Escrito por: Marcelo Melo

Trabalho voluntário no exterior: melhore a vida das pessoas

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre um tipo diferente de intercâmbio para trabalho no exterior que enche o coração: …

Início » Blog IE Intercâmbio » Trabalho voluntário no exterior: melhore a vida das pessoas

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre um tipo diferente de intercâmbio para trabalho no exterior que enche o coração: o trabalho voluntário no exterior.

Jovens engajados com questões sociais e educacionais, quando buscam um intercâmbio cultural às vezes acabam priorizando aqueles que envolvem trabalho voluntário no exterior, porque o programa possibilita, além do aprendizado do idioma, desenvolvimento profissional.

Nesse sentido, o intercâmbio de trabalho voluntário no exterior é um programa que une uma experiência de voluntariado fora do Brasil ao estudo e aprendizado do idioma inglês. Prepare-se para deixar o coração bem quentinho com todas as opções de programas que iremos mostrar a seguir!

O que é o trabalho voluntário no exterior

Trabalho voluntário no exterior: melhore a vida das pessoas

O intercâmbio para trabalho voluntário no exterior também é conhecido como intercâmbio comunitário ou voluntariado fora do Brasil.

Dessa forma, o estudante estuda o idioma e trabalha, de forma não remunerada, em um projeto juntos a uma organização social ou ambiental.

Assim, dá para aprender inglês e ainda fazer a diferença na vida de muita gente que precisa!

Entretanto, o intercambista deve arcar com todas as despesas do programa, como por exemplo:

  • Hospedagem
  • Alimentação
  • Passagens aéreas
  • Transporte
  • Seguros

Contudo, mesmo apesar de não receber remuneração, o intercambista conta com a gratidão daqueles mais necessitados, e este é o maior pagamento e satisfação que uma pessoa pode querer!

Porém, são muitas as vantagens de participar do programa de trabalho voluntário no exterior, veja algumas delas.

Por que fazer um programa de trabalho voluntário no exterior?

Trabalho voluntário no exterior: melhore a vida das pessoas

  1. Exercer uma atividade profissional não remunerada de forma legal
  2. Fazer o bem ao próximo
  3. Imergir na cultura local
  4. Aprimorar o aprendizado do idioma
  5. Conhecer o destino a fundo: sua cultura, gastronomia, costumes e tradições
  6. Enriquecer o currículo profissional
  7. Ampliar o networking
  8. Adquirir experiência profissional internacional diferenciada

A maioria desses programas de intercâmbio comunitário exige que o participante tenha idade mínima de 18 anos de idade e muita vontade para ajudar e participar ativamente da vida das pessoas.

Veja mais requisitos básicos para participar dos programas de intercâmbio comunitário no exterior da IE. Entretanto, os requisitos específicos podem variar de acordo com o programa escolhido.

Quem pode participar do trabalho voluntário no exterior?

Trabalho voluntário no exterior: melhore a vida das pessoas

  • Ter no mínimo 18 anos e no máximo 60 anos
  • Ter inglês intermediário
  • Para programas que envolvem trabalho com crianças, uma certidão de antecedentes criminais é solicitada e exigida
  • A maioria dos programas requer um currículo em inglês
  • Nenhuma obrigatoriedade de experiência para voluntariado fora do Brasil

Sem dúvida, estudar no exterior e participar de um intercâmbio voluntário possibilita interagir com a comunidade local de uma maneira muito intensa, onde você realmente acaba conhecendo as pessoas a fundo, sua história de vida, sua família, dores e sonhos.

Os programas de trabalho voluntário no exterior da IE Intercâmbio acontecem na África do Sul e podem abranger diversas áreas de atuação. Se você ainda não decidiu o lugar do seu intercâmbio, que tal optar pela África?

Por exemplo, há programas para cuidar de crianças, para pesquisas de fauna e flora, para preservação de áreas naturais, para tomar conta de animais, dentre muitas outras opções.

Além disso, a duração mínima do programa é de duas semanas. Vale ressaltar que dependendo do programa, você precisará cumprir alguns requisitos a mais para exercer o voluntariado fora do Brasil.

Descubra algumas opções de trabalho voluntário no exterior disponíveis para você, nas áreas social, ambiental e de atenção à fauna silvestre.

Programa de intercâmbio voluntário na África do Sul

Assist Women with Special Needs

Trabalho voluntário no exterior: melhore a vida das pessoas

Esse projeto de intercâmbio voluntário no exterior é na área social e tem duração mínima de 2 semanas. Somente são permitidos participantes de no mínimo 18 anos.

O projeto ocorre em uma casa, onde mulheres se encontram em situações semelhantes de vida e podem criar relacionamentos de igual para igual.

Na Cidade do Cabo, você vai vivenciar o dia a dia dessas mulheres e lhe oferecer um novo aprendizado de acordo com suas habilidades e a partir da necessidade delas: cozinhar, ler, escrever, dentre outros.

Athlone Children’s Home

Com duração a partir de 8 semanas, este projeto de intercâmbio voluntário recebe estudantes voluntários a partir de 18 anos e foca no cuidado em tempo integral para bebês e crianças, desde o seu nascimento até os 5 anos de idade.

Geralmente, são crianças negligenciadas, abusadas sexualmente, abandonadas ou órfãs que são aceitas na casa e cuidadas por voluntários. Elas são aceitas independente de raça, sexo ou mesmo em caso de doenças como o HIV.

Aqui, o maior benefício que o intercambista vai trazer é amor e carinho para as crianças carentes!

Teaching Centre

Trabalho voluntário no exterior: melhore a vida das pessoas

Esse projeto de trabalho voluntário no exterior é uma espécie de programa de intervenção e pré-alfabetização, pois apoia crianças que possuem déficit de aprendizado, leitura e afins.

Este programa de intercâmbio comunitário recebe voluntários a partir de 18 anos para trabalhar por, no mínimo, 4 semanas.

Para fomentar o desenvolvimento infantil, o programa foca no enriquecimento do vocabulário e da linguagem, oferecendo ainda, ajuda extra e assistência a tantas crianças que frequentam o projeto.

Jeffrey’s Bay Kindergarten

Este programa de intercâmbio voluntário é igualmente direcionado para crianças e busca promover a sua educação e socialização.

O projeto recebe estudantes voluntários a partir de seus 18 anos de idade, para exercer o auxílio de no mínimo 4 semanas.

O intuito é, além de promover o aprendizado, estimular o desenvolvimento dessas crianças, com muitas atividades lúdicas.

O projeto ainda conta com uma ajuda básica para ensinar e promover experiências e vivências educacionais para cada criança que ali reside.

Caring for the eldery

Este projeto de intercâmbio comunitário é focado na atenção aos idosos de várias origens socioeconômicas.

Tem o objetivo de proporcionar aos residentes o mais alto padrão de assistência e enfermagem em um ambiente familiar, com certa dependência e dignidade.

Na Cidade do Cabo, este voluntariado fora do Brasil inclui jogos, instrumentos e demais atividades lúdicas. Tem a duração a partir de 2 semanas e, para participar é necessário ser maior de 18 anos.

Urban Farming

Trabalho voluntário no exterior: melhore a vida das pessoas

Esse sensacional projeto de agricultura urbana permitirá que você, maior de 18 anos,  experimente o cultivo da agricultura sustentável e atividades de promoção da saúde.

Experiência única, incentiva a mudança na maneira como a população vê a produção de alimentos e compra, e ensina a comunidade de onde nossa comida realmente vem, beneficiando as famílias que moram aqui.

Além disso, este intercâmbio comunitário permite contato direto com a natureza, trabalhar com a terra e plantas, sem dúvida, é uma super experiência de vida que você vai trazer para casa! Também está situado na Cidade do Cabo e tem duração mínima de 2 semanas.

Domestic Animal Rescue

Com idade mínima de 17 anos, o projeto que envolve conservação, recebe participantes que desejam ficar no mínimo 2 semanas nessas atividades.

A organização pró-vida que não é lucrativa, tem como objetivo reabilitar cães e gatos.

Além disso, é focado em resgatar, reabilitar, reunir e arranjar um lar para esses bichinhos que foram abandonados, abusados e negligenciados.

African Horizon

A maioria dos animais trazidos para cá são de filhotes órfãos ou de adultos gravemente feridos

que serão atendidos no santuário por toda a vida. E, sempre que possível, eles são liberados de volta ao seu habitat natural.

Situado no Garden Route, em Thornhill, o projeto está bem localizado para explorar este terreno único ou praticar diversos esportes no seu tempo livre.

Este programa de voluntariado fora do Brasil está disponível por pelo menos duas semanas, para intercambistas a partir de 17 anos de idade.

Wildlife Research Project

Mais ligado à pesquisa e estudos, a partir de duas semanas, este programa de intercâmbio voluntário está localizado em Mossel Bay.

Oferece uma grande oportunidade para jovens a partir de 18 anos se envolverem e fazerem parte na conservação e sustentabilidade da vida selvagem e ecossistemas africanos.

Os voluntários estão diretamente envolvidos não apenas na proteção e no estudo da vida selvagem e dos ecossistemas africanos, mas também passam por sessões educacionais, onde o foco é entender o contexto geral da situação do país.

Ocean Conservation

O trabalho voluntário na fundação Ocean Conversation é dedicado à conservação do meio marinho na África do Sul por meio de pesquisa, vontade de ajudar e dedicação.

A partir de 17 anos, você pode fazer uma mudança real no futuro da bela costa da África do Sul e, ao mesmo tempo, apreciar baleias, golfinhos, focas e aves marinhas em seu habitat natural.

Acontece na área de Plettenberg Bay e tem duração a partir de duas semanas.

Shark Project

Trabalho voluntário no exterior: melhore a vida das pessoas

Este projeto de intercâmbio voluntário é baseado no oceano e une pesquisa científica e participação pública na proteção do tubarão branco da África do Sul.

Os voluntários, maiores de 18 anos, estão aqui para estreitar a relação dos tubarões

e turistas, aumentando a consciência sobre esses animais maravilhosos.

Durante pelo menos duas semanas, próximo a região de Gansbaai, você se envolve na

conservação do oceano, na cura de feridas, na identificação e no rastreamento dos tubarões.

Em suma, além destes, diversos outros projetos estão disponíveis para você que deseja fazer esse tipo de intercâmbio com trabalho voluntário.

Nesse tipo de programa você estuda pela manhã e realiza o trabalho voluntário no período da tarde.

Faça o seu trabalho voluntário no exterior com a IE

Por fim, fazer um intercâmbio voluntário é preparar-se para uma transformação pessoal. O sentimento de carinho e satisfação perduram para a vida toda.

Inclusive, se você tem o desejo de estudar inglês no exterior e trabalhar, mas não juntamente com um trabalho voluntário, você pode escolher entre diversas opções de intercâmbio.

Enfim, você pôde conhecer algumas opções de trabalho voluntário no exterior e agora sabe como funciona. Conte conosco para realizar o desejo de servir voluntariamente na África do Sul. Mande uma mensagem pra gente e confira todas as condições!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário