Tipos de Trabalho Voluntário: conheça os modelos que existem

Compartilhe:

Quando falamos sobre os tipos de trabalho voluntário, o que automaticamente vem à cabeça é a cena de pessoas trabalhando em uma ONG. 

Mas, o que muitos não sabem é que, esse estereótipo, é apenas um dos tipos de trabalho voluntário que existem! Além disso, existem trabalhos voluntários espalhados pelo mundo todo!

Você pode realizar, na verdade, alguns dos tipos de trabalho voluntário vivendo as melhores experiências de voluntariado no mundo inteiro!

Quais os tipos de trabalho voluntário?

Muitas pessoas têm vontade de fazer trabalho voluntário, mas não sabem as modalidades de projetos de voluntariado existentes.

Pensando nisso, separamos abaixo uma listagem com 05 tipos de trabalho voluntário que você pode fazer:

  • Animais e meio ambiente;
  • Cultura e educação;
  • Projetos esportivos; 
  • Turismo social; 
  • Auxílio de gestante e doentes.  

O trabalho voluntário na África, por exemplo, vem se tornando popular entre os programas de intercâmbio voluntário de uns tempos para cá.

A África é um país com regiões muito precárias, então esse é sem dúvidas um dos tipos de trabalho voluntário que te convidam a olhar a vida com outros olhos: os olhos da empatia e compaixão.

Good Hope Volunteers

A Good Hope Volunteers é uma organização que realiza projetos de voluntariado, dentre eles, podemos citar: 

  • Voluntariado Social;
  • Voluntariado de conservação;
  • Volunturismo;
  • Voluntariado com curso de idiomas. 

Voluntariado Social

Nessa modalidade, os projetos são voltados a pessoas em determinadas comunidades. Alguns dos projetos são: 

  1. Community Children ‘s Project: trabalhar em uma comunidade de um município rural na região do Garden Route, onde o intuito é auxiliar crianças de 2 a 6 anos.
  1. Jeffrey ‘s Bay Kindergarten: o projeto gira em torno de uma escola maternal para crianças carentes. Oferece educação e estímulo e conta com recursos básicos para ensinar as crianças e proporcionar uma experiência educacional para elas.
  1. Safe Haven: Esta organização apoia crianças e suas famílias de forma digna e compassiva e também fornece um refúgio seguro para crianças abandonadas e abusadas.
  1. Teaching Centre: Este é um programa de alfabetização de intervenção precoce. Apoia crianças com dificuldades de aprender a ler.

Voluntariado de Conservação

Esse é um dos tipos de trabalho voluntário que está ligado à conservação do meio ambiente e recursos naturais. Alguns dos projetos são: 

  1. African Cat Sanctuary: Este santuário cria um lar seguro para grandes felinos que foram criados em cativeiro e aumenta a conscientização sobre o tratamento ético e holístico dos animais.
  1. The Forgotten Five: Esta organização especializada em pesquisa, resgate, reabilitação e liberação de animais.
  1. Ocean Conservation: Esta fundação é dedicada à conservação do meio marinho na África do Sul por meio de pesquisa, vontade de ajudar e dedicação.
  1. Domestic Animal Shelter: Este centro é uma organização sem fins lucrativos, pró-vida, cujo objetivo principal é resgatar, reabilitar, reunir e relar para cães e gatos perdidos, abandonados, abusados e negligenciados.

Volunturismo

Fazendo a junção perfeita de voluntariado e turismo, essa modalidade oferece alguns projetos como:

  1. Horse Trail Experience: cavalos que passaram a maior parte de suas vidas em mãos cruéis e injustas, agora podem passar o restante de seu tempo em paz ao longo da Garden Route.
  1. Scuba Diving Conservation Project: Para os amantes da vida marinha, os voluntários mergulham todos os dias durante a semana pela manhã, coletando dados fotográficos sobre tartarugas, mantas, baleias e tubarões com dentes irregulares. Quem não puder mergulhar terá um curso de mergulho primeiro. 
  1. Shark Project: Outro projeto baseado no oceano que une pesquisa científica e participação pública na proteção do tubarão branco da África do Sul.

Voluntariado com curso de idiomas

E para aqueles que estão se perguntando, sim! É possível adicionar um curso de idiomas ao realizar um trabalho voluntário na África!

Sendo assim, como um dos idiomas da África do Sul é o inglês, o país tem sido muito procurado como destino de intercâmbio para quem quer aprender o idioma, além de ser um destino mais em conta em relação países da Europa e América do Norte.

Dessa forma, todos os anos, estudantes de até 50 países diferentes se beneficiam e realizam o curso de idiomas atrelado aos tipos de trabalho voluntário.

Trabalho voluntário com a IE

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de trabalho voluntário, que tal começar a planejar sua viagem? Entre em contato com a gente, tire suas dúvidas sobre esse programa de intercâmbio!

Thumb Málaga Espanha

Espanha

Málaga

Estude desde o nível básico

12X de R$ 535*

Receba nossas novidades