Cultura Maori - Origem, Arte, Dança, Gastronomia e mais!

Cultura Maori – Origem, Arte, Dança, Gastronomia e mais!

Primeiramente, você sabe quem são os maoris? Bem, eles foram os primeiros colonizadores da Nova Zelândia vindos da Polinésia, no século XIII. E hoje, você fica sabendo sobre a cultura desse povo: a cultura maori.

 

Para você entender melhor sobre a cultura maori, é importante saber que, os primeiros deles, descendiam dos mesmos colonizadores polinésios, micronésios e melanésios que cruzaram o Pacífico para habitar ilhas como o Havaí. 

 

A cultura maori é a mesma coisa que: cultura local ou original. Com o passar do tempo, o termo maori foi oficialmente reconhecido como adjetivo e eles são conhecidos assim até hoje na Nova Zelândia.

 

Abaixo, você fica sabendo detalhes sobre a cultura maori. 

 

Tradição e cultura Maori

 

  • O que é Haka?
  • O que é Marae?
  • Arte e Gastronomia 
  • Mitologia

 

O que é Haka?

 

O Haka ganhou a internet recentemente, especialmente nas apresentações do time de Rugby local “All Blacks”. Mas sua origem é muito anterior a isso.

 

Trata-se de um mantra de guerra, mais precisamente, uma dança para afugentar o inimigo e que expressa que você não tem medo dele. 

 

A Haka é uma dança coordenada com palavras cadenciadas e cantadas em tom bem forte. As palavras clamam o inimigo para se aproximar e enfrentá-lo.

 

A Haka diz algo mais ou menos assim:: “venha para mim, olhe nos meus olhos, estou te esperando, não estou com medo de você”

 

São usadas na Haka expressões faciais, caretas, demonstração de força dos músculos e movimentos com os braços, postura de quem vai atirar uma lança e a língua para fora da boca de forma ameaçadora. 

 

O que é Marae?

 

É uma espécie de Templo para os Maoris. É um lugar sagrado, onde você deve deixar os sapatos do lado de fora e só pode entrar com permissão. 

 

O respeito e as cerimônias devem ser cumpridos à risca. No Maraê, celebram-se datas especiais, festas, casamentos, funerais e as reuniões dos chefes da aldeia.

 

Arte e gastronomia

 

Os maoris são considerados mestres nas artes, principalmente, em esculturas em madeira. Geralmente os desenhos são geométricos e têm significados espirituais. 

 

A dança e a música maori estão presentes em tudo: até no enterro. As músicas costumam contar a história de uma pessoa e é um lindo ritual de passagem.

 

O Hangi é um método de cozimento onde os vegetais são colocados embaixo da terra e assados a vapor, com o calor de rochas quentes. Os vegetais mais consumidos são a batata, batatas-doce, cenoura e cebola. 

 

É verdade que esta tradição vem perdendo adeptos com o passar dos anos. Porém, turistas ainda conseguem apreciar o jantar tradicional, regado a muita música, dança e aula da Cultura Maori. 

 

Os maoris também usam objetos e amuletos sob a forma de pendentes e podem ser encontrados em diversas lojas de souvenir. 

 

As tatuagens para eles têm um significado de status e carregam as histórias da família e da tribo. Como manda a tradição, são feitas à partir da puberdade, no rosto e, principalmente, no queixo de mulheres e no braço dos homens.

 

Mitologia

 

A mitologia maori é uma forma de entender alguns costumes e crenças de lá.

 

Um personagem essencial na cultura maori é Maui-Tikitiki, um semideus que viveu diversas aventuras. Inclusive, a criação das Ilhas Norte e Sul, dizem que é obra dele.

 

Diz a lenda também que, Maui se escondeu numa canoa de pesca de seus irmãos mais velhos e no meio de uma viagem ele se revelou, para fúria dos grandões. E para surpresa de todos, Maui fisgou um peixe gigante. 

 

Ao voltar para o povo em Hawaiki, uma terra do povo maori, dividiu o peixe com os irmãos. Ele era tão grande que se tornou a Ilha Norte. A Ilha Sul é a canoa de Maui.

 

Os nomes maori para as ilhas da Nova Zelândia são: Te Ika-a-Maui – o peixe de Maui, para a Ilha Norte, e Te Waka-a-Maui – a canoa de Maui, para a Ilha Sul.

 

Gostou de saber sobre a cultura maori? Que tal fazer uma viagem à Nova Zelândia para ver de pertinho? Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email