Escrito por: Marcelo Melo

Morar no exterior: Principais dicas para o seu planejamento

Morar no exterior é o sonho de muita gente, mas para que isso aconteça, é preciso muito planejamento e organização …

Início » Blog IE Intercâmbio » Morar no exterior: Principais dicas para o seu planejamento

Morar no exterior é o sonho de muita gente, mas para que isso aconteça, é preciso muito planejamento e organização sobre cada detalhe da viagem, começando pela escolha do destino.

Existem muitas razões pelas quais as pessoas decidem morar no exterior, algumas vão para estudar, outras para trabalhar, e algumas estão apenas em busca de novas experiências.

Seja lá qual for o seu motivo, morar fora do seu país de origem é uma experiência e tanto. Por isso, criamos este artigo com as principais dicas para você que quer morar no exterior. Continue até o final para conferir todas elas!

Por que você quer morar no exterior?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente o motivo pelo qual está te levando a morar fora do Brasil. É para estudar outro idioma? Trabalhar? Buscar melhores oportunidades? Seja lá qual for o motivo, tenha ele em mente para que você tenha um propósito.

Dessa forma, com o propósito definido, você consegue ter mais clareza no seu planejamento.

Além disso, definir a razão pela qual você quer morar fora do Brasil, vai te guiar na hora de escolher o visto, que pode ser visto de trabalho ou de estudante.

Defina o país e cidade de destino

Parece muito óbvio, não é? É claro que precisamos escolher o país e a cidade de destino, porém, a decisão correta faz toda a diferença durante a experiência de morar no exterior.

  1. Durante o seu planejamento, responda para você mesmo perguntas como:
  2. Prefiro um lugar mais frio ou mais quente?
  3. Prefiro lugares mais calmos ou agitados?
  4. Quero morar em um país completamente diferente do meu ou semelhante?
  5. Gosto mais de natureza ou de centros urbanos?

Além disso, decidir seu país de destino vai impactar diretamente no seu planejamento financeiro, afinal, alguns lugares são mais caros ou mais em conta do que outros.

Definir a cidade que mais combina com o seu propósito e estilo de vida também é essencial. Um bom exemplo é Las Vegas e Boston, duas famosas cidades dos Estados Unidos, mas com propostas completamente diferentes.

Planejamento financeiro

Depois de ter seu propósito de viagem definido, assim como seu lugar de destino, é hora de fazer pesquisas detalhadas sobre o lugar, custo de vista e entre outros gastos que você terá no processo.

Como vimos mais acima, os destinos possuem custos diferentes, dessa forma, a quantia em dinheiro que cada um irá precisar será diferente.

Intercâmbio para morar no exterior

Uma das formas mais buscadas por quem deseja ter a experiência de morar fora do Brasil, é o intercâmbio no exterior.

O intercâmbio tem a vantagem de possuir diferentes modalidades, sendo assim, você pode escolher de acordo com o seu objetivo, como:

  • Estudar um idioma;
  • Estudar e trabalhar;
  • Intercâmbio para High School;
  • Work Experience: trabalho para universitários;

Mais abaixo, vamos entender como funciona cada uma dessas modalidades.

Estudar um idioma

O foco dessa modalidade é proporcionar ao estudante o contato com uma nova cultura, onde ele não só aprende o idioma nativo, como também adquire experiências únicas por estar em outro país.

Estudar e trabalhar

O intercâmbio no exterior para estudar e trabalhar em outro país é uma das modalidades mais procuradas, pois além de aprender um novo idioma, o aluno tem permissão para trabalhar.

Muitos preferem essa modalidade, pois podem recuperar parte do que foi investido para o programa. Interessante, não é?

Intercâmbio para High School

Para quem não sabe, High School é o ensino médio no exterior. Sendo assim, esse programa é direcionado para alunos que desejam cursar o ensino médio fora do país e ter contato com outras culturas e aperfeiçoar o novo idioma.

Além disso, fazendo o High School em outro país, você pode usá-lo para complementar seu currículo de ensino médio do seu país de origem.

Work Experience

Esse programa é voltado para universitários que, durante o período de férias na faculdade, podem trabalhar em outro país.

Normalmente, os locais de trabalho são restaurantes, hotéis, resorts, sendo assim, além de ter contato com outras culturas, o aluno ainda ganha uma graninha.

Intercâmbio com a IE

Agora que você já conhece várias formas de morar no exterior, que tal começar a planejar seu intercâmbio? Escolha o programa que mais combina com seu objetivo e entre em contato com a nossa equipe!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio