Programas de Intercâmbio: Quais são os 6 principais?

Programas de Intercâmbio: Quais são os 6 principais?

Existem diferentes programas de intercâmbio ao redor do mundo, do intercâmbio de férias para curtir enquanto aprende, àqueles mais longos e profissionalizantes. 

Nesse sentido, os programas de intercâmbio existem para os mais diversos gostos, desde aqueles que procuram experiências culturais, educacionais ou profissionais. 

Diferentes tipos de vistos, matrículas, acomodações e atrações são vistos durante o processo. Mas não se preocupe. O time super experiente da IE está pronto para entender o seu perfil e sugerir o melhor programa de intercâmbio.

Confira algumas opções:


Confira os principais programas de intercâmbio

  • Intercâmbio Au Pair
  • Intercâmbio para Curso de Idiomas
  • Graduação no Exterior
  • Work & Travel ou Work Experience IE
  • Intercâmbio voluntário
  • Curso de Especialização 

Conheça mais sobre os principais tipos de intercâmbio

Intercâmbio Au Pair

O modelo de Intercâmbio Au Pair consiste em cuidar de crianças em casas de famílias em vários países em troca de poder viver no país, fazer um curso de idioma e receber por isso. O programa geralmente tem duração de um ano a dois. 

Geralmente esse tipo de intercâmbio é focado para o público feminino, sendo raras as exceções para os homens serem selecionados pelas famílias. É requisito também ter entre 18 e 26 anos, possuir o ensino médio completo, inglês a partir do intermediário e ter carteira de motorista. É necessária também uma experiência prévia com crianças de no mínimo 200 horas.

Intercâmbio para Curso de Idiomas

O intercâmbio voltado para o aprendizado de idiomas é o mais popular entre todos os tipos, pois pode ser feito tanto por aqueles que querem aprender a língua do nível básico, quanto para aqueles que querem aprimorar o estudo de determinada língua. 

Geralmente a duração de um intercâmbio de curso de idiomas é adaptada de acordo com a vontade do intercambista e o início das aulas é sempre às segundas-feiras Em países como a Irlanda, Nova Zelândia e Austrália, é possível combinar as aulas de inglês com trabalho remunerado. Uma excelente alternativa para prolongar a estadia.

Graduação no Exterior

O programa de intercâmbio de graduação no exterior também está entre os mais procurados, pois além de possibilitar um contato com outra cultura e proporcionar uma educação de qualidade, ainda enriquece o currículo e o torna um diferencial no Brasil. 

É possível, dentro deste programa, cursar integralmente a graduação de forma internacional ou escolher fazer um semestre ou período específico fora. Para tanto, é importante pesquisar com quais Universidades internacionais a sua instituição de ensino possui vínculos capazes de proporcionar essa segunda experiência.

Caso o seu desejo seja cursar a graduação completa de forma internacional, é importante ficar de olho nos editais das universidades desejadas, pois é lá que você encontrará questões de aplicação e admissão de intercambistas.

Work &Travel (Work Experience IE)

Outro modelo muito procurado é o de Work Experience IE, que possibilita uma experiência direta com o mercado de trabalho norte-americano. E o melhor: você já sai do Brasil empregado!

Geralmente, as vagas envolvem atendimento ao cliente, o que fortalece o exercício do idioma. Alguns exemplos de vagas incluem estações de ski, hotéis e restaurantes. 

Já imaginou trabalhar enquanto ganha em dólar americano e aprende? O Work Experience te proporciona isso.

 

Intercâmbio Voluntário

O Intercâmbio voluntário é uma forma pouco conhecida de intercâmbio. Consiste em uma viagem voluntária para trabalhar em alguma organização que realiza trabalhos sociais, como ONG’S e outros projetos. O contato com outras pessoas também é constante, o que aumenta o aprimoramento da língua, além de ser um modelo generoso de intercâmbio.

 

Curso de Especialização

O curso de especialização também é uma opção quando você quer se aprofundar ainda mais na sua área. Um modelo internacional de mestrado, doutorado ou qualquer outro curso de capacitação tem o potencial de enriquecer ainda mais o seu currículo e o seu conhecimento. 

Nesse modelo, o aluno aplica ainda no Brasil estudante inicia a pesquisa no Brasil e em meio ao processo, viaja por um período variável – geralmente entre 3 e 6 meses – de acordo com os requisitos da pesquisa e o programa solicitado.

 

Existem muitos programas de intercâmbio, não é mesmo? Que tal planejar o seu? A IE te ajuda em todo o processo de obter uma experiência internacional única! Entre em contato com os nossos consultores e aproveite nossas oportunidades!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email