Ao escolher morar em Toronto, você viverá na 12ª melhor cidade do mundo, segundo o Global Liveability Index 2024 da Economist Intelligence Unit (EIU). Afinal, Toronto reúne qualidade de vida, diversidade cultural e boas oportunidades para aprender outro idioma.
Por isso, esse destino canadense é uma opção cada vez mais considerada por brasileiros que buscam melhorar o currículo, aprender inglês e ter uma experiência internacional. Isto é, a estimativa é que há cerca de 24.160 brasileiros na cidade, segundo dados de 2021.
Então, sentiu interesse em fazer intercâmbio e morar em Toronto? Antes de tomar a decisão, no entanto, é fundamental entender:
- Quanto custa morar em Toronto?
- Qual o salário mínimo em Toronto em 2025?
- Como é o mercado de trabalho em Toronto?
- Como morar em Toronto legalmente?
Afinal, investir em um intercâmbio exige pesquisa e planejamento para cada etapa ser feita com segurança e foco no crescimento profissional. Continue a leitura!
Quanto custa morar em Toronto?
Estudantes que dividem acomodação e tem um estilo de vida mais econômico gasta em torno de CAD 1.800 por mês em Toronto, ou aproximadamente CAD 21.600 por ano. Isso segundo dados do Numbeo e Livingcost.org.
E ainda, Toronto oferece boas oportunidades acadêmicas e profissionais, o que pode compensar o investimento para quem busca crescer na carreira e aprimorar o inglês.
Além disso, o custo de vida da cidade é menor do que muitas outras dos Estados Unidos, como Nova York e São Francisco.
Qual o salário mínimo em Toronto em 2025?
A partir de 1º de abril de 2025, o salário mínimo federal no Canadá passa a ser de CAD 17,75 por hora. Então, para quem trabalha 40 horas por semana recebendo o salário mínimo, o reajuste representa um aumento anual de cerca de CAD 835.
Como é o mercado de trabalho em Toronto?
Em Ontário, onde fica Toronto, a taxa de desemprego chegou a 7% em junho de 2024. Nesse mesmo período, houve aumento de empregos em áreas que costumam contratar estudantes internacionais para trabalhos de meio período, como:
- em serviços de alimentação e hotelaria (+1,5%);
- agricultura (+5,5%).
Além disso, há fatores que tornam o mercado de trabalho em Toronto ainda mais atrativo para estudantes internacionais:
Infraestrutura que facilita a adaptação
Transporte público eficiente, sistema de saúde acessível e suporte específico para estudantes estrangeiros criam um ambiente mais estável para quem chega ao país.
Para quem já possui visto americano válido, a entrada pode ser feita com a autorização eletrônica eTA, o que torna o processo mais prático.
Proximidade com grandes empresas
Toronto é um polo de tecnologia na América do Norte, sede de companhias como Google, Uber e Meta, além de diversas startups. Isso aumenta as chances de networking e de conseguir estágios ou empregos em áreas estratégicas.
Ensino voltado para empregabilidade
Universidades, faculdades e escolas de idiomas têm metodologias atualizadas e conexão direta com o mercado. Além disso, em muitos cursos de inglês, há teste de nivelamento inicial, garantindo que cada aluno evolua e busque melhores oportunidades profissionais.
Como morar em Toronto legalmente?
O Canadá país tem políticas rigorosas para garantir a qualidade da educação e da vida dos estudantes internacionais, especialmente na província de Ontário, onde está Toronto.
Assim, as principais formas de morar em Toronto legalmente incluem:
Visto de estudante
Indicado para quem deseja fazer cursos de inglês, graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Para emitir esse visto, é necessário comprovar matrícula em uma instituição reconhecida e capacidade financeira para se manter no país.
Private College (curso vocacional) com permissão de trabalho
Os programas de Private College são uma das opções mais buscadas por quem quer estudar e trabalhar ao mesmo tempo no Canadá. Eles oferecem cursos voltados para áreas específicas, com foco em empregabilidade, e permitem que o aluno trabalhe legalmente durante os estudos.
Estudos de inglês de curta duração
Quem vai estudar idiomas por até 6 meses pode entrar com visto de turista. Caso já tenha visto americano válido, pode solicitar apenas a autorização eletrônica eTA, que é rápida e prática.
Comprovação financeira e intenção genuína de estudo
Para cursos vocacionais e graduação, é obrigatório apresentar documentos que comprovem recursos para custear a estadia. E ainda, é preciso deixar claro o objetivo de estudar e se desenvolver profissionalmente no Canadá.
Faça intercâmbio em Toronto com ajuda da IE
Morar em Toronto é, sem dúvida, uma das escolhas mais estratégicas para quem quer crescer na carreira e aprender inglês com qualidade. Apesar de exigir planejamento financeiro, Toronto oferece infraestrutura, segurança e conexões profissionais que fazem toda a diferença futuramente.
Então, se você quer transformar esse plano em realidade, a IE está aqui para ajudar. Montamos o intercâmbio ideal para o seu perfil – desde a escolha do curso até todo o suporte para vistos e acomodação.
Sendo assim, quer entender qual é o melhor caminho para morar e estudar em Toronto? Fala com a gente na IE e descubra todas as opções para viver essa experiência de forma planejada!




