Patrimônios da Humanidade: você sabe quais são eles?

Compartilhe:

Você sabe o que são patrimônios da humanidade? Aqui nós te contamos tudo o que você precisa saber sobre eles!

Sendo assim, os Patrimônios da Humanidade são áreas espalhadas pelo mundo consideradas pela comunidade científica de inigualável e fundamental importância para a humanidade.

Por isso, a Lista dos Patrimônios da Humanidade é um legado de monumentos e locais de grande riqueza natural e cultural que pertencem a toda a humanidade.

Quais os Patrimônios da Humanidade?

Dentro da lista de mais de mil áreas denominadas patrimônios mundiais, vamos conhecer a Região Europa e América do Norte, que abriga 492 sítios da lista. Alguns dos mais famosos são: 

  • Catedral de Burgos, Espanha;
  • Cidade de Valletta, Malta; 
  • Mosteiro da Batalha, Portugal; 
  • Grand Canyon National Park, Estados Unidos. 

Catedral de Burgos

Localizada na Espanha, a catedral é dedicada à Virgem Maria. Com as agulhas de pedra perfuradas e ornamentação geométrica, a arquitetura segue os padrões góticos franceses e também a tradição germânica.

Cidade de Valletta

A capital de Malta, o coração comercial do país, também entra na lista de patrimônios da humanidade da UNESCO. 

Desse modo, Valletta fica situada na parte central da costa leste da ilha de Malta. É delimitada a sudoeste pela cidade de Floriana. 

Mosteiro de Batalha

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha, é um antigo mosteiro dominicano situado na vila de Batalha, em Portugal.

Sendo assim, o mosteiro é, sem dúvidas, uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e europeia. 

Grand Canyon National Park

Localizado no estado do Arizona, nos Estados Unidos, o Grand Canyon é um dos mais belos espetáculos naturais do mundo
Com quase 1.500 metros de profundidade e trazendo registros geológicos de 2 bilhões de anos atrás, o parque se tornou um dos patrimônios naturais do mundo. 

UNESCO – Patrimônios da Humanidade

Em primeiro lugar, quem declara os Patrimônios Mundiais da Humanidade é a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

Anualmente, a UNESCO declara novos sítios espalhados pelo mundo como Patrimônios da Humanidade.

Atualmente, existem cerca de 1.121 lugares declarados como Patrimônios da Humanidade que estão localizados em 167 países diferentes.

Dessa forma, a lista é muito variada, e dentre eles, até existem 23 patrimônios da humanidade no Brasil.

Além disso, os patrimônios são divididos em três categorias:

  • Patrimônio Cultural;
  • Patrimônio Natural;
  • Patrimônio Misto.

Patrimônio Cultural

Essa categoria é composta por monumentos e grupos de edifícios ou sítios que tenham valor histórico, etnológico, científico, arqueológico, estético ou antropológico. 

Um exemplo que podemos citar dentro do Brasil é o Parque Nacional Serra da Capivara, situado no Piauí. Essa área abriga um dos maiores sítios arqueológicos a céu aberto das Américas, repleto de cavernas rochosas cobertas de pinturas rupestres.

Patrimônio Natural

Nessa categoria, estão contempladas formações físicas, biológicas e geológicas, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas que tenham valor científico, de conservação ou estético. 

Um exemplo de patrimônio natural é o Parque Nacional do Iguaçu, abrigando as Cataratas do Iguaçu, também consideradas uma das sete novas maravilhas naturais do mundo. 

Patrimônio Misto

Essa categoria refere-se ao Patrimônio Cultural e Patrimônio Natural em conjunto.

Dessa forma, Paraty e Ilha Grande são bons exemplos de patrimônios da humanidade no Brasil a serem citados, declaradas Patrimônio Cultural e Natural Mundial da Unesco desde o dia 5 de julho de 2019.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os Patrimônios da Humanidade, que tal realizar sua viagem e conhecer alguns dos mais belos do mundo? Fale com a gente e conheça nossos programas!

Thumb Málaga Espanha

Espanha

Málaga

Estude desde o nível básico

12X de R$ 535*

Receba nossas novidades