Escrito por: Marcelo Melo

7 Cidades do Reino Unido que são perfeitas para o seu intercâmbio

Está pensando em fazer um intercâmbio para estudar no exterior? Ainda não decidiu o curso e nem o destino? Que …

Início » Blog IE Intercâmbio » 7 Cidades do Reino Unido que são perfeitas para o seu intercâmbio

Está pensando em fazer um intercâmbio para estudar no exterior? Ainda não decidiu o curso e nem o destino? Que tal fazer um intercâmbio de inglês, um curso profissionalizante, uma graduação ou pós-graduação em algumas das cidades do Reino Unido?

Já imaginou conhecer a terra da rainha, os cenários de famosos filmes épicos e ainda, poder viajar por toda a Europa, com mais facilidade e economia? Pois é, as cidades do Reino Unido podem te oferecer tudo isso e muito mais!

Nesse sentido, as cidades do Reino Unido são repletas de desenvolvimento, cultura, tradições, história e exuberante natureza. Além de possuírem completa infraestrutura, com serviços básicos de qualidade, transportes, segurança e educação de excelência.

Dessa forma, as cidades do Reino Unido dispõem de muitas oportunidades profissionais, acadêmicas e de lazer, para você curtir cada momento do seu intercâmbio no exterior.

Seja por um período curto, durante um curso de idiomas, por exemplo, ou por mais tempo, ao cursar uma graduação ou pós-graduação, a terra dos Beatles, do famoso chá da tarde, do “fish and chips” e de muita diversão, contempla muitos outros atrativos apaixonantes.

Londres, que é a capital da Inglaterra, por exemplo, é uma metrópole vibrante, com clima cosmopolita, que respira diversidade, arte, história e cultura por todos os lados. E também é a sede da realeza britânica, um luxo!

Além da capital da Inglaterra, que é também a maior e mais visitada dentre as cidades do Reino Unido, as capitais Belfast (Irlanda do Norte), Edimburgo (Escócia) e Cardiff (País de Gales) possuem alguns dos mais famosos pontos turísticos do Reino Unido.

A essa altura, você já deve estar curioso para conhecer as melhores cidades do Reino Unido para o seu intercâmbio, não é mesmo?! Mas antes, entenda mais sobre o Reino Unido e veja a sua localização no mapa abaixo:

O Reino Unido é formado pela junção de quatro nações e conta com cerca de 68,5 milhões de habitantes. Eles estão juntos sob um sistema de monarquia constitucional, onde a Rainha Elizabeth II ocupa o trono há décadas. 

Países que formam o Reino Unido

E se você não tem certeza de quais são os países do Reino Unido, confira abaixo: 

  • Inglaterra
  • Escócia
  • País de Gales 
  • Irlanda do Norte

Agora sim, vamos apresentar para você 6 cidades do Reino Unido onde você pode fazer o seu intercâmbio para estudar. Confira todos os detalhes abaixo.

7 Cidades do Reino Unido para o seu intercâmbio

Começaremos apresentando algumas das principais cidades da Inglaterra, em seguida, mostraremos as capitais da Escócia, do País de Gales e da Irlanda do Norte, respectivamente. Em resumo, você conhecerá as seguintes capitais:

  • Londres
  • Brighton
  • Cambridge
  • Oxford
  • Edimburgo
  • Cardiff
  • Belfast

Em todas elas, você poderá estudar para aprender inglês, cursar o ensino médio, fazer um curso profissionalizante, ingressar em um college ou em uma universidade, ou ainda, viajar e curtir as melhores férias da sua vida!

Londres (Inglaterra)

A capital da Inglaterra é o berço do idioma mais falado do mundo. Possui cerca de 8 milhões de habitantes e tem instituições de ensino que são referência no mercado, incluindo várias escolas de idiomas, parceiras da IE Intercâmbio. Consulte nosso especialista para detalhes.

Definitivamente, é o lugar mais visitado no Reino Unido, seja para turismo ou mesmo intercâmbio. A terra da Rainha é um envolvente cenário de muita história, riqueza e antigas tradições.

Atrações como Big Ben, Tower Bridge, National Gallery, British Museum e Saint Paul ‘s Cathedral estão dentre os principais pontos turísticos do Reino Unido e merecem o seu tempo e sua atenção. 

Da mesma forma, a capital da Inglaterra conta com diversas opções de arte, gastronomia, cultura, compras, baladas, diversão e lazer ao ar livre. Logo, há o que fazer para todos os gostos e pessoas, de fato.

Brighton (Inglaterra)

Como é uma cidade bem menor e está localizada próximo a Londres, serve de aconchego para os amantes do estilo de vida à beira mar. 

Com cerca de 160 mil moradores, é considerada uma região bastante alternativa, diversificada e envolvedora. Por menor que seja, é um destino referência também em vários aspectos industriais, comerciais e musicais. 

A vida noturna da cidade é agitada e receptiva, o que faz da cultura de Brighton um caso à parte de especial. 

Há muita arte espalhada pelas ruas, muita música, shows, bares e pessoas acolhedoras. Enfim, mais um destino que te dá oportunidade de estudar um novo idioma e vivenciar o estilo de vida europeu de uma forma bem musical e divertida.

Cambridge (Inglaterra)

Uma das cidades universitárias mais famosas do mundo, a pequena Cambridge concentra algumas das mais conceituadas instituições de ensino superior dos países do Reino Unido.

Grande parte dos seus quase 125 mil residentes são estudantes nacionais e internacionais, alunos de instituições como por exemplo:

  • Universidade de Cambridge
  • Christ’s College
  • Corpus Christi College
  • Downing College
  • King’s College
  • Queen’s College
  • Trinity College
  • Jesus College

Assim, o clima na cidade é de muito estudo, com uma atmosfera educacional de diversidade cultural e profunda interação entre os estudantes e os demais habitantes.

A cidade, que está localizada há mais ou menos 1 hora de distância de Londres (de trem), atualmente é lar de grandes acadêmicos e profissionais do mercado.

Igualmente, no passado, abrigou algumas das mais famosas personalidades mundiais, como Lord Byron, Francis Bacon, Stephen Hawking e Sir Isaac Newton.

Além das visitas para conhecer a arquitetura e a história dos edifícios e das tradicionais escolas inglesas, passeios de barco são alguns dos principais atrativos disponíveis na charmosa Cambridge.

Sem dúvida, este destino no Reino Unido oferece possibilidades incríveis para quem quer viver uma experiência única no exterior.

Oxford (Inglaterra)

A mais antiga universidade do Reino Unido se encontra aqui. Atualmente considerada como a melhor universidade do mundo, pelo Times Higher Education (THE), a Universidade de Oxford tem uma interessante história de rivalidade com a vizinha Cambridge.

Oxford é uma das cidades do Reino Unido mais tradicionais. Localizada às margens do rio Tâmisa, localmente conhecido por rio Isis. A pequena cidade abriga cerca de 150 mil habitantes que, como em Cambridge, são estudantes, na sua maioria.

Também serviu como moradia para reis e educou importantes dramaturgos, cientistas e grandes líderes mundiais.  Conheça alguns deles na relação abaixo:

Tony Blair, Margaret Thatcher, Bill Clinton, Indira Gandhi, J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), Edmund Halley (o mesmo do famoso cometa), Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas), Oscar Wilde, dentre outros.

Não há quem visite esse destino e não tenha uma boa história para contar depois. Vida noturna, igrejas, restaurantes, museus, passeios, atividades ao ar livre, há muito o que se fazer em Oxford. 

Edimburgo (Escócia)

Uma das mais famosas cidades do Reino Unido, a casa do famoso Castelo de Edimburgo, tem cerca de 5,8 milhões de habitantes, é a segunda cidade mais visitada da Grã-Bretanha, depois de Londres, apenas.

Situado no alto da Castle Rock, na parte velha da cidade, a incrível construção medieval domina a paisagem da cidade, que conta ainda com outros importantes monumentos históricos.

Dentre eles, estão a Catedral St. Gilles, o Palácio de Holyrood, o Museu Real da Escócia e a Universidade de Edimburgo, fundada em 1583, é uma das mais antigas e prestigiadas do mundo, sendo pioneira na área de informática.

Neste sentido, Edimburgo também destaca-se na área da educação superior e também sedia as conceituadas universidades dos países do Reino Unido:

  • The Royal College of Surgeons of Edinburgh
  • Edinburgh College of Art
  • Queen Margaret University
  • Royal College of Physicians of Edinburgh
  • Napier College, dentre outras.

A capital escocesa conta ainda com um rico e diversificado cenário cultural e artístico, com importantes museus e galerias, como o Museu da Escócia, o Museu Real da Escócia, a National Gallery da Escócia, dentre outras atrações.

E para quem gosta de curtição e boa gastronomia, a tradicional cervejaria Caledonian Brewery é um dos mais populares pontos turísticos do Reino Unidos e merece uma boa visita!

Cardiff (País de Gales)

Localizada no extremo sul do País de Gales, tem uma população de aproximadamente 370 mil pessoas que falam inglês e galês.

Cardiff tem sua história e seu desenvolvimento ligados à produção e comércio naval do carvão, que alimenta, até hoje, o grande desenvolvimento industrial da capital do País de Gales.

Entretanto, nos dias de hoje, as antigas docas desativadas foram transformadas em um grande complexo de entretenimento, com bares, restaurantes, lojas e diversas atrações para visitantes de todas as idades.

Além disso, a região de Cardiff Bay conta com suntuosos edifícios Vitorianos que, atualmente, abrigam restaurantes de luxo, clubes noturnos, bares e lojas de grife,  o que faz do lugar uma ótima opção para passar tanto o dia como a noite.

A cidade conta com alguns dos importantes pontos turísticos do Reino Unido, como por exemplo:

  • Castelo de Cardiff 
  • Castell Coch (o Castelo Vermelho)
  • Salão Musical St. David
  • Salão Musical de St. David

Por fim, com exuberantes áreas naturais, seus mais de 300 jardins e parques colocam Cardiff entre uma das mais verdes cidades do Reino Unido. 

Belfast (Irlanda do Norte)

A capital da Irlanda do Norte possui cerca de 635 mil habitantes e é uma cidade que tem grande representatividade econômica e política para o país, principalmente desde a Guerra da Independência, em 1921.

Na verdade, até esta data, a Irlanda e a Irlanda do Norte eram um país só, dominado pela Inglaterra

Entretanto, sua população encontrava-se dividida em relação ao controle britânico, às crenças religiosas e ao futuro do país, o que resultou em revoltas e a divisão do país em duas novas nações.

Assim, Belfast preserva ainda uma forte herança da cultura inglesa, com com muitos edifícios vitorianos e eduardianos, ornados por belíssimas esculturas, que ajudam a ilustrar vários acontecimentos históricos da cidade. Conheça alguns:

  • Ulster Bank e do Northern Bank
  • Biblioteca Linenhall Library
  • Universidade de Belfast
  • Prefeitura de Belfast 
  • Edifício Lanyon da Queen’s University 
  • Catedral de Santa Ana 
  • Edifícios do Parlamento de Stormont 
  • The Grand Opera House 
  • Castelo de Belfast 
  • Crumlin Road Courthouse 

Além disso, na cidade que é conhecida por sediar a construção do famoso navio Titanic, os idiomas inglês, irlandês e escocês são amplamente falados, o que possibilita que o intercambista aprenda ainda mais idiomas.

Agora que você já conheceu as 7 mais incríveis cidades do Reino Unido para estudar, conheça diversas as modalidades de intercâmbio disponibilizadas pela IE Intercâmbio.

Tipo de intercâmbio para fazer nas cidades do Reino Unido

De forma geral, os programas de intercâmbio para estudar no Reino Unido são bastante flexíveis e podem incluir serviços diversos, sempre de acordo com as normas do país destino e da escola.

Por isso, nossa equipe está pronta para ouvir as suas solicitações e, junto com você, elaborar o programa ideal para o seu melhor intercâmbio! Nós podemos, por exemplo, te orientar em todo o processo de candidatura e matrícula em uma das renomadas instituições do Reino Unido!

Confira os serviços ofertados pela IE:

  • Matrícula na escola
  • Acomodação
  • Passagem aérea
  • Seguro saúde internacional
  • Câmbio

Intercâmbio para as cidades do Reino Unido é com a IE

Então, deu pra ficar com um gostinho de quero mais? Esses destinos nos países do Reino Unido te cativaram de alguma forma? 


Que tal embarcar para uma inesquecível jornada de aprendizado em uma das 7 cidades do Reino Unido que mostramos aqui?

Entre em contato com um de nossos especialistas em cursos no exterior e planeje seu intercâmbio de forma prática, eficiente e muito divertida.