Escrito por: Marcelo Melo

Clima na Irlanda: Estações do ano e média de temperatura!

A Irlanda tem sido um dos principais países escolhidos para aprender a língua inglesa, e se você quer fazer o …

Início » Blog IE Intercâmbio » Clima na Irlanda: Estações do ano e média de temperatura!

A Irlanda tem sido um dos principais países escolhidos para aprender a língua inglesa, e se você quer fazer o intercâmbio na Irlanda, precisa conhecer o clima na Irlanda.

O clima na Irlanda é considerado um dos mais amenos da Europa, o que é uma vantagem para os brasileiros, pois a adaptação funciona muito melhor.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer melhor o clima na Irlanda e saber como se preparar para a viagem!

Como é o clima na Irlanda?

Antes de qualquer coisa, você deve saber que o clima na Irlanda tem forte influência do oceano atlântico, que é o oceano que banha a ilha.

Por esse motivo, o país tem um clima mais brando e as estações do ano bem definidas.

Isso acontece, porque uma corrente marítima chamada Deriva do Atlântico Norte passa por ali, não deixando a temperatura na Irlanda cair demais.

Além disso, a Irlanda é rodeada por colinas e montanhas que barram os fortes ventos que vêm dos oceanos.

Ademais, vale lembrar também que o clima durante o dia na Irlanda pode ser um pouco imprevisível, independente da estação do ano.

Dessa forma, é comum fazer sol na parte da manhã e no final da tarde aparecer nuvens carregadas de chuva.
Na Irlanda, as estações do ano acontecem nos seguintes meses:

  • Primavera: entre março e maio;
  • Verão: entre junho e agosto;
  • Outono: entre setembro e novembro;
  • Inverno: entre dezembro e fevereiro.

Agora, vamos entender melhor como funciona cada estação do ano para os irlandeses!

Primavera na Irlanda

A primavera irlandesa costuma ser uma época do ano bem agradável, e é uma boa pedida para você que quer fazer intercâmbio na Irlanda.

A temperatura na Irlanda durante a primavera fica entre 10 e 12 graus, o que não é muito frio se comparado a outros países da Europa.

Verão na Irlanda

Entre junho e agosto, o clima na Irlanda esquenta mais um pouco e as temperaturas podem chegar a 20 graus.

Além disso, os dias de verão são bem mais longos do que em outras estações, onde o sol muitas vezes se põe depois das 21:00hs.

Dessa forma, tanto para os turistas quanto para os nativos, o verão é bem vantajoso, pois você consegue aproveitar mais tempo de passeios com o dia ainda bem claro!

Não é à toa que essa estação é considerada a alta temporada na Irlanda, atraindo muitos turistas e intercambistas de várias partes do mundo.

Tanto no verão quanto na primavera, você pode conhecer eventos e lugares muito legais, como:

  1. Conhecer o festival de música Temple Bar Tradfest;
  2. Curtir o famoso festival de cerveja Octoberfest;
  3. Conhecer o St Patrick´s Day, festival em homenagem ao padroeiro da Irlanda;
  4. Curtir o Cork Jazz Festival, festival de música na cidade de Cork;
  5. Visitar os principais parques e praias.

Outono na Irlanda

A marca do outono na Irlanda sem dúvida são as folhas caindo, que mescla as cores da cidade entre marrom, verde e dourado.

Nessa estação, a temperatura no país fica entre 13 e 18 graus, o que não é nem frio demais e nem muito calor, sendo bem agradável também.

O outono irlandês também é marcado por ser uma estação um pouco mais chuvosa, por isso, o ideal é se prevenir sempre com um guarda-chuva na bolsa.

Inverno na Irlanda

O inverno irlandês é conhecido por ser um dos menos rigorosos comparado aos outros países da Europa, mas ainda sim você deve se preparar com roupas bem quentes.

A temperatura na Irlanda no inverno fica entre -7 e -2 graus, e não é muito comum ver neve pelas cidades, mas não é impossível.

Isso acontece, porque o país é uma ilha, sendo assim, quanto mais perto do mar o lugar, menos chance de haver variação nas temperaturas.

Por que a Irlanda é um ótimo destino para fazer intercâmbio?

Em primeiro lugar, a Irlanda é um país muito evoluído, mas sem deixar de ser tradicional, o que faz com o intercambista tenha experiências únicas!

O país é muito rico em cultura e costumes, como os tradicionais pubs, por exemplo, onde é certo o encontro de amigos e algumas rodadas de cerveja!

Além disso, estando na Irlanda, você tem fácil acesso para fazer visitas rápidas em países vizinhos, além da qualidade de vida e segurança que o país oferece.

E aí, vamos aproveitar o clima na Irlanda e programar seu intercâmbio? Você pode aprender inglês e ainda trabalhar para fazer um dinheiro extra! Legal, né? Fale com um especialista e garanta sua viagem!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio