São Francisco EUA: a sua melhor opção para estudar na Califórnia

Descubra onde fica São Francisco EUA, a cidade mais progressista da Califórnia! Confira o mapa de São Francisco, curiosidades e muito mais!
Compartilhe:

O intercâmbio nos Estados Unidos reúne diversas opções de programas e destinos para uma experiência internacional incrível. Por isso, nosso post hoje vai te apresentar uma das principais cidades da Califórnia: São Francisco EUA.

São Francisco nos EUA é uma cidade em constante evolução, fazendo com que esse seja um dos melhores destinos para quem quer estudar nos Estados Unidos e, de quebra, conhecer o Vale do Silício, na Califórnia! 

Então, continue com a gente até o final deste artigo e conheça tudo sobre São Francisco EUA, seu próximo destino de intercâmbio nos Estados Unidos!

Principais informações sobre São Francisco EUA

São Francisco EUA
  1. Localização, geografia e mapa de São Francisco EUA
  2. Clima em São Francisco
  3. População de São Francisco EUA
  4. Multiculturalidade e diversidade em São Francisco EUA
  5. Principais pontos turísticos de São Francisco EUA
  6. Opções de intercâmbio nos Estados Unidos – em São Francisco EUA
  7. Porque morar em São Francisco EUA

Localização, geografia e mapa de São Francisco EUA

Intercâmbio nos Estados Unidos

De início, saiba que a cidade de São Francisco EUA está localizada no litoral oeste do estado da Califórnia, na Costa Oeste dos Estados Unidos, a cerca de 6 horas de distância de Los Angeles.

Fica às margens da Baía de São Francisco e, juntamente com as cidades de Palo Alto, Santa Clara, São José, dentre outras, faz parte da região conhecida como Vale do Silício.

Porque Vale do Silício?

A região do Vale do Silício (Silicon Valley, em inglês) abriga grande concentração de empresas de tecnologia de ponta, que fabricam produtos eletrônicos, circuitos, condutores e informática.

E um dos principais insumos para fazer produtos eletrônicos é o mineral silício. Daí o apelido de Vale do Silício

Entretanto, atualmente, a região do Vale do Silício é também reconhecida como principal pólo de empresas do tipo startup e inovações tecnológicas.

Lá estão sediadas algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, como Intel, Microsoft, Dell, Google, Apple, Facebook, HP, Nokia, Netflix, eBay, Pixar, dentre outras.

A geografia de São Francisco EUA contempla um incrível litoral, com praias sensacionais e que atendem a todos os gostos, com águas mais tranquilas ou altas ondas para surfe.

Além disso, São Francisco EUA conta com inúmeras áreas verdes, parques, montanhas e lagos, sendo propícia para a prática de muitas atividades junto à natureza, assim como outras cidades da Califórnia.

E como a cidade fica próxima a reservas ecológicas e por isso todos os habitantes são muito engajados com as causas da natureza e preservação! 

Confira no mapa abaixo, onde fica São Francisco EUA e entenda mais sobre a localização de uma das mais importantes cidades da Califórnia

Clima em São Francisco

O clima em São Francisco é do tipo temperado mediterrâneo, com temperaturas amenas durante o ano todo. 

Como a cidade é cercada por água, sofre as influências das frias correntes do Oceano Pacífico e raramente o clima em São Francisco conta com neve.

Há poucas chuvas, que geralmente caem durante o inverno, quando a temperatura média fica em torno de 10ºC. 

O verão é mais seco e as temperaturas médias também não costumam subir muito, ficando em torno de 15ºC.

Outra característica do clima em São Francisco é a constante presença de neblina durante algumas horas do dia; uma marca registrada da cidade!

Assim, conhecendo o clima de São Francisco nos EUA, fica mais fácil saber o que levar na mala para seu intercâmbio nos Estados Unidos.

Confira como está o clima em São Francisco EUA agora mesmo!

População de São Francisco EUA

Vale do Silício

A população de São Francisco EUA é de aproximadamente 874 mil habitantes. É a quarta maior população dentre as cidades da Califórnia e a 17º maior população das cidades dos Estados Unidos.

Além disso, a população de São Francisco EUA é composta por vários grupos étnicos e os habitantes brancos não-hispânicos representam menos de metade da população (41,9%).

De acordo com o governo americano (2010), a composição étnica dos moradores de São Francisco EUA contava com 48% de brancos, 33% de  asiáticos, 6% de afro-americanos, dentre outras raças. 

Como você deve saber, o idioma oficial dos Estados Unidos é o inglês. Sendo assim, mais da metade (55%) dos residentes de São Francisco EUA fala inglês em casa como primeira língua.

Logo, em  São Francisco EUA, 45% da população fala uma língua nativa diferente do inglês, onde 19% utiliza dialetos chineses (principalmente o cantonês), 12% tem o espanhol como primeiro idioma, 3% usa o tagalog e 2% o russo. 

Confira abaixo, 4 curiosidade sobre São Francisco:

  1. A cidade de São Francisco nos EUA se manteve protegida de exploradores até o século XVIII, sendo habitada apenas pela população indígena na época. 
  2. A frequente incidência de neblinas foi o fator que mais contribuiu para a cidade de São Francisco se manter preservada ao longo dos anos.
  3. Os espanhóis dominaram São Francisco de 1769 até 1821, quando o México declarou independência.
  4. Somente em 1869, a área onde está São Francisco EUA se tornou território americano, principalmente por causa da corrida pelo ouro de Sierra Nevada.

Multiculturalidade e diversidade em São Francisco EUA

Clima de San Francisco

Além da pluralidade étnica da população de São Francisco EUA, os habitantes da cidade têm um estilo de vida próprio e são bem abertos à diversidade sexual também.

São Francisco EUA tem a maior percentagem de homossexuais assumidos do que qualquer outra das grandes cidades da Califórnia. 

Da mesma forma, a região da Baía de São Francisco EUA abriga o maior percentual de famílias do mesmo sexo do que qualquer outra área metropolitana dos Estados Unidos

Na verdade, São Francisco EUA é considerada uma das cidades da Califórnia com atmosfera mais amigável para o público LGBTQ+.

Sendo assim, São Francisco é um dos destinos mais populares para os turistas gays nacionais e internacionais.

A anualmente, a cidade hospeda o San Francisco Pride, um dos maiores e mais antigos desfiles de orgulho gay do mundo, agregando mais de 1,5 milhões de pessoas.

Também, foi o lar da primeira organização de direitos lésbicos nos Estados Unidos; onde a primeira gay concorreu a um cargo público nos Estados Unidos, a primeira juíza lésbica foi nomeada no país, dentre outras.

Economia, tecnologia e educação em São Francisco EUA

Cidades da Califórnia

Como comentado acima, a cidade de São Francisco EUA é um das cidades da Califórnia que fazem parte do Vale do Silício, onde estão localizadas algumas das mais importantes empresas de tecnologia do mundo.

Neste sentido, a economia da região é voltada para a pesquisa e produção de artefatos eletrônicos e para a criação de soluções que utilizam a tecnologia para crescer e escalar os negócios.

Igualmente, o setor do turismo, alimentação e lazer é uma das atividades mais importantes da cidade e emprega um a cada sete postos de trabalho em São Francisco, EUA.

Além dos demais setores industriais e de serviços, o governo local e a Universidade da Califórnia São Francisco são outros grandes empregadores da cidade.

Com relação à educação, São Francisco EUA conta com quase metade (44%) da sua população adulta com diploma em algum curso universitário. 

Nesse sentido, dentre todas as cidades da Califórnia e dos Estados Unidos, é a segunda com maior número de graduados no ensino superior, atrás apenas de Seattle.

Conta ainda com mais de 10 renomadas universidades da Califórnia, como por exemplo:

  • University of San Francisco
  • San Francisco State University
  • University of California, San Francisco
  • California College of the Arts
  • Golden Gate University
  • California Institute of Integral Studies
  • San Francisco Art Institute
  • Alliant International University
  • University of California, Hastings College of the Law
  • Academy of Art University
  • San Francisco Conservatory of Music
  • Saybrook University
  • Presidio Graduate School

Além disso, na região do Vale do Silício, encontram-se ainda as renomadas instituições de ensino superior para estudar na Costa Oeste:

  • Stanford University
  • Carnegie Mellon University
  • Santa Clara University
  • San Jose State University

Principais pontos turísticos de São Francisco EUA

Cable Car de San Francisco

Com atrações únicas, estudar em São Francisco é abraçar a oportunidade de conhecer um lugar incrível, recheado de pontos turísticos e habitantes super receptivos

Além disso, é importante lembrar que a cidade é super progressista, ou seja, está sempre em transformação e em busca de melhorias na qualidade de vida

Confira os 15 principais pontos turísticos de São Francisco que você não pode perder!

  1. Golden Gate Bridge
  2. Sausalito
  3. Ilha de Alcatraz e presídio
  4. Golden Gate Park e Presidio Park
  5. Museu de Arte Moderna
  6. Palácio de Belas Artes
  7. Twin Peaks
  8. Coit Tower
  9. Fisherman’s Wharf
  10. Aquário da Baía de San Francisco
  11. Pier 39
  12. Ferry Building
  13. Lombard Street
  14. Ghirardelli Square
  15. San Francisco Chinatown

1.Golden Gate Bridge

A Golden Gate Bridge é o maior símbolo da cidade de São Francisco.

Este é um dos lugares mais queridinhos dos visitantes e moradores da cidade.

Foi concluída em 1937 e conta com 227 metros de altura, em uma arquitetura engenhosa que combina ferro e cabos, de onde é possível desfrutar de incríveis pinturas que ilustram toda a beleza de São Francisco. 

Os quase 3 km de extensão da ponte também podem ser atravessados de bicicleta ou a pé, pelas calçadas que ficam abertas para os pedestres em alguns horários. 

O destino do outro lado é uma das cidades da Califórnia mais charmosas e pitorescas.

2.Cidade de Sausalito

Após atravessar a Golden Gate, você vai se encantar com Sausalito, que possui bares, restaurantes, lojinhas e várias casas construídas no litoral das praias da Califórnia e nas encostas das colinas.

A super dica é: aproveite o bom clima em São Francisco, vá de bicicleta e, depois de curtir as incríveis vistas da ponte, aproveite a bike para explorar as ruas e parques de Sausalito.

E se quiser ficar para jantar por lá, em um dos deliciosos e aconchegantes restaurantes por lá, e mais tarde dá para pegar a barca (que é paga) e voltar para São Francisco de uma forma rápida e segura, em um passeio pra lá de romântico!

3.Ilha de Alcatraz e presídio

A Ilha de Alcatraz fica a cerca de 1 hora de distância do porto de São Francisco e ganhou fama por abrigar um presídio federal de segurança máxima em determinado período da história americana.

Desde sua inauguração em 1934 serviu de prisão para grandes personalidades do crime, como por exemplo, o poderoso Al Capone. O presídio foi desativado logo após acontecer a primeira fuga, em 1963.

A partir da desativação da cadeia, a Ilha de Alcatraz é uma atração obrigatória na lista de coisas a fazer em San Francisco dos visitantes americanos e estrangeiros

Considerada a prisão mais segura do país, a cadeia tinha a fama de ser inviolável, impossibilitando qualquer tentativa de fuga de seus detentos. 

E por isso, há tantas as histórias e mitos que até filmes já foram feitos sobre o assunto, como o famoso “Fuga de Alcatraz” (1979) com Clint Eastwood.

Cheio de mistérios, lendas e emoção, este é um dos pontos turísticos de São Francisco que mais recebe estrangeiros em todo o estado da Califórnia.

Dessa forma, o movimento é bem grande, e a curiosidade envolve turistas de todas as idades e perfis, então convém comprar ingressos com antecedência para a visita.

4.Golden Gate Park e Presidio Park

Conhecido como um dos maiores parques urbanos do mundo, o Golden Gate Park possui diversas possibilidades para curtir a natureza ao ar livre, além de museus e jardins bem cuidados, que ganham um colorido todo especial na primavera.

Lá você pode se divertir muito andando de bicicleta, de pedalinho do lago Stow, fazer deliciosos piqueniques ao ar livre e desfrutar da exuberante natureza.

O parque também sedia o Museu Memorial Young, o Conservatório de Flores, o Jardim Botânico e a Academia de Ciência da Califórnia.

Ali pertinho do Golden Gate Park, em uma área bem privilegiada, junto das mais luxuosas mansões da cidade, fica o Presídio Park.

Também é uma atração bem usada pelos nativos, tem diversas obras de arte e esculturas que enfeitam o ambiente e deixam o parque ainda mais convidativo para piqueniques, trilhas, caminhadas e prática de esportes.

Isto sem falar nos cenários deslumbrantes que é possível avistar de lá, e incluem, por exemplo: o Oceano Pacífico, o Palácio de Belas Artes, a ponte Golden Gate e a Ilha de Alcatraz.

5.Museu de Arte Moderna

Se você curte arte, o Museu de Arte Moderna de São Francisco é dedicado à arte contemporânea e conta com quase 30 mil obras de arte em suas galerias para você se encantar. 

Como um dos maiores museus de arte moderna e contemporânea do mundo tem seu acervo dedicado a obras de Pollock, Henri Matisse, Diego Rivera, dentre outros mestres da contemporaneidade.

Não é o único museu disponível em São Francisco, mas, sem dúvida, é um dos mais visitados da cidade, que você não pode deixar escapar da sua visita na cidade.

6.Palácio de Belas Artes

Além da beleza arquitetônica, o Palace of Fine Arts também funciona como uma espécie de parque urbano, onde as pessoas vão caminhar e desfrutar da natureza ao ar livre. 

Criado em 1915, como um monumento temporário para homenagear a abertura do Canal do Panamá, o suntuoso Palácio de Belas Artes de São Francisco EUA foi inspirado nos antigos monumentos Gregos e Romanos.

Fez tanto sucesso entre os visitantes e moradores da cidade que encantou a todos e acabou permanecendo para sempre e se tornando um ícone da cidade.

Sem dúvida, é um dos grandes pontos turísticos de São Francisco. 

7.Twin Peaks

Nos arredores de São Francisco estão os Twin Peaks, ou Picos Gêmeos, em português: duas montanhas quase iguais que têm seus cumes chamados de Noe e Eureka.

Abrangendo uma extensão territorial de quase 32 acres, oferecem vistas deslumbrantes lá cima: um maravilhoso panorama de 360º da cidade de São Francisco e vizinhanças. 

A área de conservação pública de Twin Peaks é especialmente protegida por ser o habitat natural das quase extintas borboletas azuis, além de contar com diversificada vida natural de toda a região.

Definitivamente, Twin Peaks, em São Francisco, é um dos mirantes turísticos mais populares nos Estados Unidos.

8.Coit Tower

Este monumento da cidade tem uma história bem interessante e tudo a ver com seus moradores.

Foi construído em 1933 para homenagear a milionária Lillie Coit que apoiava os bombeiros e, ao falecer, deixou uma grande soma de dinheiro para a cidade. 

A Torre Coit tem o formato de uma mangueira de incêndio e, do alto do mirante dos seus 64 metros, é possível ter magnífica vista.

De lá, o visitante pode avistar outros monumentos e pontos turísticos da cidade, como a Golden Gate, a Torre Transamerica Pyramid, dentre outros.

9.Fisherman’s Wharf

O Fisherman ‘s Wharf, ou Cais do Pescador, em protuguês é hoje um dos pontos turísticos mais visitados e movimentados de São Francisco, pois oferece grande número de atrações e coisas para se fazer.

No passado, era ali onde os barcos pesqueiros aportavam e, por isso, a pesca acabou batizando o lugar, que está localizado entre o Pier 35 e o Parque Maritime. 

O passeio pelo Cais do Pescador inclui visitas a algumas das melhores lojas, bares, restaurantes, cafés e sorveterias da cidade.

Jantar ou almoçar por ali é uma oportunidade única de desfrutar de uma saborosa gastronomia com frutos do mar frescos e curtir todo o visual da costa, como um verdadeiro pescador!

10.Aquário da Baía de São Francisco

Imagine um mundão de água em cima de você, protegido apenas por uma imensa e grossa camada de vidro!

Pois assim é o Aquário da Baía de São Francisco, que fica localizado no Pier 39, perto do The Embarcadero. 

Logo, este imenso aquário proporciona momentos de pura diversão, contemplação da vida natural e muito conhecimento, pois também é um ambiente de muita pesquisa e estudo da fauna marinha.

Ao todo, a atração conta com mais de 20 mil tipos de animais que podem ser avistados pelos diversos túneis de vidro do aquário. 

É uma visita imperdível, principalmente para a criançada. Inclusive, há programas que incluem pernoite dentro do aquário. 

Já pensou em dormir com um céu de água e animais marinhos em cima de você?!

11.Pier 39

Esta é a área mais agitada e requisitada do Fisherman ‘s Wharf. Tem carrossel, aquário e muito mais!

Bastante turística, por ali estão reunidas várias lojas especializadas em souvenirs e artigos temáticos da cidade, além de ótimos restaurantes, cafeterias, sorveterias e uma tradicional padaria.

A centenária padaria Boudin é um dos negócios mais antigos da cidade e fabrica diversos tipos de pães em vários formatos. 

Além disso, também oferece garrafas de vinho, sopas, saladas, sanduíches, e muito mais para saciar a sua fome.

Os simpáticos grupos de leões-marinhos passeiam pelas águas próximas e são alguns dos clientes assíduos do Pier 39, que encantam os humanos que invadem a área!

12.Ferry Building

O que antes era o terminal da barca de São Francisco, abriga hoje um diversificado mercado junto a um delicioso complexo gastronômico. 

Para quem gosta de visitar locais tipo mercados municipais, onde se pode conhecer e sentir os sabores e aromas da gastronomia local, esta atração é um prato cheio!

Por lá, você pode provar a culinária dos EUA, curtir um ambiente bem descontraído e comprar artigos regionais bem tradicionais.

Isso sem contar na maravilhosa vista junto ao mar, que contribui ainda mais para o sucesso do Ferry Building como uma atração turística.

13.Lombard Street

Então, toda cidade pelo mundo tem aquele bairro ou aquela rua com diferenciais que atrai a atenção de todos. Em São Francisco EUA não é diferente.

Aqui, a Lombard Street ganhou fama (e já apareceu em vários filmes de cinema) pelo seu curioso e sinuoso traçado.

Na verdade, é uma ladeira com 8 curvas bem fechadas e toda enfeitada por canteiros com flores coloridas e muito e muito verde, tipo uma praça.

Não preciso nem falar que é um local perfeito para fotos e selfies que vão bombar nas suas redes sociais! 

E por isso mesmo, vai exigir de você um pouquinho de paciência, pois a quantidade de turista por lá pode ser bem grande em alguns momentos!

14.Ghirardelli Square

Este lugar foi sede de uma grande fábrica de chocolate no século XIX mas, depois de encerrar as suas atividades, foi transformada em um centro comercial com lojas e restaurantes únicos e sensacionais.

O maior destaque é a própria loja Ghirardelli que vende todo tipo de chocolate, a Ghirardelli Soda Fountain & Chocolate Shop é uma parada obrigatória em São Francisco, EUA!

E tem também outras lojas maravilhosas, como a Lola Toy Stop, que vende brinquedos, e a loja Helpers Bazzar, especializada em peças e acessórios de moda feminina.

15.San Francisco Chinatown

Assim como quase toda grande capital nos Estados Unidos, São Francisco também tem uma Chinatown para chamar de sua!

Na verdade, é uma das maiores e mais antigas do país, fundada ainda no século XIX e hoje é uma popular atração para turistas e nativos.

Suas lojas de artefatos orientais, seus restaurantes típicos incluindo especialidades de origem cantonesa e fujian, e edifícios com arquitetura característica da cultura asiática, atraem pessoas de todos os perfis.

E não esqueça de atravessar o principal monumento da região, um portal chamado de 

Chinatown Gate!!

Opções de intercâmbio nos Estados Unidos – em São Francisco EUA

Conheça o programa de intercâmbio nos Estados Unidos para aprender inglês em São Francisco EUA.

Quem sabe, você também ingressa em algum tipo de intercâmbio com um curso superior em uma renomada universidade americana no Vale do Silício. Um sonho, não é mesmo?!

Intercâmbio com curso de inglês em São Francisco EUA

O intercâmbio nos Estados Unidos com curso de inglês em São Francisco pode ter duração mínima de duas semanas.

A carga horária mínima de aulas de inglês é de pelo menos 15 horas por semana. 

As aulas são completas e incluem todo o conteúdo teórico para o estudo do idioma, além de contar com diversas atividades práticas para aumentar a integração dos estudantes e professores.

As atividades exigem dos estudantes muita escuta, conversação e compreensão de situações corriqueiras, desenvolvendo habilidades de comunicação e potencializando o aprendizado do idioma.

As turmas têm um reduzido número de alunos e iniciam todas as semanas, em todos os níveis de inglês, desde o zero até o mais avançado. Assim, dá para todo mundo fazer, a qualquer momento!

Os professores são nativos do idioma, experientes e especializados no ensino de idiomas para alunos estrangeiros.

As escolas de idiomas contam com moderna e completa infraestrutura para promover a melhor experiência de aprendizado para o aluno.

Possuem salas amplas e iluminadas, wifi e serviço de impressão gratuitos, além de serem super bem localizadas e de fácil acesso.

A acomodação durante este programa pode ser realizada em casas de famílias (a Host Family) locais anfitriãs  em ou lugares especialmente alugados para receber os alunos, chamadas de residências estudantis.

Confira agora os principais requisitos para participar deste tipo de intercâmbio nos Estados Unidos:

  • Idade mínima de 16 anos
  • Qualquer nível de inglês
  • Passaporte válido com visto
  • Exame médico
  • Certificado Internacional de Vacinação (CIV)
  • Comprovantes de hospedagem, passagens aéreas e matrícula na escola de idiomas
  • Comprovantes de capacidade financeira para pagar pelo programa e estadia nos EUA
  • Demais documentos que podem ser solicitados (confira tudo com nosso especialista)
  • Muita animação e vontade de aprender

Porque morar em São Francisco EUA

Vida em San Francisco

Antes de tudo, um intercâmbio no exterior proporciona uma vivência internacional única e bastante enriquecedora para o participante.

Além disso, são inúmeros os benefícios pessoais e profissionais de morar e estudar fora do Brasil, como por exemplo:

Principais vantagens de estudar no exterior

  • Desenvolver autonomia, autoconfiança e responsabilidade
  • Ampliar a rede de relacionamentos internacionais
  • Conhecer outro país e cultura
  • Aumentar a flexibilidade e a capacidade de adaptação 
  • Obter uma vivência internacional
  • Enriquecer o currículo profissional
  • Ganhar um diferencial de destaque no mercado de trabalho

No caso de São Francisco, descubra os principais diferenciais que a fazem uma das cidades da Califórnia mais procuradas e sensacionais para morar fora.

Como comentamos lá em cima no texto, a cidade de São Francisco é um destino que tem sua população muito aberta à diversidade. 

Neste sentido, é considerado um dos melhores lugares para o turismo LGBTQIA +? Legal, né?

Além disso, os bairros por toda São Francisco possuem atrações icônicas, como a Golden Gate Bridge e a famosa Ilha de Alcatraz, além de ser uma cidade multicultural, que transborda arte por todos os lados! 

Também, além da pluralidade ética, conta ainda com uma grande concentração de áreas naturais, que fazem parte da vida dos seus habitantes. 

O clima em São Francisco, nem tão frio, nem tão quente, também é um super atrativo para os estudantes curtirem na cidade,

Logo, a maioria das pessoas por lá possuem algum tipo de engajamento, um reflexo da cidade, seja pelas causas sociais, raciais, políticas, econômicas, ambientais e tecnológicas. 

Como tem muitas startups e empresas de alta tecnologia por lá, tanto de produção e desenvolvimento como de pesquisas, existem inúmeras oportunidades para ingressar neste ambiente tecnológico e empreendedor.

Quem sabe você não se junta com outros colegas estrangeiros e transforma aquela ideia brilhante em um negócio inovador e de muito sucesso?! Imagine que legal!

Por isso, fazer intercâmbio em São Francisco EUA e morar na Califórnia abre portas para crescer profissional e pessoalmente, além de sempre ter algo para fazer, já que a cidade possui cenários naturais diversos e uma população muito engajada! 

Planeje seu intercâmbio para São Francisco EUA com a IE

Estudante nos EUA

Por fim, espero que você tenha gostado de desvendar praticamente tudo sobre este maravilhoso destino de intercâmbio.

Deu até aquela vontade de partir agora mesmo para estudar em São Francisco EUA. Vai, ative sua atitude e converse com nosso especialista para realizar a melhor viagem da sua vida!

Receba nossas novidades