Escrito por: Marcelo Melo

Intercâmbio de Inglês no Exterior | GUIA COMPLETO

Como já comentamos em alguns dos nossos posts, a fluência em inglês é fundamental para o sucesso profissional no mundo …

Início » Blog IE Intercâmbio » Intercâmbio de Inglês no Exterior | GUIA COMPLETO

Como já comentamos em alguns dos nossos posts, a fluência em inglês é fundamental para o sucesso profissional no mundo globalizado atual. E, dentre as diversas formas de estudar o idioma, o intercâmbio de inglês é o que mais se destaca entre os estudantes.

Com certeza, a razão mais importante que leva muitos brasileiros a passarem uma temporada morando no exterior é a possibilidade de estudar e aprender um idioma. Assim, de todos os tipos de intercâmbio, o intercâmbio de inglês é o mais procurado.

Seguramente, o intercâmbio de inglês é a oportunidade que muitos estudantes encontram de dar um up na carreira, ter contato com culturas e pessoas diferentes, além de enriquecer o currículo.

Então, acompanhe o texto até o final e descubra a importância do intercâmbio de inglês para você e para a sua carreira profissional.

E para facilitar a leitura e a absorção do conteúdo, dividimos em tópicos de interesse, incluindo:

  1. Por que estudar inglês?
  2. Onde estudar inglês?
  3. Como aprender inglês?
  4. Quais os tipos de intercâmbio?
  5. Quais as vantagens do intercâmbio de inglês?

Por que estudar inglês?

Why Why Why Me GIF - Why Why Why Why Me GIFs

A primeira razão por que estudar inglês é que ele é uma língua universal, falada em praticamente todos os continentes, por mais de 1 bilhão de pessoas.

Outro motivo por que estudar inglês é que ele também é o idioma mais utilizado na internet.

É ainda, uma das línguas mundialmente adotadas nas relações diplomáticas entre os países e, igualmente, a mais utilizada nas negociações comerciais entre empresas e países de todo o mundo.

É o principal idioma da arte, do entretenimento e do showbusiness ocidental atualmente.

É a primeira forma de comunicação em algumas das maiores empresas do mundo, como por exemplo: Facebook, Apple, Shell, Google, Amazon, dentre outras gigantes multinacionais.

Na área acadêmica, o inglês é o idioma utilizado na grande maioria das produções científicas mais atualizadas.

Por fim, outra motivação por que estudar inglês é que grande parte das melhores universidades do mundo estão sediadas nos países de língua inglesa. E se você quer estar entre os melhores, bora estudar inglês!

Onde estudar inglês?

Intercâmbio de Inglês | Aprenda Inglês no Exterior

Você pode estudar inglês em vários lugares: em casa, no trabalho, na escola, no curso extra de idiomas. Contudo, você realmente vai aprender a falar o idioma quando puder se comunicar de forma espontânea com outras pessoas nativas na língua.

Nesse sentido, o intercâmbio de inglês é a melhor maneira de aprender a falar o idioma. Isso porque, ao vivenciar o ambiente onde todos falam inglês, e ainda imergir na cultura local, conhecendo suas tradições e costumes, pode potencializar muito o seu aprendizado.

Por isso, recomendamos que você faça um intercâmbio de inglês no exterior, em algum país que adote oficialmente o idioma.

Assim, vai poder aprender a língua inglesa com quem conhece de berço, e ainda, entender na prática a forma de utilização das palavras e das expressões cotidianas.

Então, dentre os diversos destinos onde o idioma é considerado oficial e falado por grande parte da sua população, os mais indicados para o seu intercâmbio de inglês são:

  • África do Sul
  • Austrália
  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Malta

Como aprender inglês?

Intercâmbio de Inglês | Aprenda Inglês no Exterior

Depois de descobrir os melhores destinos para o seu intercâmbio de inglês, conheça diversas formas como você pode estudar para aprender o idioma.

Com certeza, você pode estudar sozinho, com aplicativos, assistindo vídeos e programas, escutando músicas, lendo textos em inglês, dentre outras maneiras.

Ou então, pode estudar na escola, em um curso de idiomas, ter aulas particulares ou em grupo. Enfim, dá para estudar inglês de um monte de maneiras! Contudo, será que dá para aprender a falar inglês assim?

Até dá, mas é bem difícil porque, apesar das horas de estudo, você vive em um lugar onde todas as pessoas falam português, inclusive seus amigos e familiares. Dessa forma, acaba não não praticando o inglês, que é fundamental para aprender.

Isto porque, quando você estuda o idioma por algumas horas na semana, mas na grande parte do tempo, pensa e se comunica em português, o aprendizado e a memorização da nova língua é prejudicado.

Nesse sentido, a grande vantagem do intercâmbio de inglês no exterior é que você estuda toda a estrutura da língua em sala de aula, com total apoio de professores nativos no idioma, e pode continuar praticando fora da escola, nas situações cotidianas e com os falantes locais.

Dessa maneira, você vai se acostumando com a pronúncia das palavras e aprendendo a pensar em inglês também. Além de ficar cada vez menos inibido para falar com outras pessoas!

O intercâmbio de inglês proporciona uma experiência completa para você. Por que estudar inglês no exterior não deve ser somente pelo aprendizado eficiente mas, principalmente, pelo desenvolvimento pessoal e profissional que a vivência internacional vai trazer para você!

Durante o intercâmbio de inglês fora do Brasil você vai se descobrir, conhecer toda a sua força e destravar seus recursos mais profundos.

Ao ver as pessoas de uma maneira diferente, você aumenta as suas possibilidades não só por aprender uma nova língua, mas porque pratica a sua habilidade de adaptação a situações e pessoas totalmente diferentes!

Conheça abaixo, os principais tipos de intercâmbio de inglês de acordo com o seu perfil.

Quais são os tipos de intercâmbio de inglês?

Intercâmbio de Inglês | Aprenda Inglês no Exterior

A princípio, o intercâmbio de inglês é uma maneira de estudar no exterior, para aprender um idioma, fazer um curso superior ou profissionalizante (técnico), ou um curso livre.
Mas também é possível fazer um intercâmbio de inglês para estudar e trabalhar.

Isso mesmo! Trabalhar legalmente, ganhar em moeda estrangeira e adquirir uma baita experiência profissional internacional! Confira com a gente os principais tipos de intercâmbio:

  • Curso de idiomas
  • Curso de idiomas para negócio
  • Curso de idiomas com trabalho
  • Universidade
  • Work Experience IE
  • Au Pair
  • High School
  • Trabalho Voluntário
  • Férias Teen

Intercâmbio de curso de inglês

O intercâmbio de curso de inglês é o tipo de intercâmbio mais popular entre os estudantes brasileiros!

Com duração flexível, ele se adapta perfeitamente à sua necessidade. Você pode fazer durante as férias, ou até mesmo tirar um ano sabático.

As aulas e as atividades cuidadosamente preparadas por professores nativos no idioma, em uma infraestrutura moderna e adequada ao ensino de línguas, potencializam a sua capacidade de absorção do inglês.

Além disso, a intensa integração durante as aulas, a vivência do dia a dia na cultura local e a hospedagem com falantes nativos e de outros idiomas, aumentam as suas possibilidades de desenvolvimento na nova língua!

Intercâmbio de curso de inglês com trabalho

Em alguns destinos selecionados, como por exemplo, Malta e Irlanda, o estudante matriculado em um curso de idiomas com duração mínima de 14 e 25 semanas, respectivamente, podem solicitar uma autorização para trabalhar legalmente no país.

Nesse sentido, em posse da permissão, podem trabalhar até 20 horas por semana durante o período das aulas e até 40 horas semanais nas férias. Contudo, além de outros requisitos, a idade mínima para fazer este intercâmbio em inglês é de 18 anos.

Outros destinos populares são a Nova Zelândia e a Austrália.

Universidade – Conquiste um Bachelor Degree

Harvard, MIT, Stanford, Yale, Oxford, Cambridge, enfim, são muitas as opções de universidades no exterior para você concluir o seu curso de graduação ou pós-graduação!

Nesse tipo de intercâmbio, um dos pré-requisitos básicos e mais importantes é a fluência no inglês. Então, você pode fazer um curso do idioma no exterior durante algum tempo e se preparar para o exame de proficiência!

A princípio, o processo para ingressar em uma universidade no exterior pode ser um pouco complexo e envolve uma série de procedimentos. Além de levar mais tempo para ser planejado.

Mas não se preocupe: nossos especialistas em ensino superior internacional vão te dar todo o suporte para você realizar mais este grande sonho!

Sem sombra de dúvida, a graduação internacional pode abrir os seus horizontes profissionais, possibilitando inúmeras oportunidades em todo o mundo!

Work Experience IE – Trabalhe em uma empresa americana

Já pensou em trabalhar legalmente em uma estação de esqui na neve? E num resort maneiríssimo? E ainda, receber em dólar?! Show, não é mesmo?!

O Work Experience é a modalidade de intercâmbio em inglês onde o estudante já embarca com o contrato de trabalho assinado!

Está disponível para universitários brasileiros, regularmente matriculados, com idade entre 18 e 29 anos de idade e que possuem nível de inglês intermediário.

Au Pair – Trabalhe como Babá nos EUA!

Este tipo de intercâmbio é uma super oportunidade para as meninas que tenham entre 18 e 26 anos de idade.

Trabalhando como babá, podem morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos e viver uma experiência de imersão cultural, convivendo na casa de uma família americana.

A participante ainda ganha uma bolsa de estudos no valor de 500 dólares. Uma ótima oportunidade para apostar ainda mais no idioma. Clique aqui para conhecer a lista de pré-requisitos.

High School – Estude o Ensino Médio no Exterior!

Este tipo de intercâmbio em inglês é direcionado para adolescentes que desejam cursar o ensino médio no exterior, para aprender o idioma, adquirir vivência internacional ou se preparar para ingressar em uma universidade no exterior.

Durante alguns meses, os alunos frequentam uma escola pública ou privada no exterior, convivem com outros estudantes estrangeiros e vivenciam a cultura local.

Os participantes devem ter entre 15 e 18 anos e o conteúdo estudado fora pode ser compensado no retorno para a sua escola no Brasil.

Programa de intercâmbio com Trabalho Voluntário

Trabalhar com idosos e crianças, ajudar a preservar o meio ambiente, proteger a fauna e a fauna silvestre são algumas das atividades que você poderá exercer nesta modalidade de intercâmbio em inglês para trabalho voluntário.

Se você gosta de servir e ajudar ou outros, este é um dos tipos de intercâmbio onde dá para estudar no exterior, aprender inglês e ainda fazer a diferença na vida de muita gente que precisa!

Diversos programas de voluntariado estão disponíveis na IE na África do Sul. Entre em contato e entenda qual se encaixa melhor no seu perfil!

Com certeza, estamos falando de momentos que ficarão gravados para a vida toda e um sentimento profundo de gratidão!

Férias Teen – Intercâmbio de inglês com diversão!

O intercâmbio na modalidade de Férias Teen é perfeito para você estudar, conhecer a maior galera maneira e ainda se divertir a valer!

Então, se você tem entre 14 e 17 anos de idade, pode entrar em contato com a nossa equipe para organizar este super programa no exterior!

Você ainda pode escolher dentre diferentes destinos e modalidades:

Quais as vantagens do intercâmbio de inglês?

Spongebob And Patrick GIFfrom Spongebob GIFs

E só para finalizar com chave de ouro e sucesso total, descubra as maiores vantagens e benefícios do programa de intercâmbio de inglês!

  • Promove a maturidade, o aumento da responsabilidade
  • Proporciona autonomia e autoconfiança
  • Enriquece o currículo profissional e gera um importante diferencial na carreira
  • Amplia o networking internacional, profissional e pessoal
  • Abre a cabeça para a diversidade étnica e cultural
  • Acumula experiência profissional (no programa de estudo e trabalho)
  • Ganha em dólar (Au Pair e Work Experience IE)
  • Possibilita conhecer novos países e culturas

Agora que você já sabe de tudo sobre o intercâmbio de inglês, só falta agir: entre em contato com o nosso time e planeje logo a modalidade de intercâmbio que tem mais a ver com você! Viaje, curta a vida e aprenda tudo sobre o mundo! A hora é agora!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário