Requisitos para o Private College: PAL, QAC e Study Permit

Compartilhe:

O Canadá é um país que tem crescido muito como destino de intercâmbio, seja para estudar inglês ou para fazer cursos vocacionais, também chamados de Career College ou Private College.

Os Private Colleges oferecem cursos vocacionais voltados para carreira, com permissão de trabalho.

Porém, houveram algumas mudanças no início desse ano (2024) em relação às regras governamentais para o Private College em Ontário, e é sobre isso que vamos falar neste artigo. 

Mudanças no Private College

No dia 22 de janeiro de 2024, o governo do Canadá optou por adotar restrições quanto ao número de estudantes para o Private College em algumas regiões do Canadá.

Essas restrições têm como objetivo garantir a qualidade de vida e do ensino canadense durante a experiência de intercâmbio.

Dessa forma, o ministro de imigração Marc Miller apontou que os custos de acomodação subiram de forma considerável, afetando a qualidade de vida não só dos alunos, mas também da população canadense.

E, como o Canadá é um país que se preocupa muito com a qualidade de vida e de educação, decidiu agir rapidamente, até mesmo para evitar abusos de instituições que tenham a intenção de atrair alunos internacionais para o Private College a qualquer custo.

Além disso, vale lembrar que essas mudanças ocorreram apenas para o Private College.

Sendo assim, os programas para cursos de inglês, high school, Public College e Universidades não foram impactados.

3 principais cidades do Private College

O Private College pode ser realizado em 3 principais cidades canadenses: Toronto, Vancouver e Montreal, e cada uma dessas cidades teve suas particularidades quanto às mudanças.

Vancouver

A cidade de Vancouver, na província de British Columbia, continua recebendo alunos para o Private College, porém, é necessário uma comprovação de que o intercambista é um estudante genuíno. 

Ou seja, é necessário comprovar que o aluno tem somente a intenção de evoluir com o ensino canadense. 

Essa comprovação é primordial, pois somente com ela, o aluno obterá a PAL (provincial attestation letter), novo documento adotado pelo governo canadense para atestar que o aluno é genuíno.

Somente com a PAL o aluno consegue aplicar para o visto de estudante (Study Permit), e com o visto, ganhar a permissão de trabalho no Canadá durante o intercâmbio.

Montreal

Montreal fica na província de Quebec e é a opção com mais abertura para receber estudantes internacionais.

E diferente de Vancouver, para realizar o Private College em Montreal é necessário o QAC (Quebec Acceptance Certificate), que é uma carta de aceitação considerada mais simples que a PAL.

Além disso, vale lembrar que o Canadá é um país bilíngue (inglês e francês), e como incentivo ao intercâmbio, o governo de Québec oferece aulas de francês gratuitas e bolsas de estudos entre $400-$800/mês para que os alunos também estudem francês durante o intercâmbio.

Toronto

Toronto, localizado na província de Ontário, é o destino que mais atraiu estudantes para intercâmbio no Canadá nos últimos 2 anos.

Porém, o governo decidiu suspender o Private College em Toronto no ano de 2024 e está sob avaliação para o ano de 2025. 

Dessa forma, existem 2 soluções para o estudante que já se matriculou para o Private College em Toronto:

1. Considerar outra cidade

O estudante pode considerar migrar o Private College para outra cidade, escolhendo entre Vancouver e Montreal.

Aqui, é necessário compreender que os valores podem sofrer alterações já que haverá uma mudança de cidade, principalmente nos valores da acomodação.

Sendo assim, em alguns casos, o valor final pode aumentar ou diminuir.

2. Adiar o programa para 2025

Essa alternativa é para os alunos que não abrem mão de estudar na cidade de Toronto.

Sendo assim, é possível adiar o programa para 2025 na expectativa do IRCC entender que a região está normalizada e assim, voltar a emitir autorizações para o Private College na província de Ontário.

Impactos das mudanças para o intercâmbio

Vale ressaltar que os impactos são positivos, primeiramente, no quesito qualidade na experiência com o ensino. 

Já que os alunos serão realmente genuínos, todos estarão ali com a intenção de se desenvolver profissionalmente, o que aumenta também a qualidade do networking.

Em segundo lugar, essa medida tende a aumentar as vagas de trabalho no Canadá, já que o programa permite que o aluno trabalhe 20 horas semanais durante o Private College.

Private College no Canadá

6

A experiência de um intercâmbio sem dúvida tem impactos enriquecedores para quem deseja evoluir na carreira e na vida.

E as mudanças nas regras para o Private College foram implementadas justamente como um cuidado do governo canadense, para aprimorar positivamente a experiência de intercâmbio no Canadá.

Ficou com alguma dúvida? Fale com um de nossos especialistas.

Receba nossas novidades