Intercâmbio para Portugal: como ingressar em uma Universidade

Intercâmbio para Portugal: como ingressar em uma Universidade

Por diversos motivos, fazer um intercâmbio para Portugal se tornou algo comum. Essa é uma decisão de muitas pessoas que desejam estudar fora. Seja pela aproximação com o idioma, algumas facilidades de ingresso em Universidades e quem sabe um menor custo. 

O fato é que o destino é requisitado! Sendo assim, a IE não poderia deixar você só no gostinho né? Afinal, o nosso foco é oferecer as melhores opções de estudo e/ou trabalho no exterior, além, claro, de te contar quais vantagens você tem ao escolher um determinado programa e destino.

Nesse sentido, o intercâmbio para Portugal, se tratando de ensino superior, oferece as mais diversas opções de cursos em mais de 130 universidades do país, mesclando públicas e privadas. Confira abaixo as opções:

 

  • Graduação/Licenciatura
  • Mestrado
  • Pós-Graduação
  • MBA

 

Imersão cultural, experiência no exterior, contato com pessoas do mundo todo, visão de mundo ampliada são resquícios fortes de uma passagem por esse destino. Por isso, optar pelo intercâmbio para Portugal é, além de sinônimo de coragem, ter vontade de crescer, evoluir e amadurecer.

Além disso, com a IE você consegue aplicar com a sua nota do ENEM, tem direito a condições e valores especiais, mais de 100 universidades para escolher, contato com assessoria especializada em Portugal  e um planejamento educacional pensado e desenvolvido de acordo com seu perfil de aluno, objetivos e preferências.

O ensino superior em Portugal é dividido em três ciclos competentes de estudo, sendo eles a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado. Nesse sentido, o ensino superior pode funcionar através da educação universitária (sendo apenas o Doutorado) ou educação politécnica. 

Como já dito anteriormente, o estudante brasileiro pode aplicar com as notas do ENEM para os programas de graduação ou mesmo através dos exames das próprias instituições. Inclusive, alguns deles podem ser realizados em Portugal.

Saiba mais sobre o intercâmbio para Portugal e como ingressar em uma Universidade no país:

 

Já falamos sobre diversas vantagens de você optar por fazer um curso superior em Portugal, mas falamos pouco de processo, certo?

Então, é disso que falaremos agora!

 

Como funciona o processo:

Nesse caso, você conta com o auxílio da IE no Brasil e também do escritório parceiro em Portugal. Posteriormente a contratação desta assessoria, é feita uma avaliação em detrimento do seu perfil de aluno para que possamos indicar as opções de Universidades que julgamos mais se encaixar com as suas necessidades.

Em seguida, você receberá um planejamento acadêmico personalizado e terá auxílio no momento das aplicações para as Universidades. 

Um adendo importante é que, contratando a assessoria, você aluno tem direito a um transfer no momento de chegada e, consequentemente, orientações necessárias para que sua experiência no exterior seja incrível e sem intercorrências. 

 

Brasileiro sem ENEM:

Você pode SIM se candidatar. Existem outras formas para ingressar em uma Universidade em Portugal e é claro que não é por isso que você vai ficar de fora. Ou seja, nesse caso, o aluno terá que realizar a prova de ingresso das instituições de interesse.

Em contrapartida, apesar de em alguns casos o aluno ter a possibilidade de realizar a prova ainda no Brasil, outras Universidades exigem que ela seja feita na acomodação da instituição.

 

Documentos para inscrição:

Dessa forma, confira quais documentações são necessárias para que você se inscreva no programa de Universidade em Portugal:

 

  • Cópia do passaporte válido (brasileiro ou europeu, se for o caso de possuir cidadania);
  • ENEM dos últimos 3 anos;
  • Histórico escolar do ensino médio ou da graduação com apostila de Haia;
  • Certificado de conclusão do ensino ensino médio ou diploma com apostila de Haia;
  • Comprovante de residência;

 

Para quem não sabe, a apostila de Haia é o selo gerado pelo Cartório do Brasil. Este selo é o que de fato torna esse documento válido na Europa. 

 

Definitivamente, as vantagens de fazer um intercâmbio para Portugal com a IE para realizar um curso a nível superior são diversas. Óbvio que é de extrema importância que suas escolhas em relação a destino e curso estejam relacionadas com seus objetivos de carreira e pessoais. 

Nesse sentido, se você não acha que Portugal é o seu match perfeito, saiba que contamos com outros destinos incríveis disponíveis para você. Quem sabe conversando com um de nossos consultores vocês não descobrem juntos qual a melhor opção para seu perfil de aluno?

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *