Conheça os países com melhor qualidade de vida na atualidade

Conheça os países com melhor qualidade de vida na atualidade

Os países com melhor qualidade de vida do mundo são aqueles que oferecem as melhores condições para estudar, trabalhar e viver, com segurança e serviços adequados, como infraestrutura básica, saúde e transporte público.

Nesse sentido, geralmente os países com melhor qualidade de vida são aqueles mais ricos e desenvolvidos. Entretanto, mesmo em alguns países bem desenvolvidos, podem haver desigualdades sociais que prejudicam o desenvolvimento igualitário da sociedade.

Dessa forma, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o principal e mais atual parâmetro para classificar os países com melhor qualidade de vida é o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH.

O que é o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH

 

Nesse sentido, o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH mede o grau de desenvolvimento de uma sociedade, de acordo com três importantes fatores, comuns a todos os países:

 

  • Renda – renda per capita
  • Saúde – expectativa de vida
  • Educação – anos de estudo

 

Dessa forma, os países com melhor qualidade de vida são aqueles que apresentam maior Índice de Desenvolvimento Humano, ou seja, quanto mais próximo do 1, melhor a qualidade de vida naquele país.  E, com certeza, são ótimos destinos para intercâmbio!

Então, numa escala de 0 a 1, quanto mais alto o valor, melhores as condições de vida naquele país. Vamos conhecer, em seguida, os principais tópicos considerados nas áreas classificatórias de renda, saúde e educação.

 

Renda

No aspecto de renda, o PIB per capita dos países avaliados é analisado da seguinte forma:  o valor do PIB total de um país, dividido pela sua população. O valor representa o ganho médio da população e demonstra, hipoteticamente, o acesso da população a bens de consumo e serviços.

Assim, seguindo este raciocínio, quanto mais rico for o país e menor a sua população, maior o seu PIB per Capita. 

 

Saúde

O indicador de saúde considera os programas governamentais na saúde pública, como vacinação, saneamento básico e sanitário, atendimento universal público e gratuito, além da disponibilização de remédios, exames e outros procedimentos.

Avalia, sobretudo, a expectativa de vida dos cidadãos de cada país que, quanto mais longa, maior a qualidade de vida no destino.

 

Educação

O fator educação demonstra o comprometimento do governo e da sua sociedade com a educação das futuras gerações, como principal forma de diminuir a desigualdade e, efetivamente, possibilitar o crescimento e o desenvolvimento do país. 

Para isso, considera o tempo de estudo médio de cada habitante do país, em anos, e avalia o investimento público em ações e políticas universais de educação.

Assim, quanto maior o tempo que a população passa na escola, em todos os níveis, maiores as possibilidades para desenvolver os conhecimentos e as habilidades necessárias para o desenvolvimento e crescimento do país.

Atualmente, a Noruega apresenta o maior IDH mundial e, por isso, é considerado o melhor país para se viver, em todo o planeta!

A título de comparação, segundo a mesma classificação, o Brasil possui IDH de 0,761, ocupando a 79ª posição no ranking mundial.

Contudo, vejamos, a lista dos demais 9 países com os maiores Índices de Desenvolvimento do Mundo e, dessa maneira, são considerados os melhores países para morar:

 

  1. Noruega – 0,957;
  2. Suíça – 0,955;
  3. Irlanda – 0,955;
  4. Hong Kong – 0,949;
  5. Islândia – 0,949;
  6. Alemanha – 0,947;
  7. Suécia – 0,945;
  8. Austrália – 0,944;
  9. Holanda – 0,944;
  10. Dinamarca – 0,940.

 

Então, que tal agora fazer um super intercâmbio para estudar inglês num dos países com melhor qualidade de vida? Converse com nosso time de especialistas e veja as nossas super condições para você aproveitar ao máximo o seu intercâmbio! Fale conosco aqui!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email