Escrito por: Marcelo Melo

Carta de intenção: O que é e como fazer uma carta de intenção!

Conheça neste artigo o que é uma carta de intenção! Descubra como fazer a carta de intenção e mais algumas informações sobre o documento.

Início » Blog IE Intercâmbio » Carta de intenção: O que é e como fazer uma carta de intenção!

Saber fazer uma carta de intenção é essencial ao se candidatar a uma vaga, principalmente de estudos.

Isso porque, a maioria das universidades pede uma carta de intenção para conhecer o aluno um pouco mais e entender se ele se encaixa com os propósitos do curso.

Por isso, criamos este artigo para você entender um pouco mais sobre a carta de intenção, para que ela serve e como fazer uma! Vamos lá?

Afinal, o que é carta de intenção?

Primeiramente, a carta de intenção é considerada um documento que é usado para se candidatar a uma vaga.

Sendo assim, o principal foco dessa carta é demonstrar interesse em alguma vaga de trabalho ou estudo, mas também pode ser usada para demonstrar interesse em negócios.

Portanto, para alunos que desejam estudar no exterior, a carta costuma ser uma iniciativa para vaga, ou até mesmo fazer parte do processo para estágio, ou intercâmbio.

Dessa forma, a carta de intenção pode ser solicitada no ato da inscrição de:

  • Estágio;
  • Curso;
  • Programa.

Para que serve a carta de intenção no ensino superior?

 A carta de intenção serve para mostrar como é sua personalidade, e não ficar limitado aos dados de histórico e currículo.

Por exemplo, algumas universidades da Europa solicitam uma carta de intenção como uma das etapas para candidaturas.

E outro nome que essa documentação pode receber é “carta de motivação”, “essay”, ou “personal statement”.

Procure a IE mais próxima de você

Como fazer uma carta de intenção?

Antes de saber como fazer a carta de intenção, é necessário saber que o estilo da carta tende a mudar conforme as solicitações das universidades.

Devido a isso, a quantidade de páginas e palavras pode mudar consideravelmente, mas a estrutura é dividida da mesma forma em quase todos os lugares, e elas são:

  • Início da carta;
  • Razões da inscrição:
  • Qualificação;
  • Disponibilidade.

Início da carta

É necessário adicionar dados sobre a data, o lugar e o destinatário, como o nome da instituição, do avaliador, ou do segmento da instituição.

Após essas informações, o primeiro parágrafo deve iniciar com a sua apresentação, com:

  • Nome completo;
  • Dados pessoais;
  • Estado civil
  • Endereço.

Esse é o primeiro passo de como fazer a carta de intenção corretamente.

Razões da Inscrição

Em seguida, deve ser exposto às razões que o motivaram a disputar a vaga, por isso, é essencial pontuar tudo que irá auxiliar a convencer o recrutador.

É importante lembrar que o embasamento deve ser feito sob a história profissional e acadêmica, argumentando que seu perfil encaixa na vaga.

Qualificação

Aqui é onde deve ser citado todos os talentos e qualificações, é o seu momento de demonstrar competência, técnica, ou especialização diferenciada, além da fluência em outro idioma.

Disponibilidade

Demonstre estar apto para comparecer a entrevistas, envie mais informações e esteja atento a todas as etapas de seleção.

E ao encerrar, é muito importante finalizar com o nome, telefone, e-mail e assinatura.

Descubra mais sobre intercâmbio com a IE

Se preparar para estudar no exterior é uma fase com muitas etapas. Por isso, ter a orientação e auxílio de uma agência é fundamental para se organizar com segurança.

E agora que você já sabe mais sobre a carta de intenção, que tal planejar o seu intercâmbio universitário? Entre em contato para conhecer mais sobre nossos programas e realize de vez seu sonho de intercâmbio!

Fale com nossos especialistas via Whatsapp