Escrito por: Marcelo Melo

Viseu, Portugal: a cidade histórica do centro de Portugal

Você já ouviu falar da histórica cidade de Viseu, Portugal? Ela é uma cidade com vocação agrícola, cheia de belezas …

Início » Blog IE Intercâmbio » Viseu, Portugal: a cidade histórica do centro de Portugal

Você já ouviu falar da histórica cidade de Viseu, Portugal? Ela é uma cidade com vocação agrícola, cheia de belezas naturais. 

Viseu, Portugal, se encontra no distrito homônimo, situado na província da Beira Alta, que fica na Região do Centro de Portugal.

Dessa forma, a cidade de Viseu, Portugal, possui um centro histórico muito bem conservado, com estradas empedradas, ruelas, jardins públicos e uma bela praça central. 

Onde fica Viseu, Portugal?

Viseu é uma das principais cidades da região do Centro de Portugal e a mais populosa das cidades do interior.

Desse modo, a cidade portuguesa, situada no centro-norte de Portugal, é dividida em 25 freguesias. Além disso, possui cerca de 510 km² de área, conseguimos encontrá-la na província da Beira Alta, Região do Centro e sub-região do Dão-Lafões.


O que fazer em Viseu?

O que fazer em Viseu é uma pergunta feita por muitos viajantes.

A Cidade-Jardim possui lindos museus, flores coloridas em cada recanto, belíssimos jardins, praças monumentais e uma gastronomia de bem típica portuguesa, que fazem com que valha a pena visitar a cidade. 

Sendo assim, respondendo a pergunta “o que fazer em Viseu?”, existem alguns pontos turísticos que você não pode deixar de visitar quando for a Viseu, Portugal:

  • Catedral de Santa Maria de Viseu;
  • Praça da República;
  • Museu Almeida Moreira;
  • Igreja da Misericórdia;
  • Casa do Miradouro.


Catedral de Santa Maria de Viseu

Também conhecida como Catedral da Sé, a igreja possui uma fachada datada do século XVII. É possível fazer uma visita ao “Tesouro da Sé”, onde se encontram esculturas e outros objetos antigos de muito valor.


Praça da República

Na praça se encontra a Câmara Municipal, construída no século XIX. Ela possui um lindo jardim, uma decoração de azulejos nas escadas além de vários painéis de azulejo.

Além disso, é uma praça muito movimentada na cidade e com certeza é um ponto turístico imperdível de Viseu, Portugal.

Museu Almeida Moreira

Francisco Almeida Moreira foi um dos maiores precursores da cultura da região de Viseu, Portugal no séc. XX. 

Dessa forma, o museu foi criado em sua antiga casa, exibindo sua coleção particular que fora doada para a cidade após a sua morte.


Igreja da Misericórdia 

É uma igreja construída no estilo rococó. Além disso, ela possui duas torres e uma belíssima fachada, tendo sua construção datada no século XVI, todavia, teve restaurações no século XVII.


Casa do Miradouro

A casa é um edifício histórico do século XVI. Ela possui um lindo jardim, além de ser possível visitar o seu interior, que mostra o legado do Dr. José Coelho, um professor que foi pioneiro no estudo do patrimônio arqueológico da região de Viseu.


Clima em Viseu

Apresentando um clima mediterrânico que sofre influência continental e marítima, Viseu possui um verão curto, morno, seco e de céu quase sem nuvens. Já o inverno apresenta um clima úmido e frio, com precipitação e de céu parcialmente encoberto.


Morar em Viseu 

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Viseu é considerada a cidade portuguesa com maior qualidade de vida entre as 12 capitais de distrito com maior população.

Ademais, morar em Viseu é também uma oportunidade para apreciar excelentes vinhos, pelo fato da região ser rodeada de vinhedos, e por isso, município possui um dos melhores vinhos de Portugal!

Além disso, a cidade conta com uma boa estrutura de hospitais e centros de saúde. Morar em Viseu significa estar rodeado de museus, parques e jardins, comércios, shoppings, teatros e até galerias de arte. 

E agora que você já sabe tudo sobre Viseu, Portugal, o que acha de pegar o próximo voo para conhecer a linda cidade histórica? Entre em contato com a gente e marque sua viagem agora mesmo!