Escrito por: Marcelo Melo

Confira quando Londres precisa de visto e prepare as malas!

Queridinha dos mochileiros e intercambistas, uma dúvida recorrente de quem vai conhecer a cidade é se Londres precisa de visto. …

Início » Blog IE Intercâmbio » Confira quando Londres precisa de visto e prepare as malas!

Queridinha dos mochileiros e intercambistas, uma dúvida recorrente de quem vai conhecer a cidade é se Londres precisa de visto. Você também tem essa curiosidade sobre a capital da Inglaterra?

A boa notícia é que Londres, assim como a Inglaterra, precisa de visto somente para os brasileiros que desejam passar mais de 6 meses por lá. Portanto, em um período inferior, você pode entrar na cidade como turista e aproveitar as férias, sem necessidade de aplicar um visto prévio.

Se você também quer curtir a terra da rainha, continue o artigo a seguir. Pois, vamos te explicar como proceder na situação em que Londres precisa de visto.

Londres precisa de visto abaixo de 6 meses?

Em caso de permanência inferior a 6 meses, Londres não precisa de visto prévio. O visto de turista para a Inglaterra será concedido quando você chegar na Inglaterra, seja no aeroporto, em algum porto ou em alguma fronteira terrestre.

Segundo o site do governo britânico, é possível usufruir do visto de turista padrão (Standard Visitor Visa), são nas seguintes condições:

  • Para turismo, por exemplo, para passar as férias ou visitar família e amigos;
  • Para algumas atividades de negócios, como por exemplo, atender a reuniões;
  • Para estudos curtos (por exemplo, aprender inglês);
  • Fazer parte de uma pesquisa acadêmica;
  • Por motivos médicos, por exemplo, buscar o país para tratamento médico privado.

Como você pode ver, a Inglaterra é um daqueles destinos perfeitos para quem quer combinar férias com estudos. Que tal um intercâmbio na Inglaterra?

Seja como for, é imprescindível também um passaporte válido com validade de seis meses a partir da data que você irá viajar, e, apesar do visto não ser solicitado no Brasil, ele é concedido quando você pisa em terras inglesas, sendo necessário apresentar, se solicitado, documentos que comprovem que sua intenção de visita é genuína. Confira alguns documentos que podem ser solicitados na entrada:

  • Reserva de acomodação;
  • Comprovante que demonstre que você conseguirá se manter financeiramente na cidade (ou possuir um patrocinador);
  • Carta de matrícula da escola (em casos de estudo em Londres).

Às vezes, você até é questionado acerca da sua renda, dos seus objetivos e de um possível seguro saúde na Europa, mas esse último item só é estritamente necessário caso você vá percorrer outros países europeus com o uso do Espaço Schengen. Porém, o seguro viagem segue obrigatório mesmo para um passeio de curta duração.

Londres precisa de visto acima de 6 meses? 

Se sua pretensão é aproveitar as férias na capital britânica, como mencionado acima, um visto não é necessário. Agora, caso seu interesse seja permanecer na cidade por um tempo superior a 6 meses, existem alguns tipos de vistos disponíveis.
Existem 3 tipos de vistos para estudantes que desejam fazer intercâmbio em Londres. Cada um deles passos que devem ser seguidos.

Hoje em dia, há diferentes tipos de visto de estudante e vamos mostrar todos eles:

  1. Visto de estudante infantil: é para o público de 4 a 17 anos que vai fazer o ensino regular em Londres. Principalmente, para alunos do High School.
  2. Visto de estudante de curta duração: é específico para os maiores de 18 anos que querem fazer um curso de inglês com duração de 6 a 11 meses e está em busca de aprimoramento profissional.
  3. Visto de estudante: esse é um visto para quem não se encaixa nas categorias anteriores. Além de ser para o público com idade a partir de 16 anos, normalmente, é para cursos técnicos, profissionalizantes, graduação ou pós-graduação.

 

Documentos para solicitar o visto de estudante

Seja qual for a sua modalidade de intercâmbio, caso exceda os 6 meses, a IE te orienta com relação ao visto. Pode contar com o suporte da nossa equipe para tirar as suas dúvidas antes e depois do embarque!
Resumidamente, você vai precisar dos seguintes documentos para solicitar qualquer tipo de visto de estudante, seja esse no Brasil caso exceda 6 meses, seja em Londres em caso inferior:

  • Passaporte válido;
  • Seguro médico privado;
  • Ter dinheiro suficiente para se manter lá durante o tempo que for ficar;
  • Demonstrativo de comprovante financeiro;
  • Comprovante de matrícula na instituição de ensino;
  • Pagamento da taxa de solicitação.

 

O visto de estudante permite que eu trabalhe em Londres?

A autorização de trabalho é exclusiva para estudantes com visto de estudante vinculado a um curso técnico ou superior (higher education). Entretanto, os horários de trabalho não podem coincidir com os horários das aulas.
Vale ressaltar que os estudantes de curso superior têm permissão para ficar até 5 anos no país. Já os de curso profissionalizante, até 2 anos.

 

Intercâmbio em Londres com a IE

A IE tem o programa ideal para você estudar na capital da Inglaterra! Seja para estudar inglês, fazer o High School ou um curso superior, nós te ajudamos a fazer a escolha perfeita!
Como o intercâmbio é muito mais do que estudo, você vai poder aproveitar as diversas atrações da cidade. A propósito, a lista de museus, pubs e pontos turísticos é enorme! Agora que sabe quando Londres precisa de visto, fica mais fácil dar o próximo passo. Entre em contato que vamos tirar todas as dúvidas!


fale com o especialista

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário