Escrito por: Marcelo Melo

Como morar na Europa: Conheça 3 principais alternativas!

Quer saber como morar na Europa? Veja quais são as principais alternativas e porque o intercâmbio na Europa é uma ótima opção para morar no exterior.

Início » Blog IE Intercâmbio » Como morar na Europa: Conheça 3 principais alternativas!

Saber como morar na Europa é o desejo de quem sonha em conhecer um mundo novo, aprimorar ou aprender um novo idioma, e até mesmo construir uma carreira!

Sendo assim, existem algumas formas de como morar na Europa, dentre elas estudando, trabalhando, e até mesmo fazendo os dois ao mesmo tempo!

Por isso, criamos este artigo para você entender um pouco mais sobre como morar na Europa e conhecer as principais alternativas! Vamos lá?

Afinal, como morar na Europa?

Primeiramente, as cidades da Europa são o destino de muitas pessoas que decidem morar no exterior e experimentar novas culturas, além de aproveitar uma boa qualidade de vida.

Sendo assim, separamos 3 maneiras de como morar na Europa de maneira legalizada, confira:

  1. Cidadania europeia;
  2.  Intercâmbio;
  3.  Visto de trabalho.

Cidadania europeia

Em primeiro lugar, ter a cidadania europeia é a forma mais famosa de conseguir morar na Europa, pois boa parte dos países europeus aceitam a solicitação do pedido de cidadania.

Porém, é necessário observar as leis que variam de cada país, já que existe um processo detalhado para solicitar a cidadania europeia.

De modo geral, esse processo pode levar entre em média alguns meses, e até mesmo anos – em média 2 anos e meio.

Portanto, com vários requisitos próprios, existem algumas formas de conseguir solicitar a cidadania europeia, como por exemplo:

  • Nascer em um país europeu;
  • Direito sanguíneo/familiar;
  • Casar com cidadão europeu;
  • Residir em um país da Europa (normalmente, mínimo de 5 anos).

Sendo assim, quem tem direito a cidadania europeia pode morar, estudar e trabalhar na Europa.  

Intercâmbio

Quem não possui cidadania, realizar um intercâmbio na Europa é uma das alternativas mais comuns, simples e seguras para morar na Europa.

Dessa forma, os requisitos para fazer o intercâmbio europeu variam de país e programa escolhido, e existem várias opções de programas entre:

Além disso, alguns países europeus permitem que o intercambista trabalhe enquanto estuda. Legal, né?

Visto de trabalho

O visto de trabalho na Europa é usado quando uma empresa contrata um brasileiro que ainda mora no Brasil para trabalhar no exterior.

Ou seja, são trabalhos específicos para pessoas já formadas em alguma área, por isso é importante montar um bom currículo pontuando suas formações e qualidades.

Além disso, é necessário ter fluência no idioma do país que se pretende morar e trabalhar.

Porém, para você que quer ter a experiência de trabalhar na Europa, alguns países europeus permitem que o aluno de intercâmbio trabalhe part time enquanto estuda, como Irlanda, Espanha e Alemanha.

Nesse caso, o visto mais indicado seria o de estudante com permissão de trabalho, e não o visto de trabalho em si.

6 melhores países para morar na Europa

Escolher um país para morar na Europa não é uma tarefa tão difícil assim, não é mesmo? Afinal, são várias opções que atraem os turistas todos os anos!

Sendo assim, devido a critérios como clima, qualidade de vida e pontos turísticos, separamos os TOP 6 melhores países para morar na Europa, e eles são:

  1. Alemanha;
  2. Portugal;
  3. Malta;
  4. Irlanda;
  5. Inglaterra;
  6. Espanha.

Descubra mais sobre como morar na Europa com a IE

Bom, ter a oportunidade de morar no exterior, conhecer novas culturas, novas culinárias e novas pessoas pode ser uma escolha única, não é mesmo?

E agora que você já sabe como morar na Europa, que tal planejar seu intercâmbio na Europa? Fale com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre nossos programas e voe rumo aos seus sonhos!