Suíça: línguas oficiais do país europeu que você precisa conhecer

Suíça: conheça as 4 línguas oficiais do país Europeu

Enquanto alguns países possuem uma língua oficial, como é o caso do Brasil, alguns países possuem quatro. Incrível, né? É o caso da Suíça!

As línguas oficiais da Suíça são quatro, ou seja, um país incrível para se fazer intercâmbio independente de qual língua você tenha vontade de aprender, afinal, você poderá entrar em contato com 4 línguas diferentes!

Descubra neste artigo quais são as 4 línguas oficiais da Suíça, quais as relações delas com a história do país e quais as regiões que são mais influenciadas por cada uma dessas línguas.

As 4 línguas oficiais da Suíça, são, em ordem alfabética:

  • Alemão;
  • Francês;
  • Italiano;
  • Romanche;

 

Alemão na Suíça:

Na Suíça, o alemão domina as regiões norte, leste e central e alcança ao menos 63% da população. Sendo, por questões de maioria, considerado o principal idioma do país.

Porém, é importante pontuar que esse idioma possui vários dialetos distintos a depender do local do país em que é falado. Então, se o seu costume é o alemão tradicional, é importante saber que você provavelmente terá que se esforçar mais para aprender os diferentes dialetos, mesmo que o alemão padrão seja usado para livros, jornais, correspondências e na maioria da linguagem escrita. 

É uma experiência única para você aprender diferentes formas de explorar o alemão! São apenas diferentes sotaques, então fique tranquilo!

 

Francês na Suíça:

O Francês é a segunda língua mais comum na Suíça, sobretudo nas regiões oeste até Genebra – um dos destinos mais turísticos do país -, Neuchâtel, Jura e Vaud. Aqui temos facilidades: o francês suíço não se diferencia praticamente em nada do francês tradicional.

A única diferença perceptível é que os suíços costumam falar francês mais devagar pois as suas vogais são mais longas e pausadas – o que é um ponto positivo fantástico para quem deseja aprender francês no país, pois as sílabas ficarão mais claras e fáceis de entender.

Italiano na Suíça:

O Italiano é uma língua falada especificamente no cantão de Ticino e no lado sul da região de Grisões – além de, claro, possuir alguns falantes espalhados pelo resto do país. Essas partes da Suíça possuem misturas entre as culturas suíça e italiana. 

A língua no país é conhecida pelo nome de Lombard e possui influências do alemão e do francês. Dentro disso, o italiano do país pode soar um pouco diferente do idioma padrão, mas esse é um excelente motivo para estudar na Suíça, uma vez que você aprenderá linguística e culturalmente sobre uma mistura europeia que se valerá do cotidiano para se mostrar positiva. Aprender italiano é fácil na Suíça.

 

Romanche na Suíça:

O idioma menos falado na Suíça e o menos conhecido para quem é de fora é o Romanche. Possui poucos menos de 40.000 falantes em todo o país. Dentro do país, ele carrega lemas históricos relacionados à conquista dos romanos à província de Rhaetia. 

O Romanche é usado em esferas governamentais, educacionais e pode ser falado pela comunidade e por quem mais souber falar. E sim, aqui também existem diferentes dialetos, porém, há um consenso para criar o idioma oficial que o país mais utiliza nos dias de hoje.

Interessantes bagagens carregadas pelas 4 línguas oficiais da Suíça, né? Imagine só poder conhecer de perto cada uma delas? A IE pode te colocar pertinho de tudo isso com o programas de intercâmbio de idioma na Europa!

 

  

Fale com a IE!

O Intercâmbio para a Suíça é uma possibilidade incrível para aqueles que querem estudar uma ou todas essas línguas com qualidade e responsabilidade, então se o perfil do país corresponde às suas expectativas de onde e como fazer intercâmbio. Os pacotes da IE te proporcionam descobrir o melhor que o país tem a oferecer.

Agora que você já tem conhecimento das línguas oficiais da Suíça, a IE te ajuda com a consultoria especializada e facilita a sua jornada para o país europeu! Entre em contato com os nossos especialistas e conheça um dos lugares com maior qualidade de vida do mundo!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email