Escrito por: Marcelo Melo

Como morar em Portugal: Veja como morar legalmente

Você sabia que Portugal é o país que mais recebe brasileiros no continente europeu? Mas você já se perguntou como …

Início » Blog IE Intercâmbio » Como morar em Portugal: Veja como morar legalmente

Você sabia que Portugal é o país que mais recebe brasileiros no continente europeu? Mas você já se perguntou como morar em Portugal legalmente? 

Como morar em Portugal é uma dúvida que paira na cabeça de muitos brasileiros, precisa de visto? Como conseguir trabalho? É possível ir como turista e depois se legalizar?

Essas e muitas outras dúvidas sobre como morar em Portugal serão respondidas neste artigo! Além de te explicar todos os passos para morar legalmente em Portugal.

Afinal, como morar em Portugal?

Existem algumas opções para quem quer morar em Portugal, e talvez uma das mais fáceis seja o programa de intercâmbio em Portugal

Já imaginou trabalhar em Portugal, descobrindo uma nova cultura e agregando novas experiências à sua vida?

Como funciona o intercâmbio em Portugal?

Esse programa de intercâmbio é denominado Work Experience Portugal, e seu objetivo é para aqueles que querem ter uma experiência de trabalhar em Portugal.

O programa é voltado para estudantes universitários entre 18 e 35 anos dos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. 

O que preciso para realizar o Work Experience Portugal? 

Possuir um inglês no nível intermediário é indispensável para trabalhar em hotéis. Dishwasher, waiter/waitress, bartender, sales e housekeeping são alguns dos cargos que você pode obter. 

O programa tem a duração de 6 meses, então é necessário ter essa disponibilidade de tempo.

O visto que deve ser utilizado, é o E8. Esse é voltado para o trabalho temporário, com um salário mensal, pago em euros, de 770 € (menos os descontos de impostos) e a carga horária é de 40 horas semanais, incluindo os finais de semana. 

Além disso, é necessário comprovadamente possuir recursos financeiros para se manter no país no primeiro mês.

Onde você irá trabalhar? 

O empregador é o grupo Vila Galé, um dos principais grupos hoteleiros portugueses, participando do ranking das 182 maiores empresas hoteleiras do mundo.

Quais as vantagens do programa?

O intercâmbio em Portugal possui diversas vantagens, e entre elas, uma das principais é o idioma! O idioma nativo ser português é sem dúvidas uma grande vantagem para a facilidade da comunicação.

Além disso, o contato com uma nova cultura, a facilidade de viajar pela Europa, a possibilidade de fazer horas extras para aumentar a renda e conhecer os melhores pontos turísticos são grandes vantagens também.

O melhor de tudo é que, se você quer entender como morar em Portugal, o programa pode abrir portas para que o intercambista possa imigrar legalmente para o país futuramente!

Vale a pena morar em Portugal? 

Portugal é um país lindo, muito seguro, com diversas belezas naturais, que possui cidades modernas, transporte público de qualidade, boas universidades e escolas e uma vida cultural interessante. 

Além de ser um dos poucos países do mundo que podemos ter acesso gratuito ao sistema de saúde público, o custo de vida no país é baixo. Há inúmeras vantagens para quem escolhe morar em Portugal. 

Agora que você já sabe mais sobre como morar em Portugal, você pode programar seu intercâmbio de forma mais segura e assertiva. Marque hoje mesmo o seu intercâmbio para Portugal!