Escrito por: Marcelo Melo

Teste de proficiência em inglês: Conheça os 4 principais!

Quer saber mais sobre o teste de proficiência em inglês? Confira neste artigo informações sobre os principais testes de proficiência em inglês!

Início » Blog IE Intercâmbio » Teste de proficiência em inglês: Conheça os 4 principais!

Estudar inglês para tirar uma boa nota no teste de proficiência em inglês é fundamental para quem deseja fazer intercâmbio de estudo em universidades no exterior.

Sendo assim, para obter uma nota alta em um teste de proficiência em inglês, é necessário já estar avançado em relação ao nível de inglês, afinal, o teste vai medir o quanto você sabe do idioma. 

E para você entender mais sobre o teste de proficiência em inglês, criamos esse artigo com os 4 principais. Vamos lá conhecer cada um deles? 

Teste de proficiência em inglês: 4 principais! 

Primeiramente, é importante saber que cada teste de proficiência em inglês tem um objetivo em específico, mas os 4 principais são:

  1. TOELF
  2. IELTS
  3. TOEIC;
  4. CAMBRIDGE.

Sendo assim, há universidades que pedem o TOEFL, outros dão preferência ao IELTS, já para multinacionais, pedem o TOEIC, e tem o CAMBRIDGE, que possui reconhecimento mundial.

E a seguir veremos cada um deles mais detalhados.

TOEFL

Considerado um dos mais conhecidos do mundo, o TOEFL é muito requisitado no mundo acadêmico

Com isso, as universidades da Europa aceitam notas boas, mas esse teste de inglês é muito mais requisitado em instituições americanas e canadenses.

E com mais de 50 datas ao longo do ano, é possível refazer o teste quantas vezes quiser, mas deve estar atento para não fazer novamente dentro de 12 dias.

Além disso, ele é administrado pelo ETS, e pode ser realizado num centro aplicador autorizado, ou via internet.

IELTS

Esse teste de proficiência em inglês é aceito em aproximadamente 140 países e é o mais querido pelas universidades europeias.

Criado pela Universidade de Cambridge, atualmente é administrado pelo British Council, e a nota do IELTS varia de 0 a 9.

Mas, a pontuação mínima vai depender da instituição de interesse, e as mais competitivas giram em torno de 7.5, e as demais em 5.5.

No Brasil, é possível escolher a cidade e agendar o exame através da internet, porém ele é aplicado somente em instituições certificadas.

TOEIC

Focado em quem pretende atuar no mercado internacional, esse teste de inglês foi produzido pela mesma instituição que desenvolveu o TOEFL e a ETS.

Seu principal objetivo é medir a proficiência em inglês nas situações mais comuns, ligadas ao mercado de trabalho.

Dessa forma, ele é aceito mundialmente por empresas, programas de ensino e agências governamentais, totalizando aproximadamente 150 países.

CAMBRIDGE

Reconhecido mundialmente, tem como principal objetivo colocar o candidato em situações do dia a dia, a fim de avaliar as competências necessárias e se comunicar com eficiência.

Criado pela Cambridge English Language Assessment, que é um setor da universidade que possui uma das equipes mais qualificadas na pesquisa de idiomas do mundo.

E esse teste de proficiência é oferecido em várias modalidades, dentre elas:

  • B2: um certificado que prova que o estudante possui as habilidades necessárias para se comunicar em casos mais exigentes;
  • C1 Advanced: nível avançado, demonstrando habilidades que empresas e universidades precisam; 
  • C2 Proficiency: atesta que o estudante de inglês tem um domínio excelente, habilitado para se comunicar com precisão e competência.

Descubra mais sobre o teste de proficiência em Inglês com a IE

Estudar inglês é um fator muito importante no mercado de trabalho, e até mesmo para se comunicar, por isso, o teste de proficiência é ótimo para expandir oportunidades.

E agora que você sabe mais sobre o teste de proficiência em inglês, entre em contato e conheça mais sobre nossos programas de intercâmbio e voe rumo aos seus sonhos!