Brasileiros na Europa: saiba quantos são e onde vivem os brazucas

Conheça os países escolhidos por brasileiros na Europa! Confira quais são os melhores países para brasileiro viajar para Europa ou morar na Europa!
Compartilhe:

Ouvir sobre brasileiros na Europa não é novidade, pois as cidades européias têm atraído cada vez mais viajantes do Brasil, principalmente quem vai fazer intercâmbio no exterior.

Nesse sentido, os brasileiros na Europa buscam mais e melhores oportunidades de crescimento profissional no exterior.

Isto porque, os países preferidos dos brasileiros na Europa possuem qualidade de vida, instituições de ensino de qualidade, segurança, oportunidades de trabalho, facilidade de visto e outros fatores atrativos.

Então hoje nosso artigo vai ser sobre os brasileiros na Europa. Continue com a gente até o final e descubra:

  1. A quantidade de brasileiros na Europa atualmente
  2. Quais os países e as cidades européias que são os principais destinos de brasileiros na Europa
  3. Quais são as regras atualizadas para entrada nos países europeus que são os principais destinos de brasileiros fora do Brasil
  4. O que fazem os brasileiros na Europa hoje em dia
  5. Como e onde morar legalmente na Europa
  6. Dicas e recomendações de viagem para brasileiros na Europa

1. Há quantos brasileiros na Europa atualmente?

Brasileiros fora do brasil

De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério das Relações Exteriores (2022), até o ano de 2021 havia cerca de 1.360.881 brasileiros na Europa em 2021.

Este número corresponde a 30,8% de todos os residentes brasileiros fora do Brasil, ou seja, que estão vivendo no exterior e não somente viajando por lá.

E para matar a sua curiosidade sobre os brasileiros no exterior, confira  a lista atualizada por continente, com dados da pesquisa do governo brasileiro citada acima:

  • América do Norte – 2.067.400 – 46,9%
  • Europa – 1.360.881 – 30,8%
  • América do Sul – 596.532 – 13,5%
  • Ásia – 220.924 – 5%
  • Oceania – 66.687 – 1,5%
  • Oriente Médio – 56.198 – 1,2% 
  • África – 26.168 – 0,59%
  • América Central e Caribe – 9.465 – 0,21%

Logo, você percebeu que a América do Norte, principalmente os Estados Unidos, é o lugar onde tem mais brasileiros no exterior e a Europa vem logo em segundo lugar.

Confira abaixo, quais são os países europeus e as principais cidades que abrigam maior quantidade de brasileiros na Europa.

2. Quais países e cidades européias que são os principais destinos de brasileiros na Europa?

Brasileiros no exterior

Ainda de acordo com a Pesquisa oficial de 2022, os 10 países europeus com maior quantidade de brasileiros na Europa são:

  1. Portugal: 275.000
  2. Reino Unido: 220.000
  3. Espanha: 163.652
  4. Itália: 162.000
  5. Alemanha: 138.955
  6. França: 90.000
  7. Suiça: 77.000
  8. Irlanda: 70.000
  9. Países Baixos: 65.000
  10. Bélgica: 32.000

Conheça as 10 cidades europeias com maior concentração de brasileiros na Europa:

  1. Londres, Reino Unido: 220.000 
  2. Lisboa, Portugal: 180.000
  3. Milão, Itália: 92.000
  4. Madrid: 90.000
  5. Paris: 90.000
  6. Barcelona: 75.000
  7. Roma: 70.000
  8. Porto: 70.000
  9. Dublin: 70.000
  10. Amsterdã: 65.000

Agora você já deve estar com aquela vontade de viajar para uma das cidades da Europa e fazer parte da lista de brasileiros na Europa, não é mesmo?!

Então, que tal conhecer as regras, considerando o COVID-19, para entrar em alguns dos países europeus que são os maiores destinos para brasileiros na Europa?! Vamos lá?

3. Quais são as regras atualizadas para entrada de brasileiros nos países europeus?

De uma forma geral, devido a acordos internacionais, os brasileiros na Europa não precisam de visto, desde que a estadia não ultrapasse 90 dias.

Assim, é possível viajar por vários países europeus sem ter que se preocupar (e gastar) com visto.

Mas isto não quer dizer que não precisa cumprir alguns requisitos, como veremos a seguir.

Requisitos e documentação de entrada e permanência para brasileiros na Europa

  • Antes de mais nada, os brasileiros na Europa precisam possuir passaporte válido por no mínimo mais seis meses além da data da viagem.
  • Os brasileiros fora do Brasil também precisam apresentar passagens para todo o roteiro da viagem até o retorno com data marcada para o Brasil, que não pode deixar em aberto.
  • Apresentar o comprovante de reserva paga em hotel, ou carta-convite de quem se responsabilizará pela hospedagem, preenchida em formulário próprio que varia de formato, custo e órgão expedidor conforme o país europeu de destino.
  • Igualmente, os brasileiros no exterior têm que mostrar documento comprobatório de reserva de plano de viagem (“voucher”, por exemplo), com itinerário, datas, locais etc.
  • Comprovar a posse de recursos financeiros para se manter no país durante a estada, nos valores mínimos de aproximadamente 60 euros diários por pessoa e 600 euros por qualquer período.

Obs. pode ser em dinheiro, cheques de viagens ou certificados, cartões de crédito (precisam estar acompanhados de carta do banco especificando o limite do cartão).

  • Apresentar declaração autenticada de possuir emprego no Brasil, se for o caso – carta do empregador, contrato social, quando negócio próprio.
  • Contratar seguro médico internacional, que é exigido por alguns países europeus, com cobertura mínima no valor de 30 mil euros.
  • Em caso de participação não remunerada em congressos, conferências, seminários, concursos e outros eventos do gênero, é preciso mostrar carta-convite da instituição organizadora, comprovante de inscrição, cartão de acesso ou programa do evento.

Obs. a documentação deve conter algum registro comprovando sua validade, tal como autenticação.

Mas atenção! Brasileiros na Europa não podem trabalhar legalmente, salvo as exceções em alguns países europeus.

E para isso, os brasileiros fora do Brasil precisam cumprir alguns requisitos mais específicos, como veremos no próximo tópico número 5: Como e onde morar legalmente na Europa.

Veja a seguir, as regras para brasileiros na Europa entrarem em cada país, considerando as restrições por causa da pandemia COVID 19. 

Viajando para Portugal

Conforme o site do consulado de Portugal no Brasil:

Os passageiros oriundos do Brasil podem viajar para Portugal, por qualquer motivo (incluindo turismo), desde que apresentem teste COVID negativo (PCR ou teste rápido de antígeno, realizado, respectivamente, nas 24 horas anteriores à hora do embarque).

Entrando no Reino Unido

De acordo com o governo inglês:

Os viajantes brasileiros fora do Brasil que vão para a Inglaterra, inclusive em trânsito pelo país, quer estejam vacinados ou não:

  • Não precisam fazer nenhum teste COVID-19 antes de viajar ou depois de chegar, nem ficar de quarentena ao chegar

Indo para a Espanha

Desde o dia 21 de outubro de 2022 deixam de existir os controles sanitários relacionados ao COVID-19 nos aeroportos e portos da Espanha.

Apesar da retirada dos controles, como informado no site do governo espanhol, continua sendo necessário que todos os brasileiros no exterior acima dos 12 anos tenham um (e apenas um) dos seguintes certificados:

  • Certificado de vacinação
  • Certificado de recuperação COVID-19
  • Certificado de teste de diagnóstico

Certificado de vacinação

  1. Tipo de vacina: Pfizer, AstraZeneca (incluindo CoviShield), Janssen ou Coronavac. Todas as combinações de vacinas são elegíveis.
  2. Programação completa (duas doses em qualquer combinação ou, no caso de Janssen, uma dose) com a última dose dada pelo menos 14 dias antes da viagem. 
  3. Se a última dose foi administrada há mais de 9 meses, será necessária uma única dose de reforço. Não serão necessárias doses adicionais de reforço.
  4. O certificado deve ser traduzido para o espanhol, inglês, francês ou alemão, em versão digital ou impressa e incluir os seguintes dados:
  1. Nome e sobrenome do titular.
  2. Data da vacinação, indicando a data da última dose administrada.
  3. Tipo(s) de vacina(s) ministrada(s).
  4. Número de doses administradas/cronograma completo.
  5. País de emissão.
  6. Identificação do organismo emissor do certificado de vacinação.

​Para as vacinas realizadas no Brasil, é possível apresentar o certificado digital do Ministério da Saúde do Brasil em sua versão em espanhol. 

Mas, se o certificado for escrito em português, deve ser acompanhado de uma tradução juramentada para o espanhol por um tradutor oficial espanhol ou brasileiro. 

Contudo, para brasileiros fora do Brasil, também serão aceitos certificados emitidos pelas Secretarias Estaduais de Saúde do Brasil que incluam as informações listadas acima. 

No caso da imunização feita na Espanha ou em outro país da União Européia, você vai precisar apresentar o certificado digital COVID da UE. 

Certificado de recuperação COVID-19

Os passageiros brasileiros no exterior que já tiveram a doença podem apresentar um certificado de recuperação, desde que tenham passado mais de 11 dias desde que o primeiro teste PCR positivo foi realizado. 

O certificado deve ser traduzido para o espanhol, inglês, francês ou alemão e será válido por 180 dias a partir da emissão.

Certificado de teste de diagnóstico

Os brasileiros fora do Brasil não vacinados e que não tiveram a COVID-19, devem passar por um teste diagnóstico para entrar na Espanha, como por exemplo:

1. Testes de amplificação de ácido nucleico (NAAT), que detectam o material genético do vírus (por exemplo, PCR, TMA, LAMP, NEAR etc.). E a amostra deve ser colhida no máximo 72 horas antes do embarque para a Espanha.

2. Testes de detecção rápida de antígenos (RAT), autorizados pela Comissão Européia, com amostra colhida não mais de 24 horas antes do embarque para a Espanha. 

E desde o dia 20 de setembro, não é preciso preencher nenhum formulário de exame de saúde para brasileiros entrarem na Espanha. 

Chegando na Itália

A partir de 1º de junho de 2022, conforme informações do governo italiano, o Green Pass  ou outro certificado equivalente não é mais necessário para entrar na Itália. 

Assim, as medidas restritivas para chegadas de brasileiros no exterior devido ao COVID-19 já não estão em vigor.

Porém, uma vez no país, ainda recomendam-se algumas medidas de contenção, como o uso de máscaras em determinadas situações.

Visitando a Alemanha

O site do governo alemão informa que, desde de 11 de junho de 2022, não há restrições de entrada relacionadas ao corona para entrada de brasileiros.

Assim, não se aplicam mais os requisitos de registro, teste e quarentena desde que sejam observadas a lei geral de residência e outros regulamentos de entrada da polícia de fronteira. 

As restrições de entrada relacionadas ao Corona agora são destinadas apenas a entradas de áreas variantes do vírus. 

Porém, ainda não há nenhum país classificado como uma área variante do vírus.

O que precisa para entrar na França

Seguindo a orientação da Comissão Europeia, e como quase todas as cidades europeias, o governo francês também acabou com as exigências de entrada relacionadas ao COVID 19.

Sendo assim, desde 1º de agosto:

  • Os viajantes do Brasil já não têm de cumprir quaisquer formalidades antes da sua chegada a França
  • A apresentação do cartão de saúde já não pode ser exigida, independentemente do país ou zona de origem
  • Nenhuma outra prova de viagem pode ser exigida
  • Os brasileiros não precisam apresentar declaração juramentada de não contaminação e compromisso de realização de teste antigênico ou exame biológico 

Como entrar na Suíça

Conforme as regras oficiais do governo suiço, atualmente, neste país não há restrições de entrada relacionadas ao COVID-19 para brasileiros no exterior

Dessa forma, não é necessário apresentar comprovante de vacinação, comprovante de recuperação ou resultado de teste para entrar na Suíça.

Regras de entrada na Irlanda

Desde março de 2022, os viajantes brasileiros que forem para a Irlanda não precisam apresentar comprovante de vacinação, comprovante de recuperação ou resultado negativo do teste de PCR na chegada.

Da mesma forma, não há testes pós-chegada ou requisitos de quarentena para viajantes à Irlanda.

Mas, qualquer pessoa com sintomas de COVID-19 enquanto estiver na Irlanda deve seguir as orientações da Agência Sanitária Irlandesa em relação ao isolamento e realizar testes de antígeno ou PCR.

Como funciona para visitar os Países Baixos

De acordo com a decisão do governo holandês, a partir de 17 de setembro de 2022, nenhuma restrição ou exigência relacionada ao Covid-19 se aplica aos viajantes que entram na Holanda, incluindo aqueles de países fora da UE/Espaço Schengen.

Assim, não existe necessidade de quarentena, apresentação de certificados de vacinação ou comprovantes de realização de testes para a COVID 19.

Para visitar a Bélgica

Igualmente na maioria dos países europeus, não há restrições para entrar na Bélgica devido ao COVID 19.

Enfim, você viu que praticamente não existem restrições da COVID para brasileiros na Europa. Mas, sem dúvida, é necessário cumprir os requisitos de cada país sobre visto e documentação.

Fale com nosso time de especialistas e entenda mais sobre os procedimentos de entrada em cada uma das cidades européias.

4. O que fazem os brasileiros na Europa hoje em dia

Países europeus

Atualmente, a grande maioria dos brasileiros na Europa estão estudando ou trabalhando. E muitos ainda fazem intercâmbio.

São cursos de idiomas, escolas de ensino médio, colleges e universidades por toda a Europa que acolhem milhares de estudantes brasileiros no exterior.

Além disso, tem muitos brasileiros fora do Brasil que também estudam e trabalham ou somente trabalham em diversas áreas.

Na verdade, um dos maiores sonhos dos brasileiros na Europa é conseguir uma vaga de emprego e se firmar por lá. 

E há muitas oportunidades de trabalho para brasileiros na Europa, em várias áreas de atuação.

De acordo com o Eurostat, órgão da União Européia responsável por pesquisas e estatísticas, as 10 profissões mais procuradas na Europa são:

  1. Auxiliares de cozinha
  2. Trabalhadores de serviços pessoais
  3. Profissionais de tecnologia da informação e comunicação
  4. Profissionais associados jurídicos, sociais, culturais e afins
  5. Gerentes de hotelaria, varejo e outros serviços
  6. Profissionais de negócios e administração
  7. Artesãos
  8. Técnicos de informação e comunicação
  9. Cientistas e engenheiros
  10. Gerentes de produção e serviços especializados

E eu vou te contar uma coisa que nem todo mundo sabe e que pode mudar a vida de quem quer viver no exterior: há alguns destinos e tipos de intercâmbio que permitem aos brasileiros no exterior trabalhar legalmente! Isso mesmo! Não é formidável?!

Conheça a seguir algumas opções de destinos e tipos de intercâmbio que permitem morar na Europa por um período e até trabalhar de forma totalmente legal!

5. Onde e como morar legalmente na Europa

Confira três países e as cidades europeias que são os destinos queridinhos dos brasileiros na Europa e entenda o porquê dessa preferência!

  1. Portugal
  2. Irlanda
  3. Reino Unido

1. Portugal

Como vimos, é o lugar que mais recebe brasileiros na Europa.

Portugal possui um custo de vida relativamente baixo se comparado ao Brasil, devido ao poder de compra.

Além disso, o clima é favorável, o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida são os principais atrativos, fazendo com que muitas pessoas que decidem morar na Europa, escolham Portugal.

Dessa forma, Portugal costuma apresentar uma boa recepção, além de oferecer oportunidades de integração cultural, o que facilita a adaptação.

E as principais vantagens relacionadas a Portugal são:

  • Segurança
  • Saúde pública de qualidade
  • Poder de compra
  • Qualidade de ensino

E a IE tem um exclusivo intercâmbio para trabalhar em Portugal, o Work Experience, como veremos em seguida.

Além disso, para permanecer por até 90 dias, os brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal, já para um período superior, é necessário consultar os tipos de visto necessários de acordo com o objetivo da viagem.

2. Irlanda

A Irlanda está no TOP 3 países com maior IDH do mundo, então dá para imaginar porque tantos brasileiros na Europa escolhem a Irlanda para morar, não é mesmo?

Além disso, o país é um destino famoso para pessoas que querem aperfeiçoar ou aprender inglês, e também por suas cidades que possuem escolas de qualidade e acessíveis.

E devido à alta qualidade de vida, a Irlanda possui:

  • Moradia de qualidade
  • Facilidade de visto para trabalhar 
  • Muitas opções de lazer
  • Educação de ponta
  • Segurança

Finalmente, o país é famoso não somente por ter processo de autorização menos burocrático, onde os brasileiros podem entrar e permanecer por até 90 dias sem o visto para Irlanda, mas principalmente por permitir que estudantes trabalhem durante o curso de inglês.

3. Reino Unido

Um dos países mais desenvolvidos cultural e economicamente, o Reino Unido possui qualidade de vida, pontos turísticos, segurança, multiculturalidade e instituições de ensino renomadas!

Além de possuir muitos investimentos sociais e culturais, tornando um dos melhores países para morar na Europa.

Sem dúvida, um dos melhores destinos para cursos de graduação e pós-graduação, pois conta com algumas das melhores universidades do mundo, como Cambridge e Oxford!

E as cidades mais famosas para intercâmbio no Reino Unido são:

  • Londres
  • Cambridge
  • Oxford
  • Newcastle
  • Brighton

E no Reino Unido, com o visto de turista, brasileiros podem permanecer em seu território por até 180 dias, que é o dobro do permitido em outros países.

Veja 4 opções TOP de intercâmbio para brasileiros na Europa:

Intercâmbio com curso de idiomas

E os tipos de intercâmbio com curso de idiomas na Europa podem ser regulares e preparatórios para exames. Mas, sem dúvida, o curso de inglês é o mais procurado!

Os programas são preparados para satisfazer as necessidades e os objetivos de cada perfil de intercambista.

Para participar, os brasileiros na Europa precisam ter idade mínima de 16 anos, passaporte válido com visto, exame médico, seguro saúde e demais documentos que podem ser conferidos com nosso especialista.

A duração mínima do intercâmbio é de pelo menos duas semanas e o tempo máximo vai depender da validade do visto.

A carga horária mínima de aulas é de 15 horas de semana, mas pode chegar até 30 horas semanais.

Universidades e faculdades

Os programas de intercâmbio para estudar em uma universidade ou faculdade na Europa também são bem populares entre os brasileiros.

E já pensou em voltar para o Brasil com um diploma de graduação de uma das instituições de maior prestígio no mundo?!

E se você quiser fazer carreira no exterior, a graduação na europa vai te abrir muitas portas para você viver por lá!

Com certeza é um baita diferencial do seu currículo e vai colocá-lo bem à frente da concorrência pelas melhores vagas de emprego, seja no Brasil ou na Europa.

Este programa de intercâmbio com curso superior na Europa exige mais tempo e preparo, pois é necessário apresentar mais documentos e comprovar a fluência no idioma do curso.

Mas, antes de mais nada, você vai precisar ser aceito na escola que deseja estudar e este não é um processo simples, que demora alguns meses e deve ser feito em etapas.

Veja as principais etapas para se candidatar a uma universidade ou faculdade na Europa:

  1. Escolher a cidade, o curso, a instituição e a forma de hospedagem
  2. Preparar e enviar carta de apresentação e solicitação da vaga
  3. Apresentar a carta de recomendação de um professor
  4. Apresentar a documentação solicitada (comprovantes de rendimento escolar, financeiros etc.)
  5. Ser aprovado no teste de proficiência do idioma (TOEFL, IELTS, Cambridge)
  6. Fazer entrevista pessoal (online ou presencial)
  7. Tirar o visto de estudante
  8. Fazer a matrícula e começar o curso

Mas não se preocupe com tanta coisa para fazer.

Temos um serviço exclusivo de assessoria para o aluno que deseja ingressar neste programa de intercâmbio em uma universidade na Europa. 

Estudar e trabalhar

Outra opção que é muito procurada por brasileiros é o programa para estudar e trabalhar na Irlanda!

Isto é possível porque a Irlanda conta com maior flexibilidade para emitir o visto de estudante e permitir que estudantes brasileiros trabalhem legalmente durante seus estudos de inglês.

Mas o curso de idiomas deve ter pelo menos 25 semanas de duração e a escola escolhida precisa ser autorizada pelo governo local.

O candidato do intercâmbio para trabalhar na Irlanda deve ter idade mínima de 18 anos e o nível de inglês pelo menos básico, mas quanto maior o nível de inglês, melhores oportunidades.

E funciona mais ou menos assim: uma vez na Irlanda, o aluno brasileiro com visto de estudante pode aplicar para uma autorização de trabalho legal em bares, restaurantes, lojas e muitos outros lugares.

As vagas de emprego na Irlanda para esses intercambistas são temporárias e devem ser buscadas pelo próprio estudante.

Mas nossa equipe de suporte local na Irlanda dá todo o suporte necessário, seja no processo de separação da documentação e até na preparação de um currículo matador para você!

As cidades mais procuradas para trabalhar e estudar na Irlanda são:

Work Experience Portugal

O Work Experience Portugal é o intercâmbio destinado a estudantes universitários ou alunos até 5 anos formados  entre 18 e 35 anos, e com inglês intermediário.

Assim, o intercambista trabalha em hotéis e em funções como dishwasher, waiter/waitress, bartender, sales e housekeeping.

Este programa tem a duração de 6 meses com o visto E8, que é voltado para trabalho temporário.

A remuneração mensal é de 770 euros  (menos os descontos de impostos) e a carga horária de trabalho é de 40 horas semanais, incluindo os finais de semana. 

Alguns dos requisitos para participar são ter disponibilidade para trabalhar por 6 meses e possuir recursos financeiros para se manter em Portugal nos primeiros 30 dias.

6. Dicas e recomendações de viagem para brasileiros na Europa

Cidades da Europa

Veja agora, nossas dicas para brasileiro na Europa, seguindo as recomendações do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Para trabalhar, estudar ou residir na Europa é necessário passaporte válido e visto apropriado

Para o turismo o visto não é exigido, mas as condições e controles de entrada em países europeus têm ficado mais rígidas. 

Por isso, antes da viagem, o brasileiro deve consultar o Consulado ou Embaixada do país onde vai chegar na Europa, seja qual for seu destino final, para obter informações atualizadas sobre as condições de entrada. 

Na chegada ao país europeu, os agentes migratórios locais, além de conferir a documentação do viajante, podem entrevistá-lo.

Neste caso, é importante estar tranquilo, ser cortês e coerente nas respostas, confirmando as informações da viagem: motivo, onde vai ficar, quanto tem de dinheiro, duração da viagem etc.

Além disso, o viajante deverá apresentar toda documentação solicitada pelo agente da Imigração e responder suas perguntas de forma objetiva e clara, já que a falta de clareza pode levantar suspeitas de que esteja omitindo alguma informação. 

Quando acontecem, as entrevistas são realizadas no idioma local ou em inglês e, caso precise, você pode pedir um intérprete para ajudar.

A IE prepara programas para brasileiros na Europa há mais de 25 anos

Sem dúvida, a Europa é um dos lugares para intercâmbio que mais atraem estrangeiros pela multiculturalidade, qualidade de vida, oportunidades de emprego e segurança.

E é claro que brasileiros amam viajar para Europa e aproveitar um melhor estilo de vida, além da oportunidade de salários mais altos e apoio governamental.

A IE conta com uma experiente equipe de consultores para te ajudar a escolher o melhor destino e tipo de intercâmbio na Europa.

Afinal, viajar para Europa e conhecer de pertinho a cultura e qualidade de vida europeia é o objetivo de muita gente, e não é difícil compreender porque os brasileiros optam pela Europa, não é?

Então, agora que você sabe qual o destino preferido dos brasileiros na Europa, que tal planejar a sua viagem? Fale com um de nossos especialistas e conheça mais sobre nossos programas de intercâmbio!

Receba nossas novidades