Escrito por: Marcelo Melo

Trabalho voluntário fora do Brasil: Os 17 principais programas

Saiba como funciona o trabalho voluntário fora do Brasil, conheça os principais destinos e programas para fazer intercâmbio comunitário.

Início » Blog IE Intercâmbio » Trabalho voluntário fora do Brasil: Os 17 principais programas

O trabalho voluntário fora do Brasil é uma das opções de programas de intercâmbio comunitário que vem se popularizando muito nos últimos anos. 

Também conhecido como voluntariado internacional, o trabalho voluntário fora do Brasil é uma oportunidade para o estudante trabalhar no exterior e interagir mais intensamente com a comunidade do destino.

Enfim, a viagem para trabalho voluntário fora do Brasil é aquela onde o intercambista trabalha junto a organizações humanitárias, projetos de conservação do meio ambiente e proteção de animais.

Além disso, durante o intercâmbio comunitário, também é possível fazer um curso para aperfeiçoar a língua estrangeira e adquirir a tão sonhada fluência de uma vez!

Entretanto, é importante saber que durante o programa de  voluntariado internacional, o participante arca com todos os seus custos.

Assim, é responsável por todas as suas despesas como passagem, acomodação, alimentação e transportes, e ainda faz trabalho não remunerado, ou seja, sem receber um salário.

Porém, a recompensa pessoal neste caso é muito maior, pois, a satisfação de ajudar o próximo, ajudar a preservar o planeta e sua biodiversidade enriquece a alma e engrandece o espírito! 

Sem dúvida, é uma experiência incrível, com um propósito de vida, que enche o coração de alegria e gratidão!

E este assunto sensacional é o tema do nosso post de hoje. vamos contar como funciona esta incrível oportunidade de conhecer novos países e culturas e ajudar os mais necessitados.

Onde posso fazer trabalho voluntário fora do Brasil?

Os programas de intercâmbio comunitário estão disponíveis em diversos países, na maioria das vezes, são mais comuns onde há grandes desafios nas áreas sociais, ambientais e culturais. 

Descubra e localize no mapa abaixo onde e como você pode participar desta vivência única, que é ajudar aqueles que mais precisam, durante um intercâmbio para trabalho voluntário fora do Brasil.

Com foco na segurança e na qualidade da experiência do participante, a IE Intercâmbio organiza programas incríveis para trabalho voluntário fora do Brasil nos seguintes destinos:

Como posso participar de um intercâmbio para trabalho voluntário fora do Brasil?

Se você tem vontade de ajudar as pessoas e gostaria de ter uma experiência profissional internacional, além de praticar o inglês, este tipo de intercâmbio comunitário é o match perfeito para você!

Nele, você vai participar ativamente de ações para proteger o meio ambiente, cuidar de animais, atender as necessidades básicas de populações mais carentes, dar aula para crianças, cuidar de idosos, dentre outras formas de ajudar.

Confira os requisitos para o programa de trabalho não remunerado no exterior

Antes de mais nada, o intercambista que se inscreve no programa de voluntariado internacional precisa ter a mente aberta e estar disposto a sair da sua zona de conforto. 

Além disso, mais importante do que qualquer outra coisa é a disposição para ajudar as pessoas e apoiar causas humanitárias e ambientais, de forma altruísta e sem querer nada em troca.

Conheça os demais requisitos para realizar um programa de trabalho voluntário fora do Brasil:

  • Ter 18 e 60 anos de idade
  • Possuir nível de inglês intermediário
  • Disponibilizar um currículo em inglês
  • Apresentar certidão de antecedentes criminais – para trabalho com crianças
  • A experiência prévia com voluntariado não é necessária
  • Também não precisa de visto para os programas de 3 meses (até 90 dias)

Contudo, é importante lembrar que os diferentes programas de voluntariado internacional podem ter requisitos específicos. Por isso, é importante conferir tudo com nossa equipe de especialista em intercâmbio comunitário.

Quais os tipos de intercâmbio comunitário posso fazer?

Existem muitas modalidades de programas para trabalhar no exterior de forma voluntária. De uma forma geral, os tipos de intercâmbio comunitário estão divididos em 4 áreas principais:

  1. Ambiental
  2. Animal
  3. Saúde
  4. Social

Área ambiental

Os programas para trabalho voluntário fora do Brasil contemplam experiências únicas para o participante ajudar na preservação da natureza.

As mais comuns incluem participar em projetos de pesquisa e em campanhas de conservação da fauna e da flora, dentre outros.

Área animal

o participante do intercâmbio comunitário vai participar de projetos de proteção de animais selvagens que estão em risco de extinção.  

Da mesma forma, pode ingressar em projetos para cuidados de animais domésticos doentes e/ou abandonados.

Área de saúde

O voluntário pode atuar na atenção de doentes, em clínicas, hospitais e outras organizações de atenção à saúde.

Entretanto, este tipo de trabalho voluntário fora do Brasil exige habilidades e qualificação específicas, além de experiência com atendimento a pessoas enfermas.

Área social

O intercambista voluntário vai poder prestar serviços de atendimento a pessoas mais carentes, que não têm acesso à educação básica, higiene, atenção, amor e outras necessidades fundamentais.

Um dos programas de trabalho não remunerado mais populares na área social é aquele para dar aulas a crianças e até para adultos, que não tiveram a oportunidade de frequentar escolas e aprender.

Conheça agora, alguns dos incríveis programas para trabalho voluntário fora do Brasil, que são oferecidos pela IE Intercâmbio e que têm feito o maior sucesso dentre os candidatos que desejam trabalhar no exterior

Destinos e principais modalidades de intercâmbio comunitário oferecidas pela IE

Veja a localização dos 3 países onde a IE oferece seu programas de intercâmbio para trabalho voluntário fora do Brasil:

África do Sul

  • Caring for the Elderly – Atenção e cuidado de idosos.
  • Community Children ‘s Project – Presta atenção e cuidados para crianças carentes de 2 a 6 anos de idade.
  • Protecting Children – Assiste crianças em situação de vulnerabilidade, de várias idades.
  • Teaching Centre –  Programa de alfabetização de intervenção precoce para crianças.
  • Urban Farming – Programa de ensino e incentivo à agricultura urbana sustentável.
  • African Cat Sanctuary – Proporciona readaptação para grandes felinos criados em cativeiro.
  • Centre for Endangered Species – Reserva dedicada à preservação de rinocerontes e guepardos, animais em risco de extinção.
  • Domestic Animal Shelter – Projeto de resgate e reabilitação para cães e gatos perdidos, abandonados, abusados e negligenciados.
  • Ocean Conservation – Projeto dedicado à conservação do ambiente marinho, através de pesquisa e ações pontuais.
  • Wine Farm Experience – Proporciona trabalhar de forma voluntária em uma fazenda de produção de vinhos.
  • Family Dairy Farm Experience – Projeto onde o voluntário vai participar das atividades cotidianas de uma fazenda de gado leiteiro e de produção de mudas locais.
  • Shark Project – Os voluntários se engajam na identificação e no rastreamento dos animais, na cura de feridas e na conservação do oceano.
  • Scuba Diving Conservation Project – Neste programa, após fazer um curso de mergulho, os voluntários realizam mergulhos para coletar fotografias de tubarões, tartarugas, baleias e mantas. 

Botsuana

  • Community & Wilderness Outreach – Busca construir e estreitar as relações entre comunidades, famílias e os animais e proprietários de reservas na zona rural de Botsuana.

Namibia

  • Wildlife Conservation – Este projeto fornece um refúgio seguro para a vida selvagem africana órfã e ferida. 
  • The Forgotten Five – Organização especializada em pesquisa, resgate, reabilitação e liberação de animais selvagens.
  • Medical Project – É um projeto comunitário para voluntários em cuidados de saúde, serviço comunitário, nutrição e medicina.

Dessa forma, o intercâmbio para trabalho não remunerado no exterior não proporciona apenas o aperfeiçoamento do idioma estrangeiros mas, também, um significativo enriquecimento do currículo profissional.

Isto porque ajuda no desenvolvimento de importantes habilidades do tipo soft skills, como por exemplo: empatia, trabalho em equipe, flexibilidade, aceitação da diversidade, propósito de vida, autoconfiança e liderança.

Ademais, todos sabemos que o trabalho voluntário é um fator cada vez mais importante nos processos de seleção de diversas universidades e empresas, principalmente as internacionais.

Vantagens do intercâmbio comunitário para trabalho voluntário fora do Brasil

Definitivamente, existem vantagens significativas para o estudante fazer um programa de trabalho voluntário fora do Brasil, que vão muito além do aperfeiçoamento profissional e da prática do idioma. 

Em resumo, o intercâmbio com trabalho voluntário fora do Brasil vai gerar para você:

  1. Experiência num país estrangeiro
  2. Conhecimento e vivência de uma nova cultura de forma mais profunda
  3. Maior interação com a comunidade local
  4. Desenvolvimento pessoal através do trabalho altruísta
  5. Satisfação em ajudar as pessoas que mais precisam
  6. Aumento da autoconfiança e responsabilidade
  7. Ampliação do networking internacional
  8. Diminuição do preconceito e maior aceitação da diversidade cultural
  9. Enriquecimento e diferenciação do currículo profissional

Se você chegou até aqui, descobriu como funciona e onde acontecem os programas de intercâmbio para trabalho voluntário fora do Brasil, não é mesmo?!

Desvendou também os principais requisitos para participar desta experiência de vida tão diferenciada e gratificante! E ainda, conheceu as maiores vantagens do intercâmbio voluntário para trabalhar no exterior.

Então, curtiu? Comenta aqui embaixo e conta pra gente qual deles é o seu preferido: cuidar de animais, de pessoas ou da natureza?

E agora que você já conhece os programas voluntários, que tal começar a planejar sua viagem?

Nosso consultor especialista em voluntariado internacional vai te dar toda a orientação e esclarecer qualquer dúvida sobre o programa de intercâmbio com trabalho voluntário fora do Brasil.

Referências

https://www.volunteer.gov/s/

https://www.gov.uk/government/get-involved/take-part/volunteer

Fale com nossos especialistas via Whatsapp