Você sabia que os cursos no Canadá são considerados uma das opções de intercâmbio mais populares entre os estudantes brasileiros?

Isso mesmo! E uma das principais razões é que os cursos no Canadá oferecem um dos melhores ensinos do mundo.

Além disso, as características do país, que possui alto IDH, e da sua população hospitaleira fazem com que os cursos no Canadá sejam bem acessíveis aos intercambistas estrangeiros.

Assim, ao realizar intercâmbio no Canadá, é possível aproveitar uma das melhores qualidades de vida do mundo, além de ser um país multicultural e aberto à diversidade.

Quais cursos no Canadá você pode fazer?

Cursos no Canadá
  1. Curso de Idiomas 
  2. High School no Canadá (ensino médio)
  3. Programa Férias Teen
  4. Universidade no Canadá

Curso de Idiomas no Canadá

Antes de mais nada, o curso para estudar idiomas é uma das opções mais populares de cursos no Canadá para estudantes internacionais.

Eles são oferecidos em escolas de idiomas e universidades em todo o país, e geralmente têm duração de duas semanas a alguns meses. 

Nesse sentido, o aluno desenvolve mais do aprendizado, junto com professores nativos em aulas super interativas.

Dependendo do destino, oferecem a oportunidade de aprimorar a língua inglesa ou francesa, além de permitir que os estudantes conheçam a cultura local e façam novas amizades.

Por isso, no curso de idiomas no Canadá, a imersão cultural é garantida, seja pela vivência com a população local, seja pela gastronomia e comidas canadenses.

Dentro do curso de idioma, é possível escolher programas como:

  • Cursos regulares (desde nível básico, intermediário e avançado)
  • Cursos profissionalizantes (voltados para áreas específicas de atuação)
  • Cursos executivos (mais curtos, conforme objetivo e necessidade do estudante)

Uma das maiores vantagens do intercâmbio no Canadá para estudar inglês ou francês é que eles são uma opção flexível e acessível para estudantes internacionais.

Assim, permitem que eles aprimorem suas habilidades linguísticas e se adaptem ao ambiente de estudo no exterior.

O programa com curso de idiomas está disponível para todas as idades e pode ser realizado em pelo menos duas semanas.

Além disso, as turmas recebem alunos de todos os níveis, desde o iniciante até o mais avançado.

High School no Canadá

No High School, o estudante adolescente tem a oportunidade de estudar fora durante o ensino médio e entra em contato com pessoas de várias nacionalidades.

Além disso, como o Canadá é um país bilíngue, é possível aprimorar o inglês e o francês, que são oferecidos em boa parte das escolas.

Mas o aluno deve ter, pelo menos, o nível intermediário no idioma escolhido para que seja aprovado no programa e possa acompanhar as aulas dos cursos no Canadá, ok?

E a duração dos cursos no Canadá para High School pode variar de 1 semestre (5 meses) ou 1 ano letivo (10 meses).

Este tipo de intercâmbio no Canadá é indicado para quem sonha em cursar o ensino médio no exterior e viver como um nativo, frequentando as mesmas escolas que a população local.

Nesse sentido, o estudante conhece pessoas novas, amplia a rede de contatos, vivencia a cultura canadense, pratica e desenvolve ainda mais o segundo idioma.

E esta é uma das principais vantagens do High School no Canadá para quem quer estudar fora do Brasil. 

Programa Férias Teen no Canadá

O programa Férias Teen Canadá foi criado para quem tem entre 14 e 17 anos e deseja aprimorar o inglês no exterior, com muita diversão durante as férias no Brasil!

Geralmente, a duração do programa de High School no Canadá é de três semanas e conta com uma série de diferenciais. Confira abaixo:

  • Curso de inglês com 20 aulas por semana
  • Atividades culturais e de lazer básicas
  • Acomodação em casa de família em quarto duplo com meia pensão
  • Acompanhamento dos guias brasileiros em todas as atividades​
  • Material didático​
  • Traslado de chegada e partida​
  • Certificado de conclusão​

A principal vantagem do programa Férias Teen é aliar estudo com muita diversão e atividades interativas, permitindo que os jovens desenvolvam mais o idioma enquanto conhecem uma galera bem legal!

Sem dúvida, essa é a mais divertida opção de cursos no Canadá para estudar fora!

Universidade no Canadá

Formação multidisciplinar e atividades extracurriculares são alguns dos diferenciais que este tipo de intercâmbio pode oferecer.

Sem dúvida, estudar em uma universidade canadense é a oportunidade de aprender com professores e profissionais qualificados em instituições prestigiadas.

Os cursos no Canadá de graduação e pós-graduação são oferecidos por universidades em todo o país, em áreas como ciências, artes, engenharia, dentre outras. 

Eles oferecem a oportunidade de obter um diploma reconhecido internacionalmente e de ingressar no mercado de trabalho em diversas áreas.

Além da possibilidade de criar um networking com pessoas do mundo inteiro e outras vantagens de estudar em uma universidade no Canadá, como:

  • Enriquecimento cultural
  • Aprimoramento de idioma
  • Oportunidades profissionais e acadêmicas

Nas universidades, os cursos no Canadá iniciam nos meses de Janeiro, Maio e Setembro sua duração vai depender da modalidade:

Aqui, a comprovação do inglês avançado é exigida por meio dos exames de proficiência, como TOEFL e IELTS.

Isto para que os estudantes acompanhem as aulas, que são ministradas em inglês, assim como quase todos os cursos no Canadá.

Além disso, existem outras formalidades a serem cumpridas e documentos  a serem apresentados para ingressar em um dos programas do ensino superior no Canadá.

Por isso, recomendamos que você converse com um especialista em intercâmbio no Canadá para te orientar e tirar todas as dúvidas.

Agora que você já conhece as opções mais populares de cursos no Canadá, entenda mais sobre as maiores vantagens do país e porquê você deve estudar lá.

Vantagens de fazer cursos no Canadá

  1. Sistema educacional de alta qualidade
  2. Custo-benefício
  3. Diversidade cultural
  4. Oportunidades de trabalho
  5. Qualidade de vida
  6. Possibilidade de imigração

Sistema educacional de alta qualidade

O Canadá possui um sistema de educação de excelência, reconhecido no mundo todo. 

E, como é considerado um país bilíngue, é possível estudar tanto no idioma inglês como no francês, dependendo do curso e da cidade escolhida.

As universidades e escolas de ensino médio canadenses estão entre as melhores do mundo, com programas acadêmicos rigorosos e professores altamente qualificados.

Alguns exemplos de universidades conceituadas no Canadá são: Universidade de Toronto, Universidade McGill, Universidade da Colúmbia Britânica e Universidade Simon Fraser.

Custo-benefício

Estudar no Canadá é uma opção que dispõe de um custo de vida relativamente acessível em comparação com outros países, como os Estados Unidos e o Reino Unido. 

Além disso, o governo do Canadá oferece diversas bolsas de estudo e programas de ajuda financeira para estudantes internacionais.

Diversidade cultural

O Canadá é um país multicultural, com uma população acolhedora e tolerante, possui grande diversidade de culturas, tradições e línguas. 

E este multiculturalismo cria um ambiente propício para estudantes internacionais, permitindo que eles se sintam bem-vindos e valorizados.

Nesse sentido, proporciona o desenvolvimento da flexibilidade, empatia, tolerância nos estudantes de outros países.

Oportunidades de trabalho

O país oferece diversas oportunidades de trabalho para estudantes internacionais do ensino superior.

Nesse sentido, permite que eles complementam sua renda e ganhem experiência profissional em áreas como tecnologia, negócios, saúde, entre outras.

Qualidade de vida

Como comentado, o Canadá é um dos países com melhor qualidade de vida do mundo, oferecendo um ambiente seguro, limpo e com baixos níveis de criminalidade. 

Além disso, o Canadá é um país com grande diversidade natural, com diversas paisagens naturais belíssimas, parques e reservas naturais.

Além de possuir um povo com grande conscientização sobre o meio ambiente.

Possibilidade de imigração

Regularmente, o governo canadense oferece oportunidades para estrangeiros migrarem para o país.

Além disso, também existem possibilidades de imigração para estudantes internacionais que desejam permanecer no país após a conclusão do curso. 

Além do mais, o Canadá tem um processo de imigração simplificado para estudantes internacionais que já possuem formação acadêmica no país.

Mas, sem dúvida, todo este processo para imigração, assim como conseguir um emprego no Canadá envolve muitos procedimentos, entrevistas e entrega de documentos.

Assim pode levar tempo e exigir o cumprimento de alguns requisitos específicos. Por isso, recomendamos que busque a orientação de um especialista em intercâmbio no país.

Matricule-se em um dos cursos no Canadá e viaje com a IE

Agora que você já sabe tudo sobre as opções dos cursos no Canadá, que tal planejar seu intercâmbio em um país multicultural? Entre em contato e conheça nossos programas!