Escrito por: Marcelo Melo

Intercâmbio em Cape Town: TUDO o que você precisa saber

Por que fazer um intercâmbio em Cape Town, na África do Sul? Ora, a natureza, a língua oficial, a diversidade …

Início » Blog IE Intercâmbio » Intercâmbio em Cape Town: TUDO o que você precisa saber

Por que fazer um intercâmbio em Cape Town, na África do Sul? Ora, a natureza, a língua oficial, a diversidade cultural, o clima, a história e a receptividade da nação já são motivos bem convincentes.

Porém, hoje vamos apresentar ainda mais razões para você fazer seu intercâmbio em Cape Town, na África do Sul. Assim, saiba que o país é o terceiro destino mais procurado por estudantes internacionais para intercâmbio no mundo.

Além disso, saiba que, ao participar do intercâmbio em Cape Town, é possível ao estudante vivenciar uma excelente infraestrutura, além de imensa, preservada e deslumbrante diversidade ambiental, nas diversas reservas da região.

E ainda, a opção por um intercâmbio em Cape Town possibilita o aprendizado e o aperfeiçoamento do idioma, a vivência de uma nova cultura e a criação de laços com pessoas de todas as partes do mundo.

Isto porque você pode fazer um trabalho voluntário em regiões com meio ambiente, animais e pessoas que necessitam de um maior cuidado e um olhar mais cheio de amor.

Sem dúvida, o intercâmbio em Cape Town é um eficiente instrumento de aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional.

E, dentre os tipos de intercâmbio em Cape Town disponíveis, você pode decidir por um programa com curso para aprender inglês (pois é um dos idiomas oficiais do país) ou até um intercâmbio voluntário.

Nesse sentido, as modalidades de intercâmbio em Cape Town podem ser:

  • Intercâmbio em Cape Town para aprender inglês
  • Intercâmbio em Cape Town com programa de voluntariado

Intercâmbio em Cape Town para aprender inglês

Intercâmbio em Cape Town: confira TUDO o que você precisa saber

Os programas de intercâmbio em Cape Town para aprender inglês têm duração bem flexível, a partir de duas semanas e com pelo menos, 15 horas de aulas por semana.

São aceitos estudantes a partir de 16 anos de idade e em todos os níveis de inglês, desde o mais básico até o avançado. Há três tipos de cursos:

  1. Curso de inglês geral​ – para a aprendizagem e o aperfeiçoamento do idioma, com cargas horárias de 15h a 40h por semana.​
  2. Cursos Profissionalizantes​ – para recém-formados que desejam obter mais experiência na área de atuação específica.
  3. Cursos Executivos​ – mais curtos e focados na área de atuação do profissional do mercado.

Tipicamente, a acomodação dos intercambistas é realizada de duas maneiras: em casas de família (host family) ou em residências estudantis.

Nas casas, as famílias podem ser compostas por casais com ou sem filhos. Além disso, pessoas solteiras, separadas, viúvas também podem receber estudantes estrangeiros. O estudante tem um quarto individual e as refeições estão incluídas.

Dessa forma, a hospedagem em um ambiente familiar no destino internacional potencializa o aprendizado do idioma e permite profunda imersão na cultura e no cotidiano da comunidade local. Com isso, esta estadia proporciona enorme crescimento pessoal.

As residências estudantis são ótimas para estudantes com perfil mais independente, maiores de 18 anos e que não se importam em dividir quarto e/ou banheiro com outros estudantes do mesmo sexo.

Não incluem as refeições, mas geralmente ficam mais próximas da escola e possibilitam aos alunos se deslocarem a pé ou de bicicleta para as aulas, o que significa uma boa economia em transporte.

Intercâmbio em Cape Town com programa de voluntariado

Intercâmbio em Cape Town: confira TUDO o que você precisa saber

O intercâmbio voluntário em Cape Town é aquele onde o estudante vai participar de atividades junto a organizações humanitárias e sociais.

De forma voluntária e sem remuneração, os alunos podem trabalhar com crianças, idosos, animais ameaçados; realizar estudos e pesquisas de fauna e flora, inclusive marinha.

E ainda, lecionar aulas para crianças, atender doentes, reformar casas e estruturas públicas, plantar e colher alimentos orgânicos e sustentáveis, preservar o meio ambiente, dentre outras atividades que vão aquecer o seu coração e trazer muita satisfação!

Porém, como não é remunerado, o intercambista voluntário deve arcar com todas as suas despesas durante o programa, como por exemplo:

  • Hospedagem
  • Alimentação
  • Passagens aéreas
  • Transporte
  • Seguros
  • Visto e documentação

Na maioria das vezes, o programa de voluntariado solicita que o intercambista seja maior de 18 anos de idade e um nível intermediário de fluência em inglês.

E também, é preciso ter muita disposição para ajudar e participar ativamente da transformação na vida das pessoas.

Contudo, outros requisitos podem ser necessários, de acordo com o programa escolhido. Por isso, confira os detalhes de cada programa com nosso especialista IE em intercâmbio voluntário.

Sendo assim, o programa de voluntariado com intercâmbio em Cape Town está disponível nas seguintes modalidades:

  • Caring for the Elderly – cuidado de idosos
  • Assist Women with Special Needs – programa de empoderamento feminino
  • Urban Farming – agricultura urbana sustentável

Logo, se você tem o desejo de estudar fora para aprender inglês ou mesmo fazer um trabalho voluntário no exterior, esse destino pode encher o seu coração de gratidão.

Um intercâmbio em Cape Town pode transformar a sua vida, a forma como enxerga as pessoas e encara os problemas, além de promover importantes soft skills, como empatia, adaptabilidade, resiliência e liderança.

Além de conhecer o destino a fundo: sua cultura, gastronomia, costumes e tradições. Veja ainda, algumas das principais vantagens de fazer um intercâmbio em Cape Town com programa de voluntariado.

Principais vantagens do intercâmbio voluntário em Cape Town

Intercâmbio em Cape Town: confira TUDO o que você precisa saber
  • Aperfeiçoar o aprendizado do idioma
  • Aumentar a rede de relacionamentos
  • Enriquecer o currículo profissional (horas de trabalho voluntário)
  • Adquirir experiência profissional internacional diferenciada
  • Fazer o bem ao próximo
  • Melhorar a vida das pessoas mais necessitadas

Por que escolher a Cidade do Cabo (Cape Town)?

Antes de tudo, a Cidade do Cabo é apontada como um dos destinos mais bonitos do mundo, mesmo ainda sendo um destino pouco conhecido e desbravado pelos viajantes. Confira a sua localização abaixo:

A cultura sul-africana reúne história, cenários culturais e naturais riquíssimos e um povo que dá valor a passeios turísticos. Confira os principais pontos turísticos de Cape Town:

  • Clifton e Camps Bay
  • Table Mountain
  • Castle of Good Hope
  • Boulders Beach
  • Two Oceans Aquarium
  • Robben Island

O intercâmbio em Cape Town vale pela sua história

Intercâmbio em Cape Town: confira TUDO o que você precisa saber

A história de todo o país perpassa pela colonização europeia e pelo movimento do apartheid. E isso se pode notar na arquitetura, no estilo de vida, nas artes, na cultura diversificada e em toda a composição e estilo de vida que você encontra nos cenários nesse destino.

A nação começou a se desenvolver mais e a crescer economicamente a partir do mandato de Nelson Mandela. Por isso, estar nesse destino é relembrar as aulas de história e ver de perto o resultado das ações do líder do movimento contra a segregação racial.

Dessa forma, a história é, sem dúvida, um bom motivo para escolher este destino. E sobretudo, reconhecer que o entendimento do continente africano também é fundamental para compreender parte da nação brasileira e de sua história.

O valor do intercâmbio em Cape Town é bem atrativo

Outra coisa que todo mundo leva em conta na hora de viajar, é o investimento que vai ser necessário para a viagem. Nesse sentido, optar por fazer um intercâmbio nesse destino sai mais em conta do que outros tantos destinos que falam inglês pelo mundo.

Portanto, procure organizar o orçamento do dia a dia, fazendo uma lista dos gastos básicos com esse tipo de viagem, como alimentação, transporte, passeios, etc. Não esqueça de contabilizar as possíveis despesas fixas que você poderá ter e os extras.

Quando comparado com o Real, a moeda sul-africana, chamada de Rand, é menos valorizada e, por este motivo, em Cape Town você consegue viver bem sem gastar muito.

É possível estudar e fazer trabalho voluntário no intercâmbio em Cape Town

Como são inúmeras possibilidades de trabalho voluntário, vale a pena entender a localização da atividade.

Mas, de modo geral, se for em Cape Town ou muito próximo, é possível estudar e fazer um trabalho voluntário na África do Sul.

São trabalhos nos mais variados segmentos e divididos nas áreas:

  • Ambiental
  • Social
  • Animal
  • Saúde

Ou seja, trabalhar na África do Sul é vivenciar de perto e na pele o que uma parcela da população carente passa em relação a inúmeras causas e situações de risco e desvantagens.

Então, se você tem espírito altruísta, gosta de ajudar e fica feliz em melhorar a vida das pessoas, com certeza vai se identificar nas diversas atividades, como por exemplo: cuidar de animais, crianças, jovens, idosos, dentre outras.

As escolas de idiomas em Cape Town são excelentes!

Intercâmbio em Cape Town: confira TUDO o que você precisa saber

Sim, em Cape Town há diversas instituições especializadas no ensino de idiomas para estudantes estrangeiros.

Modernas, com uma estrutura física completa e professores nativos no idioma, você tem acesso a uma educação de excelência.

As aulas são tão completas e interativas e os professores tão comprometidos que é quase impossível não gostar de estudar na Cidade do Cabo.

Enfim, fazer um intercâmbio para Cape Town, seja de estudo e/ou trabalho, é eficiente porque você emerge no estilo de vida dos mais diversos povos residentes na cidade e aprende muito com eles também, em vários aspectos.

Em conclusão, neste post apresentamos para você informações muito importantes sobre o intercâmbio em Cape Town.

Explicamos os tipos de intercâmbio em Cape Town, os maiores pontos turísticos da Cidade do Cabo, as principais vantagens e os motivos para participar do programa de voluntariado na África do Sul.

E você também aprendeu que pode fazer um intercâmbio em Cape Town para aprender inglês e imergir na cultura sul-africana.

Para finalizar, você pode solicitar toda a orientação dos nossos especialistas em intercâmbio em Cape Town e descobrir o momento certo e a melhor modalidade para atender às suas expectativas e necessidades. Venha agora mesmo!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário