Visto para Irlanda: quais posso solicitar?

Visto para Irlanda: quais tipos posso solicitar?

Este pequeno país europeu, atrai milhares de pessoas do mundo todo, seja para estudar, trabalhar ou visitar. Porém, e quem ainda não embarcou nesse sonho e pretende ingressar na Ilha Esmeralda? Como conseguir o visto para Irlanda?

Logo, é sobre isso que vamos falar neste artigo! Por isso, se você pretende fazer intercâmbio na Irlanda, já sabe com quem contar, né? Afinal, aqui na IE te ajudamos a tirar o visto de estudante! Vale ressaltar que com os programas da IE, você pode estudar e trabalhar no país.

Primeiramente, o visto para Irlanda é basicamente dividido em 3 grupos:

  • Visto de curta duração: até 90 dias
  • Visto de longa duração: a partir de 90 dias
  • Trânsito através da Irlanda: através de um aeroporto do país

Visto para Irlanda de curta duração

Para viajar para a Irlanda por um curto período, você precisa provar que tem laços familiares ou sociais no seu país de origem ou um trabalho fixo, ou seja, você tem que provar que vai voltar pro seu país.

Além disso, é necessário provar também que você tem condições financeiras de se manter na Irlanda pelo tempo que irá permanecer no país, sem precisar trabalhar por lá. 

Também é preciso ter um comprovante de que você irá retornar ao seu país de origem no final de sua visita. Ademais, antecedentes criminais limpos também são exigidos.

 

Visto para Irlanda de Turista

Para a nossa alegria, os cidadãos brasileiros não precisam de visto para o país quando viajam como turista. Ou seja, na Irlanda precisa de visto somente se o viajante for permanecer no país por mais de 90 dias.

Além disso, o visto de turista também pode servir para um curso de curta duração. Mas, não é possível trabalhar com remuneração nessa condição.

Em outras palavras, o governo irlandês exige os seguintes documentos para este tipo de visto quando chegar no país:

 

  • Comprovante de hospedagem para o período que o turista pretende ficar na Irlanda;
  • Seguro de saúde;
  • Comprovante de reservas financeiras suficientes para se manter na Irlanda durante toda a viagem;
  • Comprovante de vínculo com o país de origem 
  • Passagem de ida e volta (caso a pessoa pretenda fazer outras viagens antes de retornar ao Brasil, é importante ter a passagem)
  • Passaporte com validade de no mínimo 6 meses após a data de saída da Irlanda.
  • Todo e qualquer documento comprovando os dados da viagem.

 

Visto para Irlanda de negócios

Funciona da mesma forma que o visto de turista. Ou seja, o estrangeiro só poderá ficar no país por 90 dias para atividades relacionadas a trabalho.

 

Visto para Irlanda de amigos/família

Esse visto permite o mesmo período de permanência dos outros acima: 90 dias.

Além disso, também não é possível trabalhar com remuneração e nem usufruir de serviços públicos.

 

Visto para Irlanda de estágio

Esse visto permite que o estudante que precisa de uma experiência de trabalho no exterior não remunerada, viaje. Porém, só é permitido para estudantes que fazem cursos que exigem essa atividade complementar.

Outros vistos para Irlanda de curta duração: conferência e eventos; emprego (esquema de trabalhos atípicos); tratamento médico; formação/treinamento; exames; torneios esportivos; casamento.

 

Visto para Irlanda de longa duração

Se você pretende viajar para a Irlanda por mais de 3 meses, deve solicitar o visto de longa duração (tipo D). 

Para permanecer no país além do período, você precisa obter uma autorização de residência.

Os principais vistos desta categoria são:

 

Visto de Estudo

Primeiramente, este é o visto para Irlanda mais solicitado. Sobretudo porque geralmente os cursos de idioma tem a duração de 6 meses. Também existe a opção de fazer pós graduação no exterior.

Dessa forma, é importante destacar que você só conseguirá o visto para Irlanda se a escola que irá estudar for credenciada pelo governo.

Além disso, o visto de estudante tem 2 vertentes: o Stamp 2, que permite que você trabalhe. Tendo validade de oito meses. 

E o Stamp 2A, para estudantes sem permissão para trabalhar. Este tem a validade de 6 meses.

 

Visto de Trabalho na Irlanda

Este visto pode ser solicitado depois que conseguir sua permissão no Departamento de Empregos, Empresas e Inovação (DJEI).

Isso acontece quando a vaga é oficialmente anunciada e comprovado que não existe nenhum cidadão irlandês ou europeu apto para a função.

Nesse sentido, recomendamos que solicite este visto até 3 meses antes da data da sua viagem para a Irlanda.

 

Por fim, existem outros vistos para Irlanda de trabalho. Logo, são eles: Trabalho de pesquisa; Trabalho voluntário; Trabalho religioso; Visto de família.

O legal da Irlanda é que você pode solicitar o visto já estando lá. Porém, é necessário solicitar o visto online umas 8 semanas antes da sua viagem, pelo site: https://www.visas.inis.gov.ie/avats/OnlineHome.aspx

Você também pode tirar o seu visto para Irlanda fazendo um programa com a IE Intercâmbio. Basta entrar em contato com os nossos especialistas para todas as informações!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta