Escrito por: Marcelo Melo

Emprego na Irlanda: um GUIA com tudo que você precisa saber!

Confira neste artigo como conseguir um emprego na Irlanda fazendo intercâmbio na Irlanda. Veja as oportunidades de trabalho na Irlanda.

Início » Blog IE Intercâmbio » Emprego na Irlanda: um GUIA com tudo que você precisa saber!

Engana-se quem acha que realizar um intercâmbio na Irlanda serve somente para aprimorar a língua inglesa: também é possível arranjar um emprego na Irlanda neste período de estudos.

E se você já andou pesquisando sobre as vagas de emprego na Irlanda e os pagamentos (que são baseados no salário mínimo da Irlanda), viu que é uma ótima oportunidade de voltar com um dinheiro a mais.

Dessa forma, se seu objetivo também é trabalhar em terras irlandesas, descubra agora como estudar e conseguir um emprego na Irlanda.

Neste programa, o aluno que estuda inglês e cumpre alguns requisitos, pode facilmente encontrar um trabalho na Irlanda para brasileiros. Continue lendo e veja como conseguir um emprego na Irlanda!

É difícil conseguir emprego na Irlanda? Confira o nosso passo a passo!

Antes de qualquer coisa, se você está indo com a intenção de estudar e trabalhar na Irlanda, é necessário seguir o mesmo padrão de busca de emprego que já estamos acostumados por aqui.

É importante ter um currículo que se destaque, mostrar segurança na hora da entrevista, ficar atento ao que a empresa espera de você e alguns outros requisitos que vamos ver mais a frente.


Primeiro passo: elabore um bom currículo

Essa é a primeira etapa e talvez uma das mais importantes para encontrar um emprego na Irlanda, pois é através do seu currículo que o empregador vai tirar as primeiras impressões sobre você.

A verdade é que muitos ainda não sabem que, para elaborar um bom currículo, não basta relatar de forma aleatória suas experiências profissionais e acadêmicas.

Hoje em dia, as empresas em geral – tanto nacionais quanto internacionais – também dão valor à aparência deste, por exemplo. 

Uma dica é começar procurando modelos prontos com cores e designs diferenciados. O site Canva é uma excelente ferramenta para isso, dê uma olhada!

Seu currículo deverá ser dividido em três seções:

  1. Summary
  2. Work experience
  3. Academic qualifications

O summary é uma introdução sobre você: coloque informações mais gerais, como um breve relato sobre suas habilidades e qualificações.

Já a parte do work experience, é justamente o que sua tradução nos diz: experiências anteriores em empregos. 

Mas atente-se ao seguinte: não é interessante relatar sua experiência como advogada se a vaga para a qual você está se qualificando é de bartender, por exemplo.

Por fim, a parte de academic qualifications deverá indicar quais suas formações acadêmicas anteriores, como cursos, faculdade, workshops etc. 

Segundo passo: separe um tempo para essa tarefa

Como você provavelmente já notou, a tarefa de buscar um emprego durante seu intercâmbio na Irlanda pode não ser difícil, mas não é tão rápida assim.

Para que você obtenha êxito em encontrar um trabalho na Irlanda para brasileiros, sugerimos que separe um tempo para se dedicar somente a esta tarefa. 

Além de elaborar um bom currículo, você precisará de tempo para cadastrá-lo em diferentes sites.

Portanto, se organize, libere a criatividade, escreva de forma fluida e pense como gostaria que seus futuros empregadores te conhecessem.

Terceiro passo: treine a hora da entrevista

É comum que as vagas de emprego na Irlanda mostrem que, caso o candidato seja aprovado, haverá uma videoconferência onde será realizada a entrevista. 

Sabemos que esse momento pode ser um grande desafio para muitos, mas a melhor forma de se preparar para isso é ganhar segurança sobre a vaga.

Quanto mais por dentro você estiver da vaga, da empresa, do salário mínimo na Irlanda, de suas funções e outros detalhes pertinentes, maior será sua confiança para falar.

Por isso, uma ótima maneira de se colocar a frente e conquistar uma certa vantagem é treinar a entrevista com alguém. 

Além das dicas citadas acima, para estudar e trabalhar na Irlanda, o intercambista deve cumprir alguns requisitos burocráticos:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Estar regularmente matriculado em um curso de idiomas;
  • Estar em curso de idiomas que tenha pelo menos 25 semanas de duração;
  • Cumprir uma carga horária mínima de 15 horas de aulas por semana.

Os 3 melhores sites para buscar emprego na Irlanda

Falaremos agora sobre a melhor maneira para encontrar um lugar que ofereça trabalho na Irlanda para brasileiros: as plataformas online que oferecem vagas de emprego.

Você já deve ter ouvido algum amigo falar que conseguiu um emprego aqui no Brasil por meio do “site X”, certo? Na Irlanda não é diferente, essa ferramenta também funciona.

Para quem pretende estudar e trabalhar na Irlanda, essas plataformas serão suas melhores amigas. Além de buscar por vagas, poderá fazer contatos como se já estivesse lá.

Abaixo você encontrará uma seleção dos melhores sites seguindo alguns critérios, como os que possuem anúncios de empresas com maior credibilidade no mercado. Confira:

Viva uma experiência de trabalho na Irlanda e de quebra estude inglês!


Linkedin

Você certamente já ouviu falar do Linkedin, mas agora entenderá como ele vai te ajudar durante seu intercâmbio na Irlanda.

Esse site se destacou muito no Brasil de uns anos para cá por conter vagas de emprego e o melhor: ter a possibilidade de fazer network.

Na hora de procurar um emprego na Irlanda, não deixe de apostar no Linkedin. Para procurar uma vaga, basta ir na seção “Empregos” do site.

Além disso, não deixe de conferir se seu perfil está atualizado de acordo com as habilidades e experiências que você deseja mostrar.

Neuvoo

Apesar de não ser muito conhecido por aqui, o Neuvoo faz muito sucesso nas terras irlandesas, sendo uma das plataformas mais usadas por lá.

O interessante do Neuvoo é que ele não contém apenas vagas de emprego locais, mas do mundo todo! 

Fazendo algumas buscas, rapidamente é possível obter informações bem relevantes para quem quer estudar e trabalhar na Irlanda, como o salário mínimo na Irlanda etc.

Você certamente conseguirá achar opções de trabalho na Irlanda para brasileiros por lá. 

Monster

Lembra que falamos em adequar seu currículo de acordo com a vaga de emprego na Irlanda preterida? Esse site atende exatamente essa demanda.

Lá, você poderá criar diferentes perfis e cadastrá-los nas vagas de emprego relacionadas. Além disso, tem a opção de incluir que está no Brasil, mas breve chegará lá.

Aqui vai uma boa notícia: por conter vagas de emprego do mundo todo, ao fazer uma breve comparação, verá que o salário mínimo na Irlanda é um dos maiores da Europa!

Vistos necessários para estudar e trabalhar na Irlanda

O país oferece três tipos de vistos para estrangeiros que pretendem permanecer lá a trabalho e/ou estudo. São eles:

  • Stamp 1 
  • Stamp 2  
  • Stamp 4

O stamp 1 é um visto de trabalho onde o estrangeiro pode trabalhar full time. Porém, este só pode ser solicitado com uma proposta de emprego já em mãos.

Se seu sonho é permanecer trabalhando no território irlândes após o intercâmbio na Irlanda, o stamp 1 é o mais indicado.

O stamp 2 é um visto de estudante onde o aplicante pode também buscar um emprego na Irlanda. Esse visto deve ser o seu objetivo!

Já o stamp 4 é o visto de residência e trabalho. Ele só é concedido ao estrangeiro que se casa com um europeu.

Conheça as áreas com mais oportunidades de emprego na Irlanda para quem faz intercâmbio

Você deve estar se perguntando: ok, mas como vou saber os tipos de trabalho na Irlanda para brasileiros que costumam ter mais oportunidades? 

Continue lendo as informações abaixo para ter essas e mais perguntas respondidas a respeito do tema!

Carga de trabalho

Por você estar indo um visto de estudante, ou seja, para estudar e trabalhar na Irlanda, terá que cumprir certas exigências da imigração irlandesa.

Uma delas é a respeito da carga horária de trabalho e frequência nas aulas do curso de idiomas. 

O governo irlandês determina que o intercambista só pode trabalhar por um período de 20 horas semanais e deve cumprir o mínimo de frequência nas aulas do curso.

Quanto é o salário mínimo na Irlanda?

O salário mínimo na Irlanda atualmente, ou seja, em 2022, está valendo 10,50€ a cada hora trabalhada. 

Como dissemos anteriormente, esse é um dos salários mais bem pagos da Europa e uma das principais razões pelas quais o mercado irlândes é tão procurado por estrangeiros.

Realmente há oportunidades de trabalho na Irlanda para brasileiros?

Sim, não faltam opções de trabalho para quem faz intercâmbio na Irlanda!

Como o estudante deve arranjar um emprego na Irlanda com carga reduzida e a experiência com a língua inglesa ainda não é tão boa, as oportunidades mais frequentes são voltadas ao mercado informal.

Geralmente, o setor que mais contrata intercambistas é o de serviços. Dessa forma, as vagas de emprego na Irlanda mais comuns são em restaurantes, bares, cafés, hotéis e lojas.

Para as meninas:

  • Trabalhar como babá de criança;
  • Hostess (recepcionista);
  • Garçonete; 
  • Bartender em bares e restaurantes;
  • Camareira.

Para os meninos, há ainda algumas opções extras:

  • Motorista;
  • Pintor;
  • Garçom;
  • Operário em obras;
  • Mudanças;
  • Carregadores.

Se você ainda não se aventurou em nenhuma dessas áreas, fazer um curso voltado a uma delas pode te deixar mais perto de conseguir um emprego na Irlanda.

Além disso, o ideal é buscar por vagas mais afastadas dos grandes centros comerciais, pois normalmente essas são áreas mais saturadas de procura.

As vagas de emprego na Irlanda mais bem pagas

Você não precisa se prender ao mercado informal para buscar por um emprego na Irlanda. Caso já tenha uma certa fluência no inglês, pode apostar em outras áreas de atuação.

Dentro dessas outras áreas de atuação, existem as profissões mais bem remuneradas do país. Entre elas, estão:

  • Tecnologia da Informação;
  • Marketing;
  • Contabilidade;
  • Assistência financeira.

Além disso, também existem áreas que possuem uma grande demanda. Talvez não ofereça um salário tão alto quanto as citadas, mas certamente terão uma vaga disponível.

Confira alguns exemplos:

  • Enfermagem;
  • Engenharia civil;
  • Farmacêuticos;
  • Médicos especializados em gastroenterologia e/ou radiologia;
  • Designers.

Se você chegou até aqui e leu tudo sobre como buscar um emprego na Irlanda sendo intercambista, saiba que pode contactar um dos atendentes da IE para tirar outras dúvidas.

Entre em contato agora mesmo e comece a tirar seus sonhos do papel!