Escrito por: Marcelo Melo

Dia de São Patrício – conheça 5 símbolos da celebração irlandesa

Um dos principais feriados da Irlanda, senão o mais importante, o dia de São Patrício é comemorado anualmente pelos irlandeses. …

Início » Blog IE Intercâmbio » Dia de São Patrício – conheça 5 símbolos da celebração irlandesa

Um dos principais feriados da Irlanda, senão o mais importante, o dia de São Patrício é comemorado anualmente pelos irlandeses. A comemoração ressignifica, ano a ano, a cultura que é rica em significados.

Por isso, hoje nós vamos falar sobre como o dia de São Patrício é comemorado e quais os principais símbolos da celebração. Ou seja, por trás de uma das festas mais tradicionais do país, há muita história e costume.

Quem visita a Irlanda, acaba conhecendo um pouco a tradição e o interesse surge quando o assunto é esse. Logo, o dia de São Patrício é, para quem ainda não sabe, uma festa anual que celebra a morte do padroeiro da Irlanda. Todo dia 17 de Março as pessoas se vestem de trajes brancos e verdes.

Essa é uma das formas de demonstrar o afeto e respeito pela nação também. Já que as pessoas saem nas ruas em uma caminhada bem festiva. Afinal, um dos personagens mais importantes da Irlanda é também um grande símbolo de fé e crença.

Sendo assim, o que se sabe sobre São Patrício é que ele nasceu na Grã-Bretanha e, desde então até os seus 16 anos se considerava uma pessoa pagã. Porém, no mesmo período, foi sequestrado e vendido para os Irlandeses, como escravo.

Não há nada que comprove 100% isso, mas é possível (e é o que as pessoas acreditam) que ele veio a óbito em 17 de Março de 461. O que o tornou, em vida, um servo de Deus, foi a vivência como escravo e sua fuga posteriormente.

Nesse sentido, sentiu em seu coração e experienciou algumas vezes, o sentimento e a necessidade em converter os irlandeses pagãos. O Cristianismo era uma espécie de salvação, na visão de Patrício e essa era sua missão: a conversão dos pagãos.


Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

5 símbolos que marcam a celebração o dia de São Patrício

A vida do intercambista às vezes é complicada (no bom sentido, claro), afinal são tantas comemorações e festividades pelo mundo que é quase impossível conseguir decidir o que priorizar. Mas, uma coisa é certa, se o seu destino for a Irlanda, você precisa embarcar com aquela famosa listinha do que fazer no país.

Mas, hoje nosso foco é outro e, por isso, logo abaixo você descobre um pouco mais sobre as principais características e simbologias da celebração irlandesa que chama atenção: Saint Patrick ‘s Day!

Duende

Uma das representações mais presentes nessa data é a do Duende, vindo, segundo alguns estudiosos, do folclore celta. São seres, com poderes, que se utilizam deles para fazerem o bem ou o mal. É como se ele fosse uma espécie de “fada”, mesmo sua personificação não sendo essa.

Dentro dessa perspectiva, os Duendes passam boa parte do tempo fazendo e consertando sapatos, sendo figuras mais distantes e, consequentemente, mais introspectivas.

Trevo

Esse talvez seja o símbolo mais forte se tratando do Saint Patrick ‘s Day, como também é chamado o dia de São Patrício. Ele inclusive se tornou um símbolo do país através disso. Afinal, acredita-se que São Patrício se utilizava do trevo como uma forma de representação da santíssima trindade.

Além disso, os irlandeses, acreditavam de fato que a folha é um símbolo de sorte e que ela indicava também o início da primavera.

Cruz Celta

Lembra quando falamos mais acima que São Patrício assumiu a missão de converter o povo ao Cristianismo? Pois bem, acredita-se que o mesmo se utilizava da cruz, unindo-a ao sol, que é um grande símbolo irladês, para realizar o feito.

Logo, com a junção dessas duas forças, ele deu origem a Cruz Celta que, logo depois, passou a ser uma grande representação na comemoração da data.

Harpa

Um dos instrumentos musicais mais utilizados na Irlanda, também era e ainda é considerado um símbolo forte não só na comemoração de São Patrício, mas como do país como um todo. Tanto é que o mesmo é muito utilizado, seja nas moedas, nos selos estaduais e mais.

Dizem, inclusive, que o rei Brian Boru guiava seus exércitos com esse instrumento, em direção às suas batalhas. Ou seja, um emblema importantíssimo para a história da nação como um todo.

Go green

O verde está presente na bandeira no país por um motivo, bem como todas as outras cores, certo? Nesse sentido, o verde simboliza os católicos e como isso traz uma representação para a celebração do dia de São Patrício, o mesmo é bastante utilizado no dia 17 de Março.

Logo, seja pintando o cabelo, colocando uma roupa verde, fazendo pintura no rosto ou utilizando acessórios, é comum ver os irlandeses prevalecendo o verde em meio à data. Até as lojas passam a vender mais utensílios nesse tom, é pra entrar no clima mesmo!

E aí? O que acho sobre a história do dia de São Patrício? Não é só no Brasil que algumas comemorações ressignificam marcos da história, na Irlanda isso também acontece. Em cada lugarzinho do mundo há uma data simbólica para ser lembrada e, principalmente, celebrada. Não é à toa que os turistas também levam a sério essa manifestação.

Mas, se tratando de intercâmbio, a Irlanda é um dos destinos que oferecem oportunidades incríveis para o seu desenvolvimento profissional. Seja estudando ou trabalhando (inclusive dá pra fazer os dois), você volta para o Brasil com uma bagagem extremamente significativa e que pode te render bons e duradouros frutos.

Por isso, é momento de resolver duas questões em uma só: fazer intercâmbio e conferir de pertinho o dia de São Patrício. Que tal viver a experiência como um típico nativo e apreciar o que a cultura irlandesa tem a oferecer?

Logo, contate um de nossos especialistas em intercâmbio e tire todas as suas dúvidas sobre os programas no país, quem sabe não é o seu momento de estudar e/ou trabalhar no exterior? Viaje. Explore. Mude! Com a IE você conhece os melhores destinos e vive dias incríveis ao lado de pessoas do mundo todo.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário