanda só curtindo o país como turista, não precisa de visto.
Caso pretenda morar por um tempo, estudar inglês e\ou fazer faculdade, você precisa de um visto. E existem diferentes tipos, conforme as suas finalidades no país. A seguir, confira alguns deles!
Visto de trabalho
Esse é para quem já tem um emprego garantido na Irlanda.
- Permite trabalhar em tempo integral ou abrir um negócio;
- Você precisa já ter uma oferta de trabalho ou uma permissão de trabalho, como o Work Permit ou o Green Card irlandês;
- Dá para aplicar ainda do Brasil e algumas empresas cobrem os custos do processo de visto.
Visto de estudo com permissão de trabalho
Esse é o mais comum entre estudantes brasileiros que vão fazer intercâmbio.
- Serve para cursos com duração mínima de 25 semanas;
- Permite trabalhar 20h por semana durante as aulas;
- E 40h semanais nas férias, entre junho e setembro e de 15 de dezembro a 15 de janeiro;
- Também é usado por quem vai fazer faculdade, mestrado ou doutorado – nesse caso, o visto é anual e renovável.
Visto de estudo sem permissão de trabalho
Esse é menos procurado, mas vale explicar.
- É para quem vai fazer cursos que não estão na lista oficial (ILEP);
- Não permite trabalhar, nem meio período, nem integral;
Libera sua estadia na Irlanda por até 6 meses.
7 Motivos para fazer um intercâmbio na Irlanda
O intercâmbio na Irlanda é um dos destinos favoritos de quem quer aprimorar o inglês e trabalhar ao mesmo tempo. E não é à toa. A seguir, conheça os motivos por trás disso!
1. Trabalhar legalmente durante o período de estudo
Quem escolhe fazer um curso de idioma na Irlanda pode trabalhar legalmente durante o período de estudo. Além de ajudar na renda, isso é uma forma de:
- praticar o idioma no dia a dia;
- estar em contato direto com a cultura local;
fazer amizades e conexões profissionais.
2. Belezas naturais
Prepare-se para ver paisagens incríveis, com muito verde, falésias impressionantes, castelos antigos e cenários que parecem saídos de filme.
Por exemplo, o filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe teve algumas das gravações feitas nos Penhascos de Moher com 2.500 km de extensão.
3. Diversidade cultural
Especialmente em Dublin, você vai conhecer pessoas do mundo inteiro, fazer amizades e trocar experiências com gente de diferentes lugares.
A cidade respira diversidade — seja na sala de aula, no trabalho ou nos pubs da cidade. E por falar em pubs, já ouviu falar do famoso “12 Pubs de Natal”, que acontece em Dublin?
É uma tradição divertida em que as pessoas se juntam para passar por 12 bares diferentes em uma só noite. Sim, doze! Tudo no clima natalino, com muita risada, troca de culturas e novas amizades.
4. Pertinho de outros países da Europa
Já pensou em dar um pulinho em Malta, Inglaterra e Bélgica no fim de semana? Morando na Irlanda, isso é totalmente possível – já que esses países ficam perto – e com passagens em conta.
5. Povo acolhedor
Os irlandeses são famosos por serem simpáticos e receptivos. Isso ajuda (e muito!) na adaptação de quem está chegando de outro país.
Até porque, quando as pessoas ao seu redor te deixam à vontade, você se sente mais tranquilo para arriscar no idioma, errar e aprender. Isso é exatamente o que você precisa em um intercâmbio.
6. História por todos os lados
Se você gosta de lugares cheios de história, vai adorar visitar os castelos, museus e ruínas espalhados pelo país. Um dos destaques é a Calçada dos Gigantes, no norte do país. Trata-se de formações rochosas que parecem um quebra-cabeça gigante, criadas por atividade vulcânica há milhares de anos.
Mas a lenda é ainda melhor: dizem que o gigante Finn MacCool construiu esse caminho para enfrentar seu rival escocês, Benandonner. Real ou não, o lugar é incrível e vale a pena incluir no seu roteiro!
7. Contato com o inglês britânico
Além de estudar em um país de língua inglesa, você ainda tem contato direto com o sotaque britânico – algo muito valorizado no mercado de trabalho.
8. Ótimo custo-benefício
Comparada a outros destinos na Europa, a Irlanda costuma ter um intercâmbio mais acessível financeiramente e boas oportunidades de emprego para quem está estudando.
Descubra mais sobre intercâmbio na Irlanda com a IE
Agora você já sabe onde fica a Irlanda e por que ela é um dos destinos favoritos de quem sonha com intercâmbio. Afinal, estudar em um país seguro, cheio de diversidade cultural e em constante crescimento faz toda a diferença.
E com a IE, é possível aproveitar tudo isso na Irlanda! Dá para fazer curso de inglês, estudar e trabalhar ao mesmo tempo ou fazer uma graduação. Fale com um dos nossos especialistas e comece a planejar sua jornada hoje mesmo!