Conheça o voluntariado internacional e veja como ajudar

Voluntariado Internacional – Conheça como ajudar

Você quer viajar, conhecer o mundo e ajudar a melhorar a vida das pessoas? Sente-se bem em trabalhar para melhorar a vida de alguém, mas sem receber por isso? Se você respondeu sim em todas as perguntas, o voluntariado internacional é perfeito para você!

Assim, ao participar de um intercâmbio de voluntariado internacional você poderá aprender muito mais do que a falar um novo idioma. Vai vivenciar uma experiência única de altruísmo e caridade! Que vai te trazer muito orgulho e satisfação pessoal!

Nesse sentido, o voluntariado internacional é um programa de intercâmbio onde o aluno participa e realiza atividades junto às organizações sociais no destino, para ajudar comunidades locais mais necessitadas.

É uma atividade bem comum na Europa e na América do Norte. Porém, está se tornando cada vez mais comum e procurada por intercambistas brasileiros, atualmente. Vamos entender como funciona o programa de voluntariado internacional.

Programa de voluntariado internacional


O estudante que participa do intercâmbio voluntário no exterior não é remunerado, pelo menos em dinheiro.

Mas, definitivamente, não há preço que pague a sensação de ver a felicidade no olhos de uma criança faminta, ao fazer uma refeição decente e ser bem tratada.

Fazer o bem, ajudar o próximo e melhorar a vida das pessoas é o melhor pagamento que qualquer pessoa poderia receber. Assim, o sentimento de gratidão é indescritível e impagável! Além de muito inspirador.

Então, na prática, o intercambista voluntário arca com todo o custo do programa: o curso de idioma, a passagem, moradia, transportes, alimentação e demais gastos pessoais.

Entretanto, em alguns modelos de programas voluntários, podem existir bolsas de estudos em programas voltados para pesquisa.

Atividades do voluntariado internacional


Os estudantes voluntários podem auxiliar no atendimento e no tratamento de doentes, cuidar de crianças e idosos carentes, vítimas de catástrofes naturais – como terremotos e tsunamis, monitorar áreas verdes preservadas e animais feridos ou em risco de extinção.

Além disso, dar aulas, orientar programas sociais, participar de programas de imunização e melhoria da saúde básica, construção de moradias, escolas e demais obras de infraestrutura, orientar a agricultura sustentável, dentre outras atividades.

Sem dúvida, é um momento transformador e enriquecedor. De grande aprendizado para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Além disso, o trabalho voluntário no exterior pode contar muitos pontos e ser um grande diferencial para você aplicar para uma vaga em uma universidade estrangeira ou em um emprego fora do país.

 

Onde fazer intercâmbio voluntário

 

Sem dúvida, há oportunidades de trabalho voluntário por todo o mundo. Entretanto, ao ingressar num programa deste tipo, você quer ter certeza que estará seguro e não correrá nenhum tipo de risco. Por isso é preciso escolher bem as instituições e os destinos.

A IE Intercâmbio tem parceria com organizações renomadas mundialmente e de extrema confiança, que garantem um intercâmbio voluntário muito seguro e satisfatório, tanto para o estudante como para as comunidades atendidas.

Assim os programas são realizados na África, nos seguintes países:

  • África do Sul
  • Botswana (África)
  • Namíbia (África)

 

Quem pode ser voluntário internacional

 

Antes de mais nada, para ser voluntário, o estudante tem que gostar de ajudar as pessoas sem se preocupar com nenhum tipo de recompensa.

Além disso, a idade mínima é de 18 anos e é necessário saber falar o idioma do país escolhido, pelo menos no nível intermediário.

O estudante também será treinado para entender os princípios da ajuda humanitária: neutralidade, imparcialidade e contexto cultural daquele povo. Igualmente, precisa entender o tamanho da responsabilidade que está assumindo.

E, de forma geral, tem que ter a cabeça muito aberta e estar disposto a abraçar a diversidade cultural, buscando sempre um ambiente de harmonia entre todos.

 

Então, se identificou com a causa voluntária? Entre em contato com nosso time para saber muito mais sobre os programas de voluntariado internacional. Veja opções, destinos e as super condições para a viagem que vai transformar a sua vida, para muito melhor!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email