Carta de intenção: descubra o que é e como fazer uma aqui!

Conheça neste artigo o que é uma carta de intenção! Descubra como fazer a carta de intenção e mais algumas informações sobre o documento.
Compartilhe:

Já se candidatou para uma faculdade ou vaga de emprego e precisou fazer uma carta de intenção, mas não sabia o que era ou como fazer uma?

Saber como fazer uma carta de intenção é muito importante para conseguir aquela vaga na empresa ou na universidade que você tanto deseja.

Para ajudar você a conseguir, nós fizemos esse artigo para te ensinar o que é e quais as dicas para fazer uma carta de intenção. Vamos lá?

O que é uma carta de intenção?

Carta de intenção

Se você não sabe o que é uma carta de intenção, então a forma resumida de se entender é que uma carta de intenção é um documento para poder candidatar-se a alguma vaga.

Portanto, a carta é essencial para quem deseja estudar fora ou trabalhar no exterior, sendo uma demonstração de iniciativa.

O principal uso dessa carta, é para expressar o interesse em uma vaga de estudo ou trabalho, mas também pode ser utilizada para interesse em negócios.

Assim, ela pode ser solicitada para diversas áreas e programas diferentes, como:

Como fazer uma carta de intenção?

O que é carta de intenção

Agora que você sabe o que é uma carta de intenção, vamos te ensinar como fazer uma carta de intenção.

Primeiramente, é necessário saber que a forma da carta costuma mudar conforme as exigências da universidade ou empresa.

Então a quantidade de palavras, linhas e páginas pode mudar consideravelmente, mas a estrutura da carta continua sempre a mesma.

Dessa forma, a estrutura mais comum que podemos encontrar em uma cartão de intenção é:

  • Início da carta;
  • Motivo do interesse na vaga;
  • Qualificações;
  • Encerramento.

Início da carta

Se não sabe o que colocar em uma carta de intenção, o primeiro passo é colocar as informações básicas do destinatário. 

Na carta, é necessário conter os dados sobre a data, local e destinatário, como o nome da instituição ou do avaliador.

Logo após isso, você pode iniciar a sua apresentação, colocando seu nome completo, dados pessoais, estado civil e endereço.

Já com essa parte escrita e concluída, você realizou o primeiro passo para fazer uma carta de intenção.

Motivo do interesse na vaga

Há muitas instituições nas quais você pode se candidatar, logo, é muito importante dizer na carta o porquê de estar interessado na que eles oferecem.

Sempre é bom mostrar que possui interesse e gosto pela instituição e que deseja fazer parte dela, até mesmo mostrar seus conhecimentos sobre o local é uma ótima forma de destacar-se.

É importante ainda lembrar que a base da inscrição é sob o histórico profissional e acadêmico, expondo assim como seu perfil se enquadra na vaga.

Uma dica para fazer uma carta de intenção é exaltar a instituição. Isso sempre chama atenção dos avaliadores.

Qualificações

Já sabendo o que é uma carta de intenção é importante, contar suas experiências profissionais, formações acadêmicas, seus conhecimentos técnicos, habilidades especiais e fluência em idiomas, também são fatores decisivos para ser escolhido.

Colocar indicações também é importante para mostrar sua competência, já que suas recomendações mostram o seu comportamento em áreas de trabalho e estudo.

Seus amplos conhecimentos e recomendações, são o maior chamativo para um instituto, sendo um dos maiores pontos de destaque para você ser escolhido.

Encerramento

Neste ponto, você sabe o que é uma carta de intenção e como ela é importante demonstrar interesse na vaga.

Então precisa demonstrar a maior disponibilidade possível, estando apto para entrevistas, além de enviar mais informações e estar sempre observando todas as etapas da seleção.

Por fim, finalize a carta com nome, e-mail, telefone e assinatura. Seguindo esses passos, você finalmente sabe a melhor maneira de como fazer uma carta de intenção.

O que colocar numa carta de intenção?

Morar na Alemanha

Além de saber como é a estrutura, é importante saber o que colocar numa carta de intenção para que ela seja mais relevante.

Como dito anteriormente, é preciso demonstrar interesse na instituição, mas também é preciso mostrar o porquê essa instituição deveria ter interesse por você.

As dicas para fazer uma carta de intenção são colocar os seguintes pontos:

  • Interesse na instituição;
  • Falar sobre suas habilidades;
  • Objetivos e metas;
  • Contar suas realizações.

Interesse na instituição

O interesse pode ser demonstrado de diversas maneiras, mas a principal delas é mostrar seus conhecimentos sobre a instituição.

Quanto mais falar sobre os recursos do local que gostaria de participar, mais interesse irá apresentar pela vaga e pelo estabelecimento.

Ao falar sobre a estima do local, será percebido o seu desejo para estar naquele lugar, fazendo-o chamar atenção dos avaliadores.

Falar sobre suas habilidades

Algo importante sobre o que colocar numa carta de intenção são suas habilidades e conhecimentos. Quanto mais habilidades especiais tiver, mais atenção irá chamar de quem estiver lendo a carta.

Ser fluente em uma língua, por exemplo, ou ter formação em algum curso profissionalizante e até conhecimentos tecnológicos são habilidades muito apreciadas e às vezes obrigatórias nessas instituições.

Em casos de vagas de emprego é muito importante falar sobre suas formações, como faculdade, mestrado, além de dizer onde fez essas formações.

Objetivos e metas

Se tem dúvidas sobre o que colocar numa carta de intenção, então comece a contar seus objetivos através do instituto e suas metas dentro desse, é importante para os avaliadores te conhecerem melhor.

Em faculdades, falar sobre os objetivos após a formação, como intenção de carreira e como a faculdade seria a melhor para alcançar eles.

Já em empresas, falar sobre suas metas dentro da empresa, a posição na empresa em que quer chegar e porquê essa empresa seria a melhor para isso.

Suas realizações

Falar sobre suas conquistas, como finalização de projetos, pesquisas realizadas, fluência em línguas, realização de trabalhos voluntários e alguns feitos acadêmicos poderá te ajudar muito a conseguir sua vaga.

Ao se tratar de empresas, seus trabalhos e projetos realizados anteriormente são bons marcadores de competência.

Esses são os principais temas a se citar numa carta de intenção para ter mais chances de ganhar a vaga. 

Essa dica para fazer uma carta de intenção é quase sempre chave para a conquista da vaga.

Importância da carta de intenção

Já falamos sobre o que é uma carta de intenção como fazer uma, mas agora vamos falar sobre a importância da carta de intenção, e por mesmo não garantir a vaga, é recomendado fazer uma.

A carta é um parâmetro de expectativas, onde o avaliador terá informações sobre suas capacidades e a abordagem que haveria se você conseguisse a vaga.

Ela também cria um delineamento para um acordo e orienta os avaliadores sobre os principais termos e documentos que precisam ser separados, em um intercâmbio, por exemplo.

É mostrado na carta seu nível de conhecimento, sobre os termos e conhecimentos da área para que saibam possam ter um esboço sobre o que terão de lhe ensinar.

Esses são os principais pontos que tornam a importância da carta de intenção.

Dicas para fazer uma carta de intenção

como fazer carta de intenção

Já que você sabe como escrever uma carta de intenção, vamos te dar algumas dicas para fazer uma carta de intenção.

Sobre a instituição

Mesmo sabendo como fazer uma carta de intenção e desejando enviá-la, só envie a carta quando ela for solicitada. 

Embora seja para demonstrar iniciativa,não se deve mandar esse documento de forma espontânea, tem que ser solicitado.

Coloque as informações do avaliador, caso o conheça, como o nome e a posição na instituição que ela ocupa.

Adeque seu texto a instituição que deseja entrar. Estude o local, entrando no site delas por exemplo, conheça o local onde quer participar e exponha isso no texto.

O tamanho da carta deve ser mantido nos limites solicitados. 

Caso não haja um limite estabelecido, tente não ultrapassar uma página, além de usar parágrafos pequenos para melhor legibilidade.

Informações a passar

Já falamos sobre o que colocar numa carta de intenção, mas agora vamos falar sobre o que não colocar na carta.

Sabendo o que é uma carta de intenção, também sabe que não deve passar informações a mais se não te ajuda a ter uma entrevista.

As informações pessoais devem ser restritas ao que é pedido. Dados sensíveis como o CPF, título de eleitor, ou até identidade, não devem ser passados na carta de intenção.

Coloque apenas o nome, telefone, e-mail e assinatura como informações pessoais. Qualquer outra informação não deve ser passada (a menos que seja importante para vaga).

Essas são as principais dicas para fazer uma carta de intenção. Nos casos mais comuns, algumas dicas não podem ser seguidas (como passar uma informação sensível) por ser obrigatório.

Como a carta ajuda no intercâmbio?

Estudar no exterior

Para você que tem o sonho de estudar fora do país, cartas de intenção são comumente solicitadas, mas como fazer uma carta de intenção ajuda no intercâmbio?

Essas cartas ajudam para que saibam quais são suas intenções ao estudar naquela instituição de ensino (superior ou high school).

Você só pode enviar a carta se for solicitada e terá de reenvia-la caso seja ignorada quando mandada com os outros documentos.

Ao terem informações de seus motivos no programa, eles terão mais motivo para se interessar em aceitá-la, e é por isso que a carta ajuda no intercâmbio.

Realize seu sonho de estudar fora com a IE

Curso de idiomas

Agora que você finalmente sabe o que é uma carta de intenção e também como fazer uma carta de intenção, que tal começar a criar a sua para ter uma vaga em uma universidade no exterior? 

Entre em contato com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre nossos programas e a carta de intenção!

Receba nossas novidades