Comidas típicas da África do Sul: conheça os principais pratos

Compartilhe:

As comidas típicas da África do Sul possuem pratos para todos os gostos,  cheio de temperos e diversas influências.

As comidas típicas da África do Sul são muito influenciadas por vários países da Europa, principalmente pela culinária holandesa.

Por isso, fizemos este artigo para te ajudar a conhecer melhor sobre as comidas típicas da África do Sul e as tradições que vem delas. Vem com a gente!

Comidas típicas da África do Sul

A África do Sul é conhecida por ter muitas influências européias, principalmente na culinária.

Sendo assim, fizemos uma lista das comidas típicas da África do Sul para você conhecer, são elas:

  • Bobotie;
  • Boerewors;
  • Bunny Chow;
  • Braai / Shisa nyama;
  • Chakalaka & pap;
  • Curry Cape Malay;
  • Melktert;
  • Potjiekos;
  • Vetkoek;
  • Biltong e droewors;
  • Amarula Dom Pedro;
  • Pudim de Malva;
  • Calamari;
  • Peri peri;
  • Koeksisters.

Você sabia que a  África do Sul é um dos países que tem ganhado bastante popularidade entre os turistas, por sua cultura única com diversas influências?

Por sua colonização, as comidas do país têm ganhado cada vez mais referências culturais, agregando com novos sabores na culinária e se tornou a atual atração dos intercambistas e turistas.

A culinária da África do Sul é cheia de sabores, temperos e influências dos seus países colonizadores e dos seus imigrantes.

Por isso vamos falar um pouco sobre os pratos da África do Sul que listamos acima, os mais famosos do país e favoritos dos turistas.

Confira um pouco mais sobre as comidas da África do Sul que separamos:

Bobotie

Um dos favoritos de Nelson Mandela, a teoria é que esse prato foi levado para a África do Sul através dos holandeses, que conheceram a receita da Indonésia.

Coberto por uma mistura de ovos e leite, é feito de carne cozida (moída, cordeiro e bovina) e é temperada com ingredientes típicos da África do Sul e outras especiarias.

Boerewors

Um dos pratos da África do Sul pode ser traduzido como “salsicha de fazendeiro”, Boerewors é uma salsicha típica sul-africana.

Misturada com diversas especiarias e também com carne de porco ou cordeiro, geralmente é cozida em braai (churrascos).

Alguns dos temperos comuns das comidas típicas da África do sul estão presentes nesse prato que são:

  1. Semente de coentro;
  2. Noz moscada moída;
  3. Cravo;
  4. Pimenta jamaicana;
  5. Pimenta de reino moída.

Bunny Chow

Um dos pratos da África do Sul, é muito popular nas ruas de Durban, uma cidade situada no leste do país.

Normalmente feito de carne bovina, combinada com carne de cordeiro ou de porco, temperos e especiarias, é servida grelhada em um pão que lembra cachorro quente.

Shisa nyama

Outro nome para braai, significa “queime a carne” em Zulu, não é exatamente um prato da culinária da África do Sul e mais um evento e é bem parecido com o nosso churrasco.

As principais carnes do braai são as carnes de boi, frango, porco, cordeiro e salsichas. Acredita-se que tenha nascido nos bairros de Joanesburgo.

Chakalaka & pap

Continuando a lista de comidas típicas da África do Sul, é feito com vegetais, como repolho, cenoura e diversas especiarias, ele é servido como uma salada e comumente com pap.

Pap é uma espécie de mingau, rico com amido feito de milho branco. Ambos são servidos com frequência junto a carne grelhada, pães, saladas e guisados.

Curry Cape Malay

Um frango repleto de ingredientes típicos da África do Sul e outros temperos, como canela, açafrão e pimenta, servido com arroz doce.

Os temperos dessa comida da África do Sul são fruto da chegada dos holandeses e franceses que desembarcaram em Cape Town.

Melktert

Esse prato típico da culinária da África do Sul é uma das sobremesas favoritas dos turistas e intercambistas do país.

É uma torta de leite, ovos, açúcar e farinha, polvilhada com canela e costuma ser servida gelada ou em temperatura ambiente.

Potjiekos

Os potjiekos são um prato de carne, vegetais e amido (geralmente batatas), cozidos em uma pequena panela.

Tem sua origem na Grande Jornada, período em que os habitantes migraram do leste para o norte para explorar o país, tornando-o um prato típico da culinária da África do Sul.

Vetkoek

Significando literalmente “bolo gordo” em Afrikaans (uma das línguas faladas na África do Sul), “vetkoek” é um bolo de massa frita recheado com carne picada, boerewors ou frios.

Com ingredientes típicos da África do Sul eles são servidos comumente nos braais, com receitas direto da grelha.

Biltong e droewors

Biltong é uma carne e droewors é uma linguiça. O que eles têm em comum é a técnica de seu preparo comum na culinária da África do Sul: a cura a seco.

A cura a seco é a técnica onde tempera com vinagre, sal, açúcar e outros como coentro e pimenta, e logo em seguida é posto para secar.

Amarula Dom Pedro

Continuando os pratos típicos da culinária da África do Sul temos essa sobremesa encontrada comumente em bares, o Amarula Dom Pedro é um coquetel servido com licor.

O licor é feito de um creme feito com a fruta indígena da marula, misturada com sorvete. É uma receita possível para fazer em casa, caso tenha uma amarula e sorvete.

Pudim de Malva

Uma das sobremesas mais famosas das comidas típicas da África do Sul, ele é uma importação da colonização holandesa.

Ele é feito com geleia de damasco e servido com um molho de creme quente, uma das sobremesas favoritas dos visitantes e dos intercambistas.

Calamari

Calamari é a palavra em inglês para “lula” e está presente em quase todos os cardápios dos restaurantes sul-africano.

Na maior parte das vezes é acompanhado por batatas fritas, e são uma das comidas favoritas dos restaurantes da África do Sul.

Peri peri

Mesmo não sendo um dos ingredientes típicos da África do Sul, ela está espalhada por todo o país. Inicialmente cultivada em Moçambique, foi trazida pelos portugueses à África do Sul.

É uma pimenta usada como tempero em molhos junto com limão, cebola, alho, folhas de louro e outros ingredientes típicos da África do Sul. É vendido na maioria das vezes em forma de pó.

Koeksisters

Semelhante a um bolinho de chuva, o koeksisters é uma massa cortada em tiras, fritas em óleo quente e mergulhadas em uma calda doce.

É a herança das tribos Xhosa e Sotho que costumavam servir em suas comunidades, com o tempo os escravos levaram estes pratos para as casas de seus patrões.

Restaurantes da África do Sul

Comidas típicas da África do Sul

Agora que já falamos sobre as comidas do país, que tal conhecermos onde comer esses pratos da África do Sul?

Os  restaurantes sul-africanos são diversos com influências de seus colonizadores e imigrantes. Cada cidade da África do Sul tem um tipo de comida diferente.

Pensando nisso, decidimos fazer uma lista de alguns dos restaurantes da África do Sul favoritos dos turistas de toda a África do Sul.

A nossa lista de restaurantes da África do Sul:

  • Ouverture Restaurant;
  • The Test Kitchen by Luke Dale-Roberts;
  • La Colombe;
  • The Kitchen at Maison;
  • The Restaurant at Waterkloof;
  • Restaurant Mosaica t The Orient;
  • Greenhouse;
  • Camphors at Vergelegen;
  • Pierneef à La Motte;
  • Five Hundred.

Overture Restaurant

Organizada pelo Chef Bertus Basson, o restaurante em Stellenbosch é um dos favoritos dos gastrólogos que adoram “à sua excelência descontraída e aparentemente sem esforço”.

The Test Kitchen by Luke Dale-Roberts

Um entretenimento alimentar cheio de camadas, é comandada por Luke Dale-Roberts. Esse restaurante da África do Sul está localizado em Woodstock, Cape Town.

La Colombe

Em 2016, La Colombe se tornou um dos nomes na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo. Ele está localizado em Constantina, em Cape Town.

The Kitchen at Maison 

O Chef Arno Janse van Rensburg  tem nos seus pratos da África do Sul uma tendência a ingredientes asiáticos com influência da América do Sul. Ele está em Franschhoek.

The Restaurant at Waterkloof

O The Restaurant at Waterkloof está em Somerset West e é dirigido pelo Chef Gregory Czarnecki. Os pratos são finos e artísticos, sendo acompanhados pelo menu de vinhos.

Restaurant Mosaica t The Orient

Esse restaurante da África do Sul é dirigido pelo Chef Chantel Dartnall e está localizado em Elandsfontein, Pretória tem como decoração de antiguidades orientais. 

Greenhouse

O Chef Peter Tempelhoff  cria comidas tão artísticas que nos fazem ter dó de comer para não estragar. O restaurante Greenhouse está em Constantina, Cape Town

Camphors at Vergelegen 

Camphors at Vergelegen é um restaurante em Somerset West, administrado pelo Chef Michael Cooke e possui ingredientes típicos da África do Sul de fazenda.

Pierneef à La Motte

Localizada na vinícola La Motte, em Franschhoek, possui uma gastronomia local com uma influência francesa e é um dos favoritos dos visitantes.

Five Hundred

O restaurante Five Hundred rendeu ao Chef David Higgs. Ele fica no hotel Saxon em Joanesburgo. Sua comida é moderna e experimental.

Conheça as comidas típicas da África do Sul com a IE

Restaurantes da África do Sul

Agora que conhece as comidas típicas da África do Sul, por que não saborear pessoalmente todos esses pratos nesses restaurantes?

Seja para realizar um intercâmbio ou apenas turismo, as comidas típicas da África do Sul são atrativos para todos que vão visitar o país.

Entre em contato com um de nossos especialistas e experimente todas as comidas típicas da África do Sul pessoalmente.

Receba nossas novidades