Os países com melhor qualidade de vida do mundo são aqueles que oferecem as melhores condições para estudar, trabalhar e viver, com segurança e serviços adequados, como infraestrutura básica, saúde e transporte público.
Nesse sentido, geralmente os países com melhor qualidade de vida são aqueles mais ricos e desenvolvidos. Entretanto, mesmo em alguns países bem desenvolvidos, podem haver desigualdades sociais que prejudicam o desenvolvimento igualitário da sociedade.
Dessa forma, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o principal e mais atual parâmetro para classificar os países com melhor qualidade de vida é o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH.
O que é o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH
Nesse sentido, o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH mede o grau de desenvolvimento de uma sociedade, de acordo com três importantes fatores, comuns a todos os países:
- Renda – renda per capita
- Saúde – expectativa de vida
- Educação – anos de estudo
Dessa forma, os países com melhor qualidade de vida são aqueles que apresentam maior Índice de Desenvolvimento Humano, ou seja, quanto mais próximo do 1, melhor a qualidade de vida naquele país. E, com certeza, são ótimos destinos para intercâmbio!
Então, numa escala de 0 a 1, quanto mais alto o valor, melhores as condições de vida naquele país. Vamos conhecer, em seguida, os principais tópicos considerados nas áreas classificatórias de renda, saúde e educação.
Renda
No aspecto de renda, o PIB per capita dos países avaliados é analisado da seguinte forma: o valor do PIB total de um país, dividido pela sua população. O valor representa o ganho médio da população e demonstra, hipoteticamente, o acesso da população a bens de consumo e serviços.
Assim, seguindo este raciocínio, quanto mais rico for o país e menor a sua população, maior o seu PIB per Capita.
Saúde
O indicador de saúde considera os programas governamentais na saúde pública, como vacinação, saneamento básico e sanitário, atendimento universal público e gratuito, além da disponibilização de remédios, exames e outros procedimentos.
Avalia, sobretudo, a expectativa de vida dos cidadãos de cada país que, quanto mais longa, maior a qualidade de vida no destino.
Educação
O fator educação demonstra o comprometimento do governo e da sua sociedade com a educação das futuras gerações, como principal forma de diminuir a desigualdade e, efetivamente, possibilitar o crescimento e o desenvolvimento do país.
Para isso, considera o tempo de estudo médio de cada habitante do país, em anos, e avalia o investimento público em ações e políticas universais de educação.
Assim, quanto maior o tempo que a população passa na escola, em todos os níveis, maiores as possibilidades para desenvolver os conhecimentos e as habilidades necessárias para o desenvolvimento e crescimento do país.
Atualmente, a Noruega apresenta o maior IDH mundial e, por isso, é considerado o melhor país para se viver, em todo o planeta!
A título de comparação, segundo a mesma classificação, o Brasil possui IDH de 0,761, ocupando a 79ª posição no ranking mundial.
Contudo, vejamos, a lista dos demais 9 países com os maiores Índices de Desenvolvimento do Mundo e, dessa maneira, são considerados os melhores países para morar:
- Noruega – 0,957;
- Suíça – 0,955;
- Irlanda – 0,955;
- Hong Kong – 0,949;
- Islândia – 0,949;
- Alemanha – 0,947;
- Suécia – 0,945;
- Austrália – 0,944;
- Holanda – 0,944;
- Dinamarca – 0,940.
Então, que tal agora fazer um super intercâmbio para estudar inglês num dos países com melhor qualidade de vida? Converse com nosso time de especialistas e veja as nossas super condições para você aproveitar ao máximo o seu intercâmbio! Fale conosco aqui!