Escrito por: Marcelo Melo

Lugares que falam português: confira a lista com 11 países!

Quer conhecer lugares que falam português? Confira a lista com 11 países incríveis, além de informações sobre esses lugares que falam português!

Início » Blog IE Intercâmbio » Lugares que falam português: confira a lista com 11 países!

A maioria das pessoas não sabem, mas existem outros lugares que falam português espalhados pelo mundo, além do Brasil, é claro! 

Sendo assim, lugares que falam português são uma ótima opção para quem quer conhecer um novo país e se sentir mais familiarizado na hora de se comunicar

E para você conhecer mais sobre os lugares que falam português, criamos esse artigo com uma lista dos 11 países que falam português! Vamos lá conhecer cada um deles?


Afinal, quais lugares que falam português?

Primeiramente, o português possui cerca de 280 milhões de falantes e 11 países que possuem o nosso idioma como oficial. 

Sendo assim, nosso idioma foi originário do Galego-Português, que era falado na idade média, primeiramente em Galiza e em Portugal.

E assim, seguiu espalhado pelo mundo de acordo com as conquistas territoriais de Portugal, originando em 11 lugares que falam português, e eles são:

  1. Angola;
  2. Guiné Equatorial;
  3. Cabo verde;
  4. Portugal;
  5. São Tomé e Príncipe;
  6. Moçambique;
  7. Brasil;
  8. Guiné-Bissau;
  9. Timor Leste;
  10. Macau;
  11. África do Sul.


Países da África que falam português!

Como pudemos ver acima, a maioria dos países que falam português além do Brasil e de Portugal, ficam localizados na África.

Sendo assim, os países da África que falam português possuem muita diversidade cultural, recursos naturais, e paisagens incríveis com praias belíssimas.

E a boa notícia é que, a África do Sul está entre os destinos mais procurados por quem pretende aprender inglês – que também é um idioma oficial do país –  e ter uma troca cultural única.

Por isso, o intercâmbio na África do Sul é uma excelente opção para os brasileiros que querem conhecer algum dos lugares que falam português, já que:

  • O clima é super ensolarado;
  • As pessoas são extremamente acolhedoras;
  • É um intercâmbio com melhor custo-benefício;
  • Não é necessário visto por 90 dias;
  • Você pode estudar e fazer trabalho voluntário na África do Sul não remunerado;
  • A comunicação pelo português facilita a interação;
  • Você vai conhecer uma cultura incrível;
  • A culinária é espetacular;
  • Aprender inglês é mais barato. 

Fale com nossos especialistas via Whatsapp


Como morar em Portugal?

Bom, por ser fácil a comunicação, morar em Portugal tem se tornado o sonho de quase todo brasileiro e, por isso, o país já conta com ¼ dos imigrantes.

Sendo assim, entre os lugares que falam português no mundo, Portugal é o país que mais recebe brasileiros por fatores como segurança e qualidade de ensino. 

Além da facilidade do idioma, o custo de vida mais baixo que em muitos países europeus deixa o lugar mais atrativo também! 

E para saber como morar em Portugal, é possível começar a se organizar em 4 etapas, e elas são:

  • Passaporte dentro da validade;
  • Visto (ou cidadania europeia);
  • Planejamento financeiro;
  • Planejamento tributário e fiscal.

É importante lembrar que para o brasileiro é permitido que fique até 90 dias para turismo, sem necessidade de visto, mas para morar, o visto é sim necessário.


Conheça de pertinho os lugares que falam português com a IE

Fazer intercâmbio ou se mudar para um país pode ser uma oportunidade maravilhosa, não é mesmo? E com a IE isso é possível! 

Você pode conhecer países da África que falam português através do intercâmbio para estudar, ou saber como morar em Portugal através de uma consultoria! 

E agora que você já sabe mais sobre lugares que falam português, entre em contato para conhecer mais sobre os programas e destinos disponíveis e realize de vez seu sonho!