A Itália precisa de visto? Conheça os tipos de vistos italianos!

Compartilhe:

Você já imaginou conhecer a Itália? O país que fica na Europa, é banhado pelo oceano Atlântico. Mas você sabe se a Itália precisa de visto? 

Entender se a Itália precisa de visto ou não e entre outras questões burocráticas como passaporte, seguro viagem e comprovação financeira são essenciais. 

Pensando nisso, criamos este artigo para te contar se a Itália precisa de visto e tudo o que você precisa saber antes de viajar para o país. Vamos lá?

Afinal, a Itália precisa de visto?

A resposta direta é não! Os brasileiros não precisam de visto para o ingresso e a circulação no país europeu.

Mas calma aí que não é tão simples quanto parece! Existem algumas regras que te dão a possibilidade de adentrar o país sem visto. 

Dentre elas, a permanência deve ser por um período de até 90 dias e o motivo da viagem ser turismo, competição esportiva, formação religiosa ou estudo. 

Para aqueles que não irão viajar por esses motivos ou ficarão mais tempo que o permitido sem possuir um visto, existem diversos tipos de vistos específicos para cada uma das viagens que você irá realizar. Alguns deles são:

  1. Estudos;
  2. Trabalho;
  3. Attesa cittadinanza;
  4. Visita de Motivos Familiares;

Visto para estudar na Itália

Se você quer estudar na Itália e se matricular em um curso que dure mais de 90 dias, você vai precisar de um visto. 

A solicitação é válida para cursos universitários, intercâmbio universitário, cursos de idioma, seja ele semestrais ou anuais, pós-graduação e até mesmo estágios.

Visto para trabalhar na Itália

Existem vários tipos de vistos de trabalho, o mais comum é o visto para quem já possui um contrato

Assim como o visto de estudante que exige a carta da escola para comprovar o objetivo do aluno, o visto de trabalho exige o contrato assinado como documentação prévia para sua solicitação.

Attesa cittadinanza

Esse, talvez, é um dos vistos italianos mais procurados nos dias de hoje por pessoas aposentadas que desejam residir na Itália.

O visto é para aqueles que querem mudar para a Itália e se manter com as suas rendas e aplicações estrangeiras. 

Visita de Motivos Familiares

Esse é um dos vistos italianos específicos para aqueles que possuem parentes de primeiro grau residentes no país, como filhos, pais ou cônjuge.

Intercâmbio na Europa

Os países europeus são algumas das principais escolhas quando o assunto é intercâmbio, e com a Itália não seria diferente. 

E sim, é possível aprender italiano através do intercâmbio.

Porém, além disso, fazer intercâmbio na Europa é a oportunidade de conhecer muitos países, independente se você está na Itália, na França, na Inglaterra, na Irlanda e entre outros.

Isso porque é possível realizar viagens rápidas e de baixo custo entre os países europeus.

Além disso, também é uma oportunidade para realizar as famosas viagens de trem pela Europa, que apesar de levar um tempo maior de viagem, vale muito a pena a experiência.

Para você ter uma noção, de avião, a Irlanda, por exemplo fica cerca de:

  • 1h e 40min de Amsterdã;
  • 30 min de Londres;
  • 2h e 40min de Barcelona;
  • 3h de Roma;
  • 1h e 45min de Paris;
  • 4h e 10min de Atenas.

Conheça a Itália com a IE

E aí, depois de respondida a sua pergunta se a Itália precisa de visto, você já consegue decidir qual é o mais adequado aos seus objetivos? E que tal marcar sua viagem hoje mesmo? Entre em contato com um de nossos especialistas! 

Receba nossas novidades