Categorias
Intercâmbio

Voluntariado internacional: confira este GUIA COMPLETO

Entenda o voluntariado internacional. Saiba como funciona, conheça os tipos, destinos e requisitos para participar. Descubra as maiores vantagens.

Você já pensou em participar ativamente de uma comunidade local no exterior? Sabe o que é programa de voluntariado internacional?

Se você acha que o voluntariado internacional inclui viajar, conhecer o mundo, trabalhar no exterior gratuitamente para ajudar a melhorar a vida das pessoas, preservar o meio ambiente, proteger a fauna e a flora silvestres, acertou!

Isso mesmo, o voluntariado internacional é o tipo de programa de intercâmbio voluntário onde, além de aprimorar um novo idioma, os estudantes participam no exterior, de diversas atividades nas áreas ambiental, social, animal e de saúde.

O foco principal é a doação do seu tempo e habilidades para ajudar na preservação do meio ambiente, da vida animal e restabelecer as condições de saúde, respeito e dignidade de pessoas necessitadas.

E olha, receber a gratidão das famílias, crianças, idosos e demais pessoas assistidas pelo trabalho voluntário, não tem preço! A satisfação em ajudar a transformar para melhor, as vidas das pessoas que mais precisam também é uma das maiores recompensas. Mas não é só isso!

Trabalhar no exterior e participar de um intercâmbio voluntário irá trazer muitas outras vantagens para você, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal como na área profissional, como veremos mais à frente neste post.

Dessa forma, fique com a gente e nos acompanhe até o final, que vamos te contar tudo sobre o programa de voluntariado internacional, alguns destinos mais populares onde ele está disponível, as principais áreas de atuação, os tipos de programas mais comuns e muito mais!

Após a leitura deste texto, tenho certeza de que você vai considerar uma viagem para participar de um programa de voluntariado internacional, como uma forte opção para aprender outro idioma no exterior!

Confira a seguir, todos os detalhes sobre o programa de intercâmbio para voluntariado internacional.

O que é e como funciona o Voluntariado Internacional?

O voluntariado internacional é um programa de intercâmbio onde o aluno participante estuda um novo idioma e realiza atividades junto às organizações sociais, ambientais e de saúde no destino, para ajudar comunidades locais mais necessitadas.

É uma atividade bem comum na Europa e na América do Norte, praticada por estudantes de várias idades, além de adultos e até idosos.

Nesse sentido, também está se tornando uma modalidade de intercâmbio cada vez mais comum e procurada por intercambistas brasileiros, na atualidade.

Geralmente, os programas para voluntariado internacional têm duração de poucas semanas, mas podem ser estendidos, em alguns casos.

Então, o estudante que participa do intercâmbio voluntário no exterior não é remunerado, pelo menos em dinheiro. Assim, na prática, o intercambista voluntário arca com todo o custo do programa, que inclui os seguintes itens de despesas:

  • Curso de idioma;
  • Passagem aérea;
  • Moradia;
  • Transportes;
  • Alimentação;
  • Seguros;
  • Demais gastos pessoais.

Entretanto, alguns modelos de programas de voluntariado internacional podem oferecer bolsas de estudos para o estudante que vai desenvolver atividades voltadas para a pesquisa.

Quais são as atividades realizadas no programa de Voluntariado Internacional?

Dentre as inúmeras possibilidades de participação para auxiliar a melhorar as vidas das pessoas, no voluntariado internacional, os estudantes voluntários que decidem fazer este programa para trabalhar no exterior podem auxiliar:

  • No atendimento e no tratamento de doentes
  • A cuidar de crianças, jovens e idosos carentes
  • Atender vítimas de catástrofes naturais – como terremotos e tsunamis
  • Monitorar áreas verdes preservadas
  • Atuar em atividades para a promoção da sustentabilidade
  • Cuidar de animais feridos ou em risco de extinção
  • Dar aulas para crianças (idiomas, música, esportes etc.)
  • Orientar programas sociais
  • Participar de programas de imunização e melhoria da saúde básica
  • Auxiliar na construção e reforma de moradias, escolas e demais obras de infraestrutura
  • Orientar a agricultura sustentável e a melhoria da qualidade da alimentação
  • Dentre outras atividades

Quais são os requisitos para participar do voluntariado internacional?

Antes de mais nada, para ser voluntário, o requisito mais importante para o estudante é gostar de ajudar as pessoas, sem se preocupar com nenhum tipo de recompensa.

Entretanto, pelas regras do programa de voluntariado, o intercambista precisa ter idade mínima de 18 (alguns programas podem aceitar estudantes a partir dos 17 anos) e máxima de 60 anos e é necessário saber falar o idioma do país escolhido, pelo menos no nível intermediário.

E também, na maioria dos programas, você vai precisar apresentar um currículo em inglês e, para programas que envolvem atividades com crianças, exige-se uma certidão de antecedentes criminais.

Além disso, antes de iniciar as atividades voluntárias, o intercambista também será treinado para entender e aplicar corretamente, os princípios da ajuda humanitária, que são: neutralidade, imparcialidade e respeito ao contexto cultural daquele povo.

Sem dúvida, o voluntário precisa compreender o tamanho da responsabilidade que está assumindo e abraçar a causa.

E, definitivamente, tem que ter a cabeça muito aberta e estar disposto a aceitar a diversidade cultural, buscando sempre um ambiente de harmonia, entendimento e colaboração entre todos.

Onde você pode fazer intercâmbio voluntário?

A princípio, existe demanda para o trabalho voluntário em todas as partes do mundo.

Sendo assim, ao ingressar num programa deste tipo, você quer ter certeza que tudo correrá bem, estará seguro e não sofrerá nenhum tipo de risco.

Por isso é preciso escolher muito bem as instituições organizadoras dos projetos sociais, assim como as pessoas envolvidas e as regras dos destinos selecionados para o intercâmbio voluntário.

Nesse sentido, a IE Intercâmbio tem sólidas parcerias com organizações renomadas mundialmente e de extrema confiança. Logo, a qualquer momento, consulte nosso especialista em intercâmbio voluntário para mais detalhes.

Assim, garantem um intercâmbio voluntário muito seguro e satisfatório, capaz de agregar muito valor, tanto para o estudante, como para as comunidades atendidas.

Por isso, atualmente, os programas de intercâmbio para voluntariado internacional são realizados na África, nos seguintes países:

Quais os tipos de programas de intercâmbio voluntário disponíveis?

Veja alguns dos principais tipos de programa de intercâmbio de voluntariado internacional para você trabalhar no exterior:

  1. Ocean Conservation – programa dedicado à conservação do meio marinho na África do Sul por meio de pesquisa, vontade de ajudar e dedicação.
  2. Caring for the elderly – projeto focado na atenção aos idosos de várias origens socioeconômicas.
  3. Athlone Children ‘s Home – este projeto de intercâmbio voluntário foca no cuidado em tempo integral para bebês e crianças, geralmente negligenciadas, abusadas sexualmente, abandonadas ou órfãs.
  4. Teaching Centre – esse projeto de trabalho voluntário no exterior é uma espécie de programa de intervenção e pré-alfabetização, auxilia crianças que possuem déficit de aprendizado, leitura e afins.
  5. Shark Project – este programa de voluntariado é direcionado à pesquisa científica e proteção do oceano e do tubarão branco da África do Sul.
  6. Wildlife Research Project – esse programa é mais ligado à pesquisa e estudos, das áreas naturais e da vida selvagem.
  7. Domestic Animal Rescue – tem o objetivo de resgatar, reabilitar, reunir e arranjar um lar para animais domésticos que foram abandonados, abusados e negligenciados.
  8. Assist Women with Special Needs – esse projeto acontece em uma casa, onde mulheres compartilham momentos e situações de vida similares e são motivadas a criar relacionamentos de igual para igual, aumentando sua autoestima.
  9. Urban Farming – projeto de agricultura urbana para o cultivo da agricultura sustentável e atividades de promoção da saúde.
  10. Jeffrey ‘s Bay Kindergarten – Este programa de intercâmbio voluntário é direcionado ao cuidado de crianças pequenas e busca promover a sua educação e socialização.

O que você ganha com o voluntariado internacional?

Como falado lá em cima no texto, há muitas vantagens para o estudante que participa do intercâmbio voluntário. Confira algumas na relação abaixo:

  • Enriquecer o currículo profissional com horas de trabalho voluntário
  • Aprimorar o aprendizado do idioma
  • Conhecer o destino a fundo: sua população, cultura, gastronomia, costumes e tradições
  • Exercer uma atividade profissional não remunerada de forma legal
  • Fazer o bem ao próximo e, consequentemente, a si mesmo
  • Imergir intensamente na cultura local
  • Ampliar o networking internacional e abrir novos horizontes e oportunidades
  • Adquirir experiência profissional internacional diferenciada
  • Desenvolver a autonomia, empatia, autoconfiança e responsabilidade

Assim, ao participar de um intercâmbio de voluntariado internacional, você poderá aprender muito mais do que a falar um novo idioma. Vai vivenciar uma experiência única de altruísmo e caridade! Que vai te trazer muito orgulho e satisfação pessoal!

Sem dúvida, é um momento transformador e enriquecedor. De grande aprendizado para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Mas, definitivamente, não há preço que pague a sensação de ver a felicidade no olhos de uma criança faminta, ao fazer uma refeição decente e ser bem tratada.

Fazer o bem, ajudar o próximo e melhorar a vida das pessoas é o melhor pagamento que qualquer pessoa poderia receber. Assim, o sentimento de gratidão é indescritível e impagável!

Além de muito inspirador.

Então, se identificou com a causa voluntária? Entre em contato com nosso time para saber muito mais sobre os programas de voluntariado internacional. Veja opções, destinos e as super condições para a viagem que vai transformar a sua vida, para muito melhor!

Deixe um comentário