População da Itália: Conheça costumes, cultura e curiosidades

Compartilhe:

Sem dúvidas, a Itália é um dos países europeus mais visitados, seja para turismo ou para estudos. Mas você já conhece alguma coisa sobre a população da Itália?

A população da Itália carrega consigo muitas histórias, costumes, características únicas e curiosidades que muitos não conhecem.

E foi pensando nisso que resolvemos mostrar para você, aqui, neste artigo, um pouco mais sobre a população da Itália. Vamos lá? 

A Itália

Oficialmente chamada de República Italiana, o país se localiza no centro-sul do continente europeu, fazendo fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes.

A cidade de Roma, que é a capital italiana, foi durante séculos o centro político e religioso da civilização, como capital do Império Romano e também como a sede da Santa Sé. 

A sua extensão territorial é de 301.302 km² e sua população é de aproximadamente 62,2 milhões de habitantes. 

Sua moeda oficial é o euro e o idioma oficial é o italiano e um detalhe importante é que não são todas as pessoas que falam inglês no país. O país tem como predominância religiosa o cristianismo 83,2% (católicos). 

Além disso, aqueles que são considerados sem filiação e aqueles que possuem outra religião representam 16,8% da população.

A população da Itália

Assim como no Brasil, a cultura italiana é amplamente conhecida, e diversas de suas tradições foram incorporadas na história cultural de outros países. 

A religiosidade possui bastante expressão em muitos aspectos da arte e até mesmo da arquitetura do país. 

Além disso, o país é reconhecido pela gastronomia, arquitetura, pelas artes plásticas e pelas manifestações artísticas, como o teatro e a dança.

Muito da cultura italiana, encontra-se abrigada na cidade de Roma. A lenda dos irmãos Rômulo e Remo, por exemplo, que conta a história da fundação de Roma, é uma das mais conhecidas do país. 

Em relação à nacionalidade da população atual da Itália, estima-se que existam 194 diferentes nacionalidades. E elas são:

  • Romenos: 1,2 milhões de habitantes;
  • Albaneses: 441 mil habitantes;
  • Marroquinos: 432 mil habitantes;
  • Chineses: 305 mil habitantes;
  • Ucranianos: 240 mil habitantes.

Ademais, existem algumas curiosidades sobre a população da Itália que muitos não conhecem. Entre elas, podemos citar algumas aqui:

  • A Itália é o 23º país mais populoso do mundo, contando com cerca de 60 milhões de habitantes;
  • Mais de um terço dos homens entre 30 e 35 anos ainda mora com os pais;
  • A população italiana quase duplicou no século 20;
  • A população italiana é a segunda mais velha do mundo;
  • Um terço da população italiana nunca acessou a internet;
  • Ferrari e Rossi são os sobrenomes mais populares do país;
  • Os italianos trabalham cerca de apenas 20 horas por semana.

Conheça a Europa com a IE

Conhecer um país e um continente com uma cultura diferente e única é uma grande e única oportunidade na vida, não é mesmo?

Então, agora que você conhece um pouco mais sobre a população da Itália, fale com um de nossos especialistas hoje mesmo para conhecer nossos programas de intercâmbio e voe rumo aos seus sonhos!

Thumb Málaga Espanha

Espanha

Málaga

Estude desde o nível básico

12X de R$ 535*

Receba nossas novidades