Escrito por: Marcelo Melo

43 curiosidades da Irlanda: entenda tudo sobre o país

Nosso post hoje é para quem curte viajar e, antes de embarcar, gosta de saber tudo sobre o destino, incluindo …

Início » Blog IE Intercâmbio » 43 curiosidades da Irlanda: entenda tudo sobre o país

Nosso post hoje é para quem curte viajar e, antes de embarcar, gosta de saber tudo sobre o destino, incluindo os mínimos detalhes e fatos curiosos. Prepare-se, porque vamos apresentar 45 surpreendentes curiosidades da Irlanda, o país dos elfos e fadas!

E para deixar você ainda mais interessado na cultura da Irlanda, saiba que um dos principais atrativos do país é o evento de St Patricks Day, quando todos se vestem de verde e, dentre outras curiosidades da Irlanda, celebram o dia nacional do seu padroeiro.

Então, vem com a gente e descubra como as curiosidades da Irlanda são cheias de tradições, lendas e histórias super interessantes, capazes de encher páginas e mais páginas de um grande livro sobre a cultura da Irlanda e do seu divertido povo!

Entretanto, antes de apresentar a nossa lista completa com 45 curiosidades da Irlanda que separamos para você, entenda por que o país é um dos destinos mais procurados para intercâmbio de inglês.

Estudar inglês na Irlanda

45 curiosidades da Irlanda: entenda tudo sobre o país

E já podemos dizer que esta é a primeira das curiosidades da Irlanda: é o queridinho dos estudantes que querem aprender inglês estudando e trabalhando!

A segunda, dentre as curiosidades da Irlanda é que, além do irlandês (gaélico), o inglês é um dos idiomas oficiais do país, ensinado na escola e falado por praticamente todas as pessoas.

Contudo, como citado antes, um dos principais motivos que levam os estudantes brasileiros a optar pela Irlanda para aprender inglês é a possibilidade que eles têm de trabalhar legalmente enquanto estudam.

Isso acontece porque o governo irlandês concede uma permissão de trabalho enquanto o intercambista realiza seu curso no exterior.

Dessa forma, é possível recuperar parte do investimento feito no intercâmbio, o que sem dúvidas vai te ajudar a se manter no país durante sua estadia.

Além disso, a grana extra do trabalho pode viabilizar aquela tão sonhada trip pela Europa, já que a Irlanda fica super bem localizada, ao lado do Reino Unido.

Confira abaixo, as cidades mais procuradas para o intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda e os detalhes sobre o programa.

Cidades mais populares para estudar

Intercâmbio de inglês para estudar e trabalhar na Irlanda

  • Duração mínima do curso: 25 semanas​
  • Carga horária mínima de aulas: 15 horas/semana​
  • Permissão para trabalho: durante o período de estudo​s
  • Horas de trabalho permitidas durante as aulas: até 20 horas por semana
  • Horas de trabalho permitidas durante as férias: até 40 horas semanais​
  • Remuneração mínima: EUR 10.20 por hora​

O visto com autorização para trabalhar pode ser solicitado pelo estudante na Irlanda com a apresentação dos documentos necessários​, conforme orientação do seu consultor de intercâmbio.

Para participar desse programa de intercâmbio com estudo e trabalho na Irlanda o estudante ainda deve possuir nível do inglês intermediário.

O programa pode ser realizado durante todo o ano, entretanto, as oportunidades de trabalho são maiores nos períodos de alta temporada, como nas férias de verão (junho/julho/agosto) e de inverno (dezembro/janeiro/fevereiro).

E a acomodação durante o programa para estudar e trabalhar na Irlanda por ser feita em casas de família (host family) ou em residências estudantis.

Na primeira opção, a interação constante com os membros da família estrangeira proporciona profunda imersão cultural e facilita o aprendizado do idioma.

Já as residências estudantis são direcionadas para os intercambistas com perfil mais independente e promovem enorme desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia do aluno.

Em ambas as situações, a convivência com nativos e estudantes do mundo todo abre a cabeça para a diversidade e fomenta a capacidade de adaptação ao novo!

Então, se você ficou interessado em estudar para trabalhar na Irlanda, procure nosso especialista em intercâmbio e confira nossos programas e condições incríveis!

Agora sim, vamos conhecer as demais 43 curiosidades da Irlanda mais incríveis e entender ainda mais sobre a cultura, as crenças e tradições do país protegido por Saint Patrick!

Curiosidades da Irlanda que vão te surpreender!


Gastronomia

  1. O café da manhã irlandês é bem reforçado e contém ovos fritos ou mexidos, bacon, torrada, tomate, feijão doce enlatado, dentre outras guloseimas bem calóricas!
  2. Além da cerveja e do uísque, os irlandeses bebem muito chá. Consomem como nosso cafezinho no Brasil, com leite, inclusive.Apesar do amplo consumo, na Irlanda só é possível comprar bebida alcoólica nos mercados entre as dez horas da manhã e dez da noite.
  3. A batata é um dos principais itens do cardápio da Irlanda.
  4. Uma iguaria um tanto inusitada é a cerveja verde. Mas, apesar de estar relacionada ao país dos duendes, é uma invenção de um irish-americano.
  5. A cerveja nacional Guinness preta é a bebida mais consumida no país e sua fábrica é uma das principais atrações turísticas de Dublin.

Sabia que é possível navegar pelo seu interior? Confira aqui:


Saint Patrick

45 curiosidades da Irlanda: entenda tudo sobre o país
  1. São Patrício (Saint Patrick), padroeiro da Irlanda, era do País de Gales.
  2. O St Patricks Day (Dia de São Patrício) é comemorado todo ano, no dia 17 de março.
  3. Tudo e todos são enfeitados de verde durante a celebração do St Patricks Day.
  4. O Primeiro desfile comemorativo do St Patricks Day foi realizado nos Estados Unidos, em meados do século XVIII.

O povo irlandês

45 curiosidades da Irlanda: entenda tudo sobre o país
  1. A população da Irlanda é de cerca de cinco milhões de pessoas, entretanto, há mais de 80 milhões de irlandeses fora do país!
  2. Dublin é uma cidade onde a sua população vive e respira música. Tem gente que faz dela seu trabalho ou seu hobbie. É comum encontrar pessoas na rua tocando seus instrumentos, cantando e encantando.
  3. Na Irlanda, todo mundo fala “sorry” o tempo todo: ao pedir licença e se desculpar, por exemplo, mesmo sem ter culpa no cartório!
  4. O povo irlandês é extremamente caridoso e mais de 60% da população contribui para a caridade, mais de 30% reserva um tempo para servir em trabalhos voluntários.
  5. O país foi o pioneiro na legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo através do voto popular, em 2005.
  6. Não tem abraço e dois beijinhos em apresentações de pessoas recém-conhecidas. Pode até rolar um aperto de mão e só!
  7. Existe uma tradição na cultura da Irlanda que quando um casal engravida, eles não devem contar a ninguém o sexo do bebê antes dele nascer.
  8. A religião católica é predominante no país dos duendes e das fadas!

Música e celebridades

45 curiosidades da Irlanda: entenda tudo sobre o país
  1. O filme campeão de bilheterias “Coração Valente” foi filmado na Irlanda.
  2. As bandas U2, Snow Patrol e The Cranberries são irlandesas.
  3. Sinead O´Connor, Van Morrison e Enya também!
  4. Igualmente, os atores hollywoodianos Colin Farrell (Alexandre), Cillian Murphy (Batman Begins), Pierce Brosnan (007) e Gabriel Byrne (O Homem da Máscara de Ferro) nasceram na Irlanda.

A cultura da Irlanda em casa

45 curiosidades da Irlanda: entenda tudo sobre o país
  1. Outro dos fatos curiosos sobre o país é que as máquinas de lavar roupa ficam na cozinha e não na lavanderia. Isto porque a maior parte das casas e apartamentos é pequena e não possui área de serviço.
  2. Dentro dos banheiros não há interruptores ou tomadas, por segurança, já que o tempo é muito úmido. Também não tem chuveiros elétricos nos banheiros.
  3. É possível instalar um carregador de automóveis elétricos em casa.
  4. Residências não precisam pagar pelo consumo de água, somente estabelecimentos comerciais.
  5. Muitas casas têm as portas coloridas.

Vida cotidiana

  1. Em Dublin, os ônibus públicos possuem wifi gratuito.
  2. Ainda na capital do país, há mais de 1000 pubs!
  3. No trânsito, utilizam a mão inglesa para dirigir.
  4. As eleições presidenciais acontecem a cada sete anos.
  5. A polícia não usa armas nas ruas da Irlanda.
  6. Os famosos pubs irlandeses fecham às três horas da manhã.

Lendas e fatos curiosos

45 curiosidades da Irlanda: entenda tudo sobre o país
  1. O popular duende Leprechaun é irlandês e está esperando por você, com um pote de ouro, no fim do arco-íris!
  2. Não existem cobras na Irlanda. Isso mesmo, rolam alguns boatos e lendas que Saint Patrick foi o responsável por expulsá-las. Além disso, o clima úmido do país não é favorável para sua reprodução.
  3. Na cidade de Drombeg, pertinho de Cork, também tem um círculo megalítico parecido com o famoso Stonehenge, na Inglaterra.
  4. O mundialmente popular livro de recordes (Guinness Book) surgiu no país, em 1955.
  5. Até 1995, a revista Playboy era proibida na Irlanda!
  6. Há três vezes mais galinhas do que pessoas na Irlanda.
  7. A seleção irlandesa de futebol disputou a Copa do Mundo por três vezes: 1990, 1994 e 2002.
  8. Os esportes mais populares na Irlanda são o rugby, o hurling (parecido com hóquei) e o futebol gaélico (com pés e mãos).
  9. Lâmpadas incandescentes são proibidas na Irlanda desde 2008. Da mesma forma, é proibido fumar em público desde 2004 e a produção de plásticos é taxada (plastax) desde 2002.
  10. O pico Carrantuohill, nas montanhas de Kerry, é o ponto mais elevado da Irlanda, com 1.041 metros de altitude.
  11. O clima na Irlanda é considerado frio e muito úmido, chove bastante e a temperatura mais alta já registrada foi 33ºC. E quando chega a 18ºC, o povo já reclama de calor! Confira a temperatura na capital da Irlanda agora!

Enfim, estas foram as 45 sensacionais curiosidades da Irlanda que separamos para você! Com certeza, servirão para te ajudar a conhecer mais sobre o país e entender os hábitos e as tradições do seu povo.

Intercâmbio na Irlanda é com a IE!

Aí, quando você fizer o seu intercâmbio na Irlanda, pode se prevenir de cometer aquelas gafes desastrosas, que todo turista desavisado já fez um dia!

Então, não desperdice seu tempo e bora aprender inglês de uma vez por todas! Você sabe que é fundamental para o seu desenvolvimento profissional e o melhor caminho é, sem dúvida alguma, um intercâmbio no exterior!

Fale agora com nosso especialista em intercâmbio e saiba mais sobre nossas condições diferenciadas. Aí, é só arrumar as malas e ir conferir as incríveis curiosidades da Irlanda lá na Terra dos Duendes Verdes!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário