Ao pensar em estudar ou trabalhar fora, Inglaterra e Irlanda tendem a aparecer como opções interessantes para quem pretende investir na carreira. Quer dizer, a proximidade entre os dois países, aliada à forte conexão cultural e econômica, cria oportunidades de aprendizado e crescimento profissional.
Para você ter uma ideia, no ano acadêmico de 2023‑24, a Irlanda foi o principal país da União Europeia a enviar estudantes para o Reino Unido. Isto é, dos 75.500 alunos da UE matriculados em instituições britânicas, 9.690 eram irlandeses.
Percebe como a mobilidade entre Irlanda e Inglaterra pode ser vantajosa? Assim, com um planejamento internacional bem estruturado, é possível aproveitar ao máximo essas oportunidades. Quer entender melhor? Vem com a gente e confira:
- Qual país conhecer junto com a Inglaterra?
- Quem tem cidadania irlandesa pode morar na Inglaterra?
- Qual é a relação entre Inglaterra e Irlanda?
- Por que considerar Inglaterra e Irlanda em seu plano de intercâmbio?
- Como se planejar para estudar e trabalhar na Inglaterra ou Irlanda?
Então, quer tirar o máximo de proveito das oportunidades entre Inglaterra e Irlanda e planejar seu intercâmbio de forma inteligente? Continue a leitura!
Qual país conhecer junto com a Inglaterra?
A Inglaterra está super bem localizada na Europa, então você tem várias opções a poucas horas de distância, como:
- Paris – se quiser uma experiência cultural intensa e histórica, dá para pegar um voo rápido para mergulhar em museus, cafés e arquitetura francesa;
- Roma ou Milão – para quem gosta de história, arte e gastronomia;
- Espanha – explore cidades como Barcelona e Madri para conhecer arte, cultura urbana e gastronomia local;
- Portugal – Lisboa e Porto oferecem história, cultura e oportunidades de networking em um ambiente acolhedor;
- Alemanha – Berlim, Munique e outras cidades combinam história, inovação e experiências profissionais;
- Holanda – destino para quem quer aproveitar cultura moderna, museus, inovação e qualidade de vida.
Quem tem cidadania irlandesa pode morar na Inglaterra?
Sim, quem possui cidadania irlandesa pode morar e trabalhar na Inglaterra sem grandes burocracias, graças ao Common Travel Area (CTA). Esse acordo histórico entre Irlanda e Reino Unido permite que cidadãos de ambos os países entrem, residam, estudem e trabalhem sem precisar de visto.
Dessa maneira, é mais simples organizar cursos, estágios ou experiências de trabalho. Então, se você tem cidadania irlandesa, pode morar e trabalhar na Inglaterra com praticamente os mesmos direitos de um cidadão britânico.
Além disso, a cidadania irlandesa dá direito ao passaporte europeu, o que traz ainda mais liberdade para se deslocar e explorar oportunidades em outros países da União Europeia.
Qual é a relação entre Inglaterra e Irlanda?
A Irlanda já foi colônia inglesa, mas conquistou sua independência em 1912. A Irlanda do Norte, no entanto, continuou parte do Reino Unido, o que criou uma relação entre os dois territórios.
Hoje em dia, Inglaterra e Irlanda mantêm uma conexão econômica e cultural forte. Ou seja, cada país oferece experiências que podem enriquecer seu aprendizado e sua carreira. Então, planejar experiências em ambos os países permite combinar essas oportunidades. Interessante, não acha?
Por que considerar Inglaterra e Irlanda em seu plano de intercâmbio?
Se você quer estudar ou trabalhar no exterior, entender o que Inglaterra e Irlanda têm a oferecer pode ajudar na sua carreira. Entenda!
Irlanda
A Irlanda, por exemplo, é um lugar onde você pode aprender inglês em qualquer nível e idade, enquanto também trabalha legalmente. Outro ponto positivo é o valor do salário mínimo de 13,50€ por hora, um dos mais altos da Europa.
Quer saber mais? A Irlanda também oferece flexibilidade: você pode renovar seu intercâmbio e estender a experiência por mais tempo conforme o seu planejamento. Mas claro, desde que siga as regras do visto ou permissão de trabalho.
E ainda, há muita vida cultural, como festivais, parques, museus e mais de 700 pubs, a maioria com preços acessíveis. Para completar, saiba que da Irlanda possível explorar com facilidade diversos países da Europa, como França, Itália, Espanha e Alemanha.
Inglaterra
A Inglaterra, por outro lado, traz outro tipo de experiência. Brasileiros podem fazer cursos de inglês de até 6 meses sem visto formal com uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA).
Outro fato muito interessante sobre o intercâmbio na Inglaterra é que o ensino é reconhecido mundialmente, com professores certificados e instituições renomadas.
A vida cultural também é intensa, com monumentos históricos (como o Big Ben, a Torre de Londres e o Palácio de Buckingham), atrações gratuitas e experiências que enriquecem seu aprendizado.
E outra, assim como na Irlanda, a localização estratégica da Inglaterra possibilita viagens curtas para destinos como Paris, Roma ou Milão, o que amplia sua vivência internacional. O que acha da ideia?
Como se planejar para estudar e trabalhar na Inglaterra ou Irlanda?
Ter um plano bem estruturado é importante para estudar e trabalhar na Inglaterra ou Irlanda. Confira nossas dicas:
- Defina seu objetivo – você quer fazer um curso de idioma, high school, graduação ou ganhar experiência profissional? Essa resposta orienta todas as suas decisões;
- Pesquise os requisitos de visto e documentação;
- Avalie o orçamento e o custo de vida – moradia, alimentação, transporte e lazer precisam entrar no seu planejamento para tudo ser viável financeiramente;
- Organize a logística entre os dois países – com a proximidade geográfica e o Common Travel Area (CTA), você aproveita chances de estudo e trabalho de forma estratégica;
- Conte com suporte especializado – ter alguém que conheça regras, burocracias e oportunidades ajuda você a tomar decisões mais seguras e inteligentes.
Faça intercâmbio na Inglaterra ou Irlanda com ajuda da IE
Então, percebeu como estudar ou trabalhar na Inglaterra e na Irlanda é uma forma de planejar sua carreira internacional? Afinal, ambos os países oferecem oportunidades únicas, proximidade geográfica e mobilidade que permitem aproveitar o melhor da Europa enquanto você cresce profissionalmente.
Sendo assim, conte com o suporte da IE Intercâmbio. Nossa equipe pode te orientar sobre vistos, documentação, planejamento de cursos e logística entre os países. Dessa forma, comece a planejar seu futuro profissional hoje e potencialize sua carreira!
![Morar em Toronto: custo de vida, visto e estudo [Guia 2025]](https://www.ie.com.br/wp-content/uploads/2025/11/morar-em-toronto.webp)



