Intercâmbio na Escócia: principais passos para estudar na Escócia

Compartilhe:

O intercâmbio na Escócia tem sido uma oportunidade para muitos estudantes que buscam uma experiência em um país tradicional na Europa.

A Escócia faz parte do Reino Unido, e normalmente, quem faz intercâmbio na Escócia está buscando aprender inglês, já que é o idioma oficial do país.

Por isso, separamos para este artigo algumas informações que você precisa saber sobre o intercâmbio na Escócia antes de começar a planejar sua viagem. 

Quanto custa um intercâmbio na Escócia?

2

Em média, a mensalidade para cursos de língua inglesa na Escócia pode variar de £1.000 a £2.000 por mês.

Porém, o custo de um intercâmbio na Escócia pode variar dependendo de vários fatores, como a duração do curso, o tipo de acomodação escolhida e o estilo de vida do estudante.

Além disso, cursos universitários podem ter custos mais elevados, chegando a £10.000 ou mais por ano.

Sendo assim, é importante considerar os custos de acomodação, alimentação, transporte e despesas pessoais.

Qual o custo de vida na Escócia?

O custo de vida na Escócia pode ser considerado moderado em comparação com outras partes do Reino Unido, como Londres.

Sendo o valor médio mensal para despesas básicas, incluindo acomodação, alimentação, transporte e lazer, varia entre £700 e £1.200, dependendo do estilo de vida do aluno e da cidade escolhida.

Cidades como Edimburgo e Glasgow oferecem uma ampla gama de opções de alojamento, desde residências estudantis até apartamentos compartilhados.

Como estudar na Escócia?

Existem diversas instituições de ensino renomadas na Escócia, desde universidades de prestígio até escolas de idiomas reconhecidas internacionalmente. 

E, se o seu objetivo é fazer curso de inglês na Escócia, o primeiro passo é se matricular em uma escola de idiomas.

Para te ajudar nesse processo, ter o suporte de uma agência de intercâmbio é fundamental para sua experiência no exterior.

Já para ingressar em um curso acadêmico, os estudantes internacionais geralmente precisam passar por um processo de inscrição na universidade.

Esse processo pode incluir a apresentação de certificados de proficiência na língua inglesa, como o IELTS ou TOEFL, além de documentos como histórico escolar e entre outros.

Quanto tempo um brasileiro pode ficar na Escócia?

Os brasileiros que desejam estudar na Escócia podem fazê-lo por meio de diferentes tipos de visto, dependendo da duração e do tipo de curso escolhido.

Para cursos com duração inferior a seis meses, a Escócia não exige visto prévio. Caso ultrapasse esse período, é necessário visto de estudante de curta duração.

Já para cursos mais longos, é necessário obter um visto de estudante de longa duração.

Estes vistos de longa duração normalmente permitem que os estudantes permaneçam no país durante o período do curso, com a possibilidade de extensão, se necessário.

Intercâmbio na Escócia com a IE

3

Fazer um curso de inglês na Escócia ou estudar em uma universidade é uma excelente oportunidade para expandir seus horizontes acadêmicos, culturais e pessoais. 

E resumindo o que vimos mais acima, para estudar na Escócia você basicamente precisa seguir os seguintes passos:

  • Escolher seu tipo de intercâmbio: estudar inglês ou intercâmbio universitário;
  • Definir a duração do intercâmbio, que depende do seu tempo disponível para estudar fora;
  • Escolher a cidade que se encaixa nos seus gostos pessoais;
  • Verificar se você irá precisar do visto ou não;
  • Planejar financeiramente de acordo com a mensalidade do curso e custo de vida;
  • Se matricular na instituição de ensino.

Conte com o suporte da IE para fazer intercâmbio na Escócia e fale com um de nossos consultores para entender mais sobre como funciona o programa!

Receba nossas novidades